Prática de Firmeza para Exu

Esse artigo é a ÚLTIMA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Neste guia prático, você vai aprender a realizar uma firmeza para Exu através do Padê. Essa firmeza não apenas aproxima você de Exu, mas também é uma forma de pedir proteção e fortalecer sua conexão espiritual. 

Vamos detalhar os materiais necessários, o passo a passo, e a importância de cada elemento utilizado, enfatizando que a intenção e a verdade no coração são essenciais. 

Importância e significado da firmeza para Exu

O Padê é uma firmeza de proteção para a Exu, esse prato tem a força de uma oferenda, de uma entrega. É uma maneira de nutrir a relação com o Exu, é um ato ritualístico de devoção de amor ao seu Exu. O Padê é uma forma de se aproximar do seu Exu e no dia seguinte você já pode jogar tudo fora, menos o alguidar.

Depois de um dia, já pode descartar o padê, porque resseca muito rápido. Vamos colocar também um copo de cachaça que você vai deixar por sete dias e colocar uma vela no meio da firmeza e que também pode ser descartada no próximo dia.

Então, esse padê tem que estar sendo feito no alguidar ou em um prato de louça, porque pode acontecer da vela queimar a farinha de mandioca e o dendê e, se isso acontecer, não tem problema. As pessoas se preocupam muito de achar que não foi aceito…. é igual acender vela para o Obaluaê e colocar uma vela no meio da pipoca e às vezes queimar a pipoca.

“Na Umbanda não tem uma coisa que você faz errado e vai dar algo de negativo para a sua vida.”

Esse Padê é uma reza, igual a um ritual, em vez de você usar as palavras, você está usando elementos para pedir a força, a proteção e a energia de Exu na sua vida. É muito simples, você pode fazer dentro de casa, não tem contraindicação, você não precisa saber o nome do seu Exu, inclusive, não precisa ser médium de incorporação, porque todo ser humano tem uma entidade Exu que lhe acompanha.

Quando você entender que o Exu é o seu melhor amigo, o seu mestre, o seu protetor, o seu guardião, vai entender que é algo bom que você está trazendo para sua casa, que é a força de Exu.

Faça isso com muita atenção, com muito amor, com uma atenção plena de dedicação e entrega com o seu coração aberto, a sua transparência e a verdade nos seus lábios.

“O que mais agradeço é a sua verdade, é o seu caráter, é a sua ética, é quem você é, a sua verdade de você com você mesmo, é o que mais agradeço”.

Então você pode fazer sem pré-requisito, sem rebote, não pode acontecer nada de negativo a partir daí, porque a gente vai fazer uma reza e o padê é uma maneira de manifestar materialmente com elementos dessa reza em um ato ritualístico propiciatório da energia do Axé de Exu em sua vida e isso é muito tranquilo.

Materiais para o Padê:

  • Farinha de mandioca
  • Azeite de dendê
  • Uma vela
  • Um charuto
  • Marafo (cachaça)

Você também vai precisar de:

  • Um copo americano
  • Alguidar ou alguma louça

Dicas:

  • Descarte: farinha e o resto da vela vão para o lixo.
  • Alguidar, louças e elementos reutilizáveis lave, guarde e reutilize. Não desperdice!
  • Se em casa você tiver um cantinho, um lugar onde você faz as firmezas de esquerda, ali é o local mais adequado.

Cuidados:

  • Não deixe a vela perto de objetos que podem inflamar
  • Não deixe perto de animais
  • Não deixe perto de crianças

Passo a passo:

  • Passo 1: Coloque o azeite de dendê no alguidar de forma circular.
  • Passo 2: Coloque a farinha de mandioca em cima do azeite de dendê no centro do alguidar.
  • Passo 3: Você pode misturar com a sua mão mesmo, para colocar a sua energia, colocar a sua intenção no que você está fazendo, com muito amor, com muita entrega, com muita dedicação.
  • Passo 4: Após o alguidar estar preparado com o dendê e a farinha de mandioca, prepare o copo de cachaça.
  • Passo 5: Agora coloque a vela no centro do padê.
  • Passo 6: Acenda a vela e em seguida acenda o charuto.
  • Passo 7: Assopre a fumaça do charuto no padê.
  • Passo 8: Faça uma reza intuitiva, como por exemplo essa abaixo:

Reza para Exu por Alexândre Cumino

“Que todos os Exus que nos acompanham agora nesse momento, que iluminam a nossa vida, que orientam os nossos passos, tragam um despertar e uma consciência para todos aqueles que entrem em contato, uma consciência de si mesmo, da sua vida, da sua realidade, uma consciência de onde está o seu coração, onde está o seu propósito, o sentido da sua vida. Laroiê Exu, Exu Mojubá.

Laroiê Exu, Exu Mojubá. Laroiê Exu, Laroiê Exu, Laroiê Exu, Laroiê Exu, Laroiê Exu. Que o Exu nos guarde, nos proteja, nos inspire, nos dê consciência. Que Exu afaste o inimigo, afaste a inveja, a falação, o olho gordo. Que Exu corte todas as palavras, sentimentos, pensamentos e ações negativas na nossa vida. Que Exu corte toda a praga, toda a mandinga, toda a maldição. Que Exu encaminhe e mande embora todo o espírito negativo ou obsessor. Que Exu alcance a casa do falador, da pessoa que está olhando só as coisas e que ele corte toda a influência negativa. Que Exu alcance todo e qualquer trabalho feito contra nós, contra mim, contra você e que ele possa ali quebrar e cortar todas as palavras mal ditas.

Que Exu possa desfazer e neutralizar qualquer trabalho de magia negativa que tenha o seu nome, a sua foto ou alguma coisa sua. Que Exu te empodere do vigor e da vitalidade, vitalize a sua vida, sua fé, a sua religiosidade, a sua alegria, o seu prazer, os seus desejos, o seu conhecimento, a sua consciência, o seu equilíbrio, sua justiça, sua lei, sua ordem, sua geração, sua evolução, do que há de mais belo na sua vida.

Que Exu possa vitalizar todas as suas qualidades e as suas virtudes e que possa desvitalizar tudo aquilo que é negativo em nossas vidas. Que Exu nos envolva em nosso poder, em nossa proteção, em nossa luz, que nosso poder de realização possa se manifestar a partir dos nossos corações, da nossa alma, do nosso corpo. Que Exu possa olhar pelos meus olhos, falar pela minha boca, ouvir no meu ouvido, sentir no meu corpo dançar a dança da vida em mim e a partir de mim para tudo e todos na minha vida.

Que Exu alcance tudo e todos na minha vida com o seu poder, com a sua força, com o seu Axé. Que Exu dê a lição do tamanho do aprendizado para cada um, nos envolva na sua proteção, na sua luz, na sua presença, que esteja sempre presente em nossas vidas, nos inspirando, nos guardando, nos guiando no melhor caminho, no caminho da consciência, do amor e da gratidão.

Que Exu nos ensine a ser gratos e gratas por tudo e todos que passaram na nossa vida, que a gratidão possa ser o asfalto que vai formar o caminho que nos leva ao estado de consciência superior.
Laroiê, Axé, Mojubá.”


A importância dos elementos

O azeite de dendê tem uma importância muito grande nas tradições afro-brasileiras e funciona para acalmar, para tranquilizar, é o que dá movimento, dá mobilidade, porque é como se ele fosse um lubrificante que faz as coisas funcionarem. E a farinha de mandioca vem da mandioca, que é uma raiz, um tubérculo, então é algo que veio da terra, que nasceu dentro da terra, que tem a força e uma ligação muito forte com a terra. Então, tudo isso é muito poderoso e é muito simples, está aí na sua alma, no seu coração, na sua vida.

As pessoas acham que o dendê é para trazer a guerra, mas na verdade ele acalma a guerra e o conflito que existe dentro de você e que, de alguma maneira, você leva isso para o mundo.

Desenvolvimento e autorresponsabilidade

Então, se o seu mundo está em guerra, é porque essa guerra existe dentro de você. Logo, quando a gente faz um trabalho para Exu e você quer que ele mude o seu mundo, ele muda a partir de você, porque todos nós somos responsáveis pelo que acontece no nosso mundo. Isso se chama autorresponsabilidade e isso é a lição número um de Exu. Ele nos ensina que nós somos cocriadores da nossa realidade e de tudo que acontece nela.

As nossas intenções, as nossas palavras, os nossos sentimentos, a maneira como nós nos relacionamos com o nosso sagrado, isso reflete na forma como eu me comunico com Exu, a forma como eu me comunico com a vida, tudo que eu desejo na minha vida e na vida das pessoas que me rodeiam, das pessoas próximas ou das pessoas que já passaram pela nossa vida e não fazem mais parte dela.

Quando eu dou significado para a minha vida, o meu mundo, a minha realidade ganha significado. Então, quando você faz um padê para Exu, se você está pedindo para ele anular uma força negativa, uma demanda, cortar um pensamento negativo, uma palavra, uma ação, um trabalho feito e você pede isso para Exu, para ele encaminhar um espírito, um perturbado, um obsessor, é porque isso está aí dentro do seu mundo.

A transformação interna com Exu

O lugar principal onde Exu mexe é em você, não nos outros. As pessoas têm uma falsa ideia de que Exu, quando se faz uma firmeza, ele vai sair fazendo guerra, mas ele não vai fazer isso, vai atuar dentro da minha guerra interna, do meu conflito, principalmente em mim, dentro de mim e em quem eu sou.

Exu muda algo em quem eu sou, no meu interno, na minha vida, porque se tem guerra na minha vida, tem alguma coisa dentro de mim atraindo isso, um conflito e é principalmente a partir daí que ele atua. Exu não precisa abrir guerra contra um monte de obsessor, um monte de demônio, porque Exu vira uma chave. O que é dentro de você que atrai a guerra? O que é dentro de você que atrai uma energia negativa? Um pensamento negativo, a palavra negativa de alguém é principalmente o que dentro de você você está atraindo isso para a sua vida.

Então, o Exu vai na causa e não no efeito. Antes de olhar para o outro, querer demandar no outro e devolver alguma coisa, ele vai mostrar por que eu estou atraindo isso para a minha vida. É muito mais importante do que querer fazer guerra com alguém ou achar que você pode se vingar de alguém na sua vida, é você entender por que cada um atrai o que atrai.

A verdadeira força da firmeza para Exu

Nós somos co-criadores da nossa vida e quando a gente alcança uma maturidade espiritual, a gente entende essa autorresponsabilidade dos nossos atos, da nossa vida, de tudo que a gente atrai. Então, Exu traz esse olhar, por isso que Exu não serve para sua vingança. Ele não é alguém que está aí para obedecer você e você tem raiva de alguém e acha que vai colocar o nome de alguém para Exu ou chamar o nome de Exu com raiva, chamar querendo ou desejando algo de negativo para alguém, é algo que você está plantando dentro de você. Se você já fez isso na sua vida, vai pedir perdão para o Oxalá, que é para o Oxalá que a gente pede perdão.

“Peça perdão a Oxalá e a Exu. Se alguma vez na sua vida você ameaçou alguém com Exu, que você é da Umbanda, que você é da Macumba, que não anda sozinho ou no calor de uma discussão você colocou o nome de um Orixá, peça perdão, porque a gente, quando se descontrola ou se destempera, fala o que não deve e, principalmente, não deve achar que você pode usar Exu para atacar alguém, não faça isso.”

Se você acha que alguém está te atacando, acha que tem uma demanda contra você, peça para Exu te mostrar como é que você corta dentro de você o que abriu essa porta, o que trouxe isso, o que você pode melhorar. Então, eu vou dizer aqui: “A nossa reza é mais do que palavras, a nossa reza é consciência”.

Qualquer um pode fazer essa prática com muito amor, com muita devoção, com muito respeito com o Exu na sua vida e com esse entendimento que ele é seu guardião, seu protetor, seu mestre.

Esse artigo é a ÚLTIMA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade