O que significa esquerda e direita na Umbanda?

O que significa esquerda e direita na Umbanda?

Esse artigo é a SEXTA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Vamos explorar um dos conceitos fundamentais na Umbanda: a distinção entre esquerda e direita no contexto espiritual. Esta divisão não tem relação com ideologias ou julgamentos morais, mas sim com a maneira como entendemos e interagimos com diferentes aspectos da nossa existência. 

A Umbanda ensina que nosso ser e nossa realidade são bifurcados, abrangendo tanto o racional quanto o emocional, o conhecido e o desconhecido. Ao entender a função e o significado da esquerda e da direita na Umbanda, revelamos um caminho para equilibrar nossas energias internas, razão e emoção. 

A simetria corporal e a dualidade existencial

O nosso corpo tem duas mãos, dois olhos, duas pernas, duas narinas. O nosso corpo tem tudo em dois, então, tem um lado direito e um lado esquerdo. Se o nosso corpo é assim, a nossa realidade é assim, nosso cérebro é dividido em hemisfério direito e esquerdo.

O hemisfério direito rege o emocional e cuida do lado esquerdo do corpo, o hemisfério esquerdo cuida do lado direito e do esquerdo do nosso cérebro, ou seja, a parte do cérebro que cuida do lado direito do corpo é uma parte mais racional e a parte que cuida do lado esquerdo do corpo é uma parte mais emocional.

Direita e esquerda na Umbanda

Então, o que a gente chama de direita é o lado do meu mundo e da minha realidade, onde estão as questões mais racionais e aí é onde eu me direciono no que é conhecido. O conhecido é aquilo que já veio à luz, eu posso ver, existe para mim e eu racionalizo.

O lado esquerdo tem a ver muito com o inconsciente, com o emocional e com aquilo que ainda não é conhecido. O que não é conhecido é sombra, está lá para ser revelado. Então, Exu e Pombagira trabalham a partir dessa realidade, à esquerda. Caboclo, Preto Velho, Eres trabalham na outra realidade, a direita. 

Então, não tem nada a ver com direita e esquerda política e, nada a ver com bem ou mal. Tem a ver com que a realidade humana se abre por algo que vai para a sua direita e algo que vai para a sua esquerda, e quando você equilibra, encontra o centro.

Exu, Pombagira e o equilíbrio entre luz e sombra

Por isso, na Umbanda a gente tem a direita e a esquerda e o nosso exercício é encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção, a luz e sombra. Exu e Pombagira trabalham isso que muitas outras tradições preferem colocar debaixo do tapete e não olhar, que é olhar para a sombra do ser humano com autorresponsabilidade.

Exu nos ensina a ter autorresponsabilidade. Você não pode nunca dizer que a sua sombra existe por causa de um demônio, de um diabo, de um capeta, porque Exu está aqui para te mostrar que você é autorresponsável pela sua sombra.

Esse artigo é a SEXTA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade