Perguntas e respostas sobre Exu na Umbanda

Alexândre Cumino responde perguntas sobre Exu na Umbanda

Esse artigo é a OITAVA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Neste artigo você vai encontrar algumas perguntas que Alexândre Cumino respondeu durante o Ao Vivo, abordando dúvidas frequentes sobre práticas, entidades e elementos da Umbanda.

De questões sobre acender velas para Exu a diferenciar altar de tronqueira, passando por temas como incorporação, saudações e até incorporação.

Posso acender vela para Exu na segunda-feira ou quando sentir vontade?

Sim, você pode acender todos os dias. Isso é uma tradição que criaram no Brasil e aí a pessoa acha que outro dia não pode. Mas na verdade pode.

Como saber se o médium está incorporado ou se ele está fingindo?

Você precisa de anos de prática. Precisa de muitos anos naquele ambiente para aprender sobre isso, porque em algum momento você passa a ter essa sensibilidade.

Como fazer saudação para Pombagira?

Pode fazer igual para Exu: Laroiê, Pombagira, Pombagira, Mojubá.

Como posso me iniciar na Umbanda?

Você pode estudar Teologia de Umbanda. A melhor maneira de você iniciar em Umbanda é estudando.

Por que alguns terreiros não tem gira de Exu?

Porque eles não conhecem Exu. Se eles conhecessem, teria.

Como saber quem é meu Exu?

Você acende vela para ele, coloca um copo comcachaça, acende um charuto, bate palma, chama ele e fala:

“Exu, eu quero muito saber quem é você, me fala quem é você, eu quero saber quem é você”

E vai chamando e pedindo todo dia, uma hora esse nome vai chegar na tua cabeça por inspiração ou por sonho, mas chega, pode confiar que chega.

Vela dentro de apartamento pode atrair espírito ruim?

Vela nunca atrai espírito ruim quando você acende a vela para um espírito bom, então é impossível. Isso é um medo dos espíritas que pega em Umbandista. Os espíritas morrem de medo de acender vela porque eles têm medo de magia, ritual e de tudo que tem algo assim de elementos.

Agora, Umbandista ter medo de vela é uma coisa que não pode acontecer. Então, se você acendeu a vela, ofereceu para a Entidade correta, a vela é dela, não vai vir nenhum obsessor ou espírito atrasado.

Por que dizem que tem horários para fazer alguns rituais?

Toda hora é a hora para acender vela para Exu, você pode acender vela em qualquer horário, mas você pode fazer um ritual que vai acontecer à meia-noite, aí você está ritualizando a hora da meia-noite, mas isso não quer dizer que não pode ter outras horas.

Alguma indicação de livro sobre Mediunidade?

Indico o Livro: Médium, Incorporação não é possessão.

Pode ser só agua e vela branca ou tem que ser charuto/cigarro para Exu?

Pode ser só água e vela branca sim.

Precisa sacrifício animal para cultuar Exu e Pombagira?

Eu nunca fiz um sacrifício animal, mas nós precisamos entender que isso faz parte do alimento de uma comunidade.

Diferença de Altar para Tronqueira?

O altar é onde estão os Orixás que irradiam a luz e a tronqueira é onde absorve tudo quanto energia negativa.

O que significa acordar às três horas da madrugada?

Eu não sei. Eu nunca acordo às três horas da madrugada, mas as pessoas sempre me fazem essa pergunta. Nunca parei para estudar ou também não entendi algo sobre isso.

Quem são os Exu Mirins?

O Exu Mirim surge pela primeira vez na literatura da Umbanda em 1950 no livro do Tata Tancredo, Doutrina e Ritual de Umbanda, ele cita Exu Mirim.

Exu é a palavra da cultura Yorubá e mirim é uma palavra da cultura Tupi-Guarani, que quer dizer pequeno, miudinho ou criança. No livro do Aloysio Fontenelle também tem Exumirim. Então, a partir desse momento, já foi registrado desde a década de 1950 que as pessoas incorporam entidades que são infantis na linha da esquerda.

Ele não é humano, é um ser de outra realidade. Por isso, a pessoa que está acostumada a estudar os espíritos, por meio da obra de Allan Kardec, não vai conseguir entender o que é Exumirim, porque ele não é humano, ele é um ser infantil que vem de outra realidade, mas que está na força e na energia de Exu.

Então, ele também não é um trombadinha, não é uma criança que estava morando na rua, nem que era ruim, porque não existe isso. E todos que desencarnam crianças têm um amparo no astral, o seu espírito amadurece. Ele não fica criança para sempre, não fica até a próxima encarnação também. Então, Exu Mirim é um ser encantado de outra realidade.

Incorporação de Exu durante a Ayahuasca

Quando a pessoa consagra essa medicina tão especial em muitas situações o campo mediúnico dela se abre de uma maneira que ela passa a ter um contato muito intenso com a sua espiritualidade.

Então, a quantidade de pessoas que relatam estar incorporando dentro de uma estrutura de consagração de Ayahuasca é muito grande. Inclusive, na Umbanda já existe um segmento que é o segmento Umbandaime, ou Umbandasca, que são práticas de Umbanda realizadas à luz da bebida sagrada da Ayahuasca.

Se você incorporou em um ritual de Ayahuasca, o ideal seria encontrar um orientador ou um grupo de desenvolvimento mediúnico para aprender a fazer isso sem ter que recorrer à bebida. Ou, se você entender que a sua vida religiosa e espiritual têm a ver com o uso da Ayahuasca e Entidades de Umbanda, então tem esse campo do Umbandime também.

Esse artigo é a OITAVA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade