Pombagira na Umbanda

Este artigo é o RESUMO da Aula 09: “Pombagira na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Para entender Pombagira é necessário compreender a relação machista, patriarcal e colonial de uma quantidade de valores (inclusive religiosos) que foram introjetados em nossa mente, e que nos faz pensar sobre essa Entidade de um lugar negativo. 

A sociedade patriarcal, idealizada e criada por homens, vem da cultura judaica cristã que surge através do velho testamento, conhecido também como Torá. O Torá é a escritura sagrada do judeu, que representa os cinco primeiros livros da Bíblia e foi escrito 500 anos antes de Cristo, mais precisamente no exílio da Babilônia (período na história do antigo povo hebreu caracterizado pelo exílio de parte da população judaica na Babilônia).

Em um primeiro momento Deus aparece como El e Javé, e eles tinham uma companheira a deusa Asherah, conhecida como deusa do amor, do sexo e fertilidade. Contudo, os homens que escreveram o velho testamento retiraram a figura desta mulher e deixaram apenas um Deus Pai. Sumiram com a deusa Mãe (Asherah).

A partir deste momento, todas as figuras femininas foram demonizadas, como por exemplo, Astarte, Lilith e a própria Asherah.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2024-03-08-às-11.43.37-1-791x1024.png
Lilith

Assim, com as deusas sendo demonizadas, a mulher foi colocada em um papel de submissão. Há uma lenda que diz que Lilith foi “oferecida” para Adão, porém ela não aceitou ser submissa de um homem.

Adão reclamou com Deus, pois ele queria uma mulher que fosse sua submissa. Lilith então foi mandada para o inferno e a partir da costela de Adão, Eva foi criada para ser submissa. 

E mesmo depois, com a presença de Jesus Cristo, que traz sua mãe – Maria, e a sua grande discípula – Maria Madalena, para o campo dos estudos, o pensamento perpetuado por séculos ainda moldavam (e moldam) a sociedade.

Podemos tomar como base o novo testamento e da religião romana que surgiu 300 anos depois de Cristo, que idealizava a mulher “perfeita” através de sua virgindade. Algo que vai contra a própria ligação de Jesus com Maria Madalena que representa esta mulher livre.

Com a reprodução deste pensamento machista ao longo de séculos a mulher livre é vista de uma forma errônea. A Entidade Pombagira vem para curar as dores dessa sociedade opressora. 

Pombagira representa toda liberdade que uma mulher deve ter e a realização de todas as deusas que foram “apagadas” da história.

Ela tem todo seu axé ao lado de Exu, que traz todos os poderes de nossas sombras. 

A Pombagira é a mulher que tem no feminino o mesmo poder que um Exu no masculino, e eles trabalham juntos, como um par perfeito e ninguém manda em ninguém. 

Existe um ponto que diz:

“Pombagira é mulher de 7 maridos”

E isso é considerado um escândalo, pois a sociedade ainda vê Pombagira como uma mulher encarnada, mas este ponto é uma metáfora e quer dizer que ela acompanha os Exus nas 7 linhas de Umbanda.

Com o pensamento religioso impregnado na sociedade, algumas igrejas demonizam Exu e Pombagira, compartilhando tabus e narrativas depreciatórias dessas entidades.

Eles não são demônios ou trevas, mas possuem o poder de “mergulhar” nas nossas sombras para conhecermos nossas trevas, dores, o que nos oprime e o que é nosso calcanhar de aquiles (o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade).

Pombagira e Exu são aquelas entidades à esquerda que assumiram a verdade de ser quem eles são sem medo do julgamento alheio. A Pombagira não é para trazer seu amor em 5 dias, mas sim para trazer seu amor próprio. 

Ao incorporar Pombagira a mulher se empondera de ser dona de si, enquanto o homem incorpora quebrando esses padrões machistas e comportamentos misóginos. Por isso a presença dela em nossas vidas é uma “cura” para a sociedade machista colonial. 

Infelizmente, até mesmo dentro da Umbanda existe este olhar patriarcal em alguns terreiros e falam de forma ruim quando você tem Pombagira como uma entidade de frente, mas, se você tem essa moça como entidade de frente, agradeça, pois ela é sua guardiã protetora. 

Leia também: Pombagira faz amarração?

Alexândre ensinou durante a aula uma forma de se aproximar com o axé de sua Pombagira.

Como se aproximar da “sua” Pombagira

Se você deseja se aproximar da Pombagira existem algumas maneiras de estabelecer essa conexão especial:

  • Escolha um espaço em sua casa;
  • Ofereça rosas vermelhas;
  • Acenda uma vela vermelha (em um local seguro); 
  • Acenda uma cigarrilha e ofereça;
  • Bata palma 3 vezes e diga “Laroyê Pombagira, Pombagira Mojubá, salve suas forças”
  • Compre um perfume e ofereça para sua Guardiã; 
  • Dedique um dia para ouvir pontos de Pombagira e dançar em homenagem a ela;
  • Se encante e se interesse pelas Pombagiras e suas histórias;

Este artigo é o RESUMO da Aula 09: “Pombagira na Umbanda” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino realizado em Março de 2023.

Alexândre Cumino

Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade