Pombagira Cigana: Quem é essa Entidade?

“Pombagira Cigana: Quem é essa Entidade?” é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 05: “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

Certamente, você já ouviu falar sobre Pombagira Cigana. Essa é uma das Entidades que, sem dúvida, despertam curiosidade na religião. Afinal, ela é Cigana? Ou seria apenas Pombagira? Será que ela pode ser os dois? E de fato, existe na Umbanda?

A Pombagira Cigana é uma Entidade que combina as características não só de uma Pombagira como também de uma Cigana. Para entender melhor essa presença na Umbanda, leia este texto até o final.

Ciganos na Umbanda

 Na Umbanda, temos a Linha dos Ciganos, que se divide entre Ciganos de Direita e Ciganos de Esquerda. Os Ciganos de Esquerda não possuem um trabalho específico para eles, mas vêm na chamada de Exu e Pombagira. Assim, temos o Exu Cigano e a Pombagira Cigana, além dos Ciganos e Ciganas da Direita.

Quando se faz um chamado para os Ciganos, geralmente, os Ciganos de direita são os que respondem. No entanto, é fundamental entender que o Reino Cigano no plano astral é vasto e possui seus próprios guardiões.

É comum tentarmos classificar as Entidades em categorias específicas. No entanto, na espiritualidade, essas linhas podem ser mais fluidas do que imaginamos. Como também acontece nas Linhas de Baianos e Marinheiros.

Por exemplo, os Cangaceiros têm uma conexão profunda com os Baianos, operando quase que completamente à esquerda desta linha. Em contrapartida, os Piratas funcionam como guardiões do domínio dos marinheiros. Não se identificam precisamente como Exus, mas atuam como guardiões dessas linhas, executando trabalhos que se aproximam da esquerda. Portanto, não seria surpreendente ouvir um Cangaceiro se identificar como “Exu Cangaceiro” ou um pirata como “Exu Pirata”.

Como se relacionar com a Pombagira Cigana?

Nesta imagem temos todos os elementos utilizados para se relacionar com a Pombagira Cigana, tais como: Rosa vermelha;
Maçã; Cravo; Cidra; Incenso; Tecido vermelho e colorido; Moeda; Flores colorida;

Para aqueles que desejam se conectar com essa Entidade, os elementos oferecidos podem ser tantos os que vibram a energia tanto dos Ciganos, quanto das Guardiãs. Dessa maneira, para facilitar sua compreensão, decidimos separar alguns itens que podem estar presentes na sua firmeza de conexão. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Rosa vermelha;
  • Maçã;
  • Cravo;
  • Cidra;
  • Incenso;
  • Tecido vermelho e colorido;
  • Moeda;
  • Flores colorida;

Este artigo é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 05: “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fonte de Pesquisa: Aula “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G3O3LnzRsww)

Sarah Gomes

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade