Pode acender vela para Exu em casa?

Exu na Umbanda

Esse artigo é a PRIMEIRA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Uma das dúvidas mais comuns entre os umbandistas é saber se pode acender vela para Exu dentro de casa. De antemão, já posso te dizer que a resposta é SIM. MAs, você sabe qual a origem de todo esse medo em se relacionar com a Esquerda de Umbanda dentro dos nossos lares e, às vezes, até nos Terreiros? Neste artigo, vamos entender juntos o significado e como cultuar essa Entidade na sua casa com segurança.

Mas, não pense que vamos ficar por aqui…

Nesta sequência de textos, vamos nos compreender o mistério da Esquerda de Umbanda, a incorporação, a sua manifestação nos Terreiros, a importância de se conectar com essa potência e aprender o passo a passo de um Padê poderoso.

Acender velas em casa: orientações e significados

Essa é a pergunta que não quer calar, sempre, todos os dias, lives, vídeos e está sempre presente:

“Eu posso acender vela para Exu dentro de casa?”

A resposta é SIM! Exu é uma potência que queremos ter nossos lares, porque ele é:

  • Guardião;
  • Protetor;
  • Orixá;
  • Entidade;
  • Mestre
  • E seu melhor amigo.

É possível firmar Exu dentro e fora de casa, o que difere é o objetivo alcançado em cada ritual. Quando firmamos fora de casa, é para proteger do que vem de fora. Já dentro de casa, é para trazer o axé e o poder de realização para a sua vida.

Demonização de Exu

Até a década de 90, não se ouvia falar de Orixá Exu na Umbanda, apenas sobre Entidades.

O próprio Orixá é controverso e é de difícil entendimento. Até nos Candomblés, quando alguém era filho de Exu, tradicionalmente mudava-se para outro Orixá e as pessoas evitavam lidar com Exu.

Essa visão sobre Exu, vem de um preconceito e intolerância religiosa em que essa Entidade foi demonizada pela Igreja Católica, trazendo uma carga negativa até mesmo dentro dos próprios cultos afro-brasileiros.

Exu “chega” na Umbanda a partir da década de 90, principalmente com a literatura de Rubens Saraceni, com a publicação do Livro “Exu não é Diabo” e de alguns outros autores e dirigentes espirituais.

Ainda assim, a própria entidade Exu e Pombagira, que são considerados oriundos da Kimbanda e à Esquerda da Umbanda, já foram muito mal vistos dentro da própria Umbanda.

Em 1950, o autor Aluísio Fontenelle publicou o livro que comparava os Exu com os demônios. Autores como Leal de Souza, Lourenço Braga e muitos outros, não compreendiam a Entidade dentro da própria Umbanda. Então, foi criada uma aura de muito negativismo pesado em volta, diferente de como a gente entende hoje.

A partir de 1995, começou uma maior conscientização sobre quem realmente é Exu e cada vez mais podemos ver as pessoas entendendo o seu lugar certo como nosso guardião.

Leia também: Pombagira na Umbanda

Pode cultuar em casa?

Para cultuar Exu em casa, não é preciso ter uma Tronqueira ou um Altar específico. Fazer um firmaza simples, já é o suficiente para se relacionar com o seu Guardião no seu lar.

Firme uma vela, coloque um copo de cachaça, acenda um charuto e saúde os Guardiões “Laroiê, Mojubá! Laroiê, Mojubá! Salve o seu Axé!”.

Faça uma reza e se conecte com essa força:

“Receba esses elementos como minha oferta. A única coisa que eu quero aqui é agradecer toda a sua proteção, luz, a presença na minha vida, a guiança e orientação.”

Não precisa ter nada além de uma vela, um copo de cachaça, um charuto. Caso queira, coloque também flores e uma vela para Pombagira, uma sidra e umas rosas vermelhas porque Exu não anda sozinho.

Esse artigo é a PRIMEIRA PARTE do resumo da Aula 06: “Exu na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino, realizado em Março de 2023.

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade