Quantas Entidades uma pessoa pode ter?

Quantas entidades uma pessoa poder ter?

Esse artigo é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Uma dúvida muito comum entre os Umbandistas iniciantes é o número de Entidades que podem acompanhar uma pessoa. Muitos se perguntam sobre o número de Exus, Pombagiras, Caboclos, Pretos Velhos, e outras Entidades que podem estar ao nosso lado. 

Vamos entender o conceito dessa diversidade espiritual, destacando especialmente a figura de Exu.  Além disso, abordaremos sobre a”família espiritual”, que todos possuímos, e como cada entidade tem seu papel único em nossa jornada de desenvolvimento. 

Existem limite de Entidades por pessoa?

Não tem limite nenhum. A gente tem muitos Exus e muitas Pombagiras.

Na verdade, a gente tem muitos Caboclos, muitos Pretos Velhos, muitos Baianos e muitos Eres, mas tem um Exu que se destaca, esse a gente chama de Exu de trabalho. Ele se destaca por quê?

Porque entre todos, geralmente, ele é o que tem mais facilidade de conversar, de dar um passe, de orientar as pessoas, esse é o eixo de trabalho, mas todos nós temos uma família espiritual muito grande e nessa família sempre tem muitos eixos.

A importância de Exu nos trabalhos

“Durante muitos anos, eu ministrei o curso sacerdócio. No curso, a gente chamava um eixo para cada linha de Orixá. Então, se a gente chamar a falange de Tranca Rua, alguém vai incorporar, mesmo que a entidade não seja o seu eixo de trabalho, tem alguma ligada a você, tem algum eixo do lodo, caveira, capa preta ou algum Sete Encruzilhadas ligado a você.”

Nós temos muitos eixos, mas tem aquele que é o seu eixo de trabalho, que é como se fosse o eixo que está de frente. Não tem limites para quantas entidades uma pessoa pode incorporar, porque a mediunidade de incorporação, ela não tem nenhum tipo de filtro quanto a um limite de entidades que incorporam.

“Eu perdi a conta da quantidade de Exu que eu já incorporei, mas tem o Sultão, que é o meu mestre. Já incorporei acho que quase todas as linhas de Exu por meio de muitos trabalhos onde elas se apresentaram, trabalhos mais fechados, desde os que eram realizados com Rubens e os que eu realizei a minha vida inteira. Então, isso é uma alegria na minha vida, é um privilégio. Eu já incorporei Exu de quase todas as linhas dessas mais conhecidas, mas não quer dizer que eles são o meu Exu de trabalho, mas temos ligação com todos eles.”

Alexândre Cumino

Esse artigo é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade