Iemanjá é Preta e Ponto

Iemanja

Por quê importa essa afirmação sobre Iemanjá?

Pelo fato de que religião é fenômeno sócio/cultural, tem origem no espaço-tempo, ou seja, território e período.

E é curioso flagrar que fazer essa afirmação étnica sobre Orixá cause tanto desconforto nos praticantes do culto aos Orixás no contexto Umbandista que imersos no pensamento europeu Kardequiano bradam:

“Orixá não tem cor!”

Calma jovem místico, muita calma nessa hora pra não passar vergonha, eu já estive no seu lugar e já passei essa vergonha, se conseguiu ler até aqui vem comigo que desenrolo

Você já viu alguém propor imagem do Krishna que não seja azul? Ou de Buda que não seja Asiático?

Mas você cresceu vendo um Jesus branco, loiro de olhos azuis, mesmo que sua origem não permita este estereótipo, Santos brancos independentes de suas origens e Anjos nunca negros.

Pois bem, isso é o desdobramento do processo colonizador e impositivo da tomada de território dos romanos e sua religião única feita a sua imagem e semelhança. São tantos século sendo assim que as gerações sucessoras perdem noção de identidade.

Tudo o que a expansão de domínio destes povos brancos no Ocidente tocou, transformou!

Tupã é o Deus do tempo e do clima na tradição Tupi-guarani, assim como Iara é a água. Percebe? Isso é origem e pertencimento.

Assim sendo, Orixás são Deuses da tradição específica do culto ancestral entre os povos da Iorubalândia que abrange parte da Nigéria, Togo e Benin, no continente Africano.

Deste modo, quando se fala “Orixá é Preto” é sobre origem, cultura e identidade e não quer dizer que isso seja uma barreira étnica para adesão ao culto.

É importante que tomemos cuidado para não fazer o que nossos antecessores brancos mantiveram como modus operandi, de apropriar-se e modificar, descaracterizar e/ou eliminar a originalidade daquilo que acessou.

Quando se pretende argumentar que Orixá é uma energia da natureza e por isso não tem cor, é falacioso, pois ignora-se de onde vem o que estamos falando.

Diga a um Pajé Guarani que Iara e Iemanjá são as mesmas coisas e não verás nem de onde virá a flechada rsrsrs.

Mãe Iemanjá nos abençoe, Odoyá!

Para aprender mais sobre Mãe Iemanjá, assista o Ep. 151 do Diário do Médium em homenagem ao Dia de Iemanjá.

Rodrigo Queiroz

Teste de descrição do usuário, todos os usuários precisam ter “Informações biográficas”.

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade