“Como é incorporar Pombagira?” é a QUINTA PARTE do resumo da Aula 05: “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.
O desenvolvimento mediúnico é um momento não apenas desafiador, como também enriquecedor na vida do médium. Se conectar com as Linhas de Trabalho na Umbanda é um processo constante e que, frequentemente, gera dúvidas. Ao incoporar Pombagira, por exemplo, uma das questões que pode surgir é: “Ouvir apenas a gargalhada da Pombagira é normal?” Neste texto, vamos entender mais sobre as caracterísicas da incorporação das Moças de Umbanda.
Ao perceber a presença da Pombagira através de sua gargalhada, é um indicativo de que o médium está no início do desenvolvimento mediúnico. Nesta fase inicial da jornada, é comum que a Entidade se manifeste de maneira sutil, não só por meio de risadas mas também através de determinados movimentos.
A fim de facilitar e fortalecer a conexão com a Entidade, muitos médiuns adotam práticas como, por exemplo, oferecer uma cigarrilha para ela fumar ou uma bebida para ela beber. Dessa forma, à medida que interage com esses elementos, a Pombagira encontra canais mais claros para se comunicar através do médium.
Abrir os olhos durante a incorporação, também é um desafio para muitas pessoas que estão em desenvolvimento mediúnico. Para uma comunicação eficaz, é fundamental aprender a manter os olhos abertos, mas sem se concentrar excessivamente no ambiente ao redor.
Assim, a Entidade consegue utilizar os olhos do médium como janelas para o mundo físico. Da mesma forma, que seu corpo pode expressar ações e palavras do Guia, seus olhos também se tornam instrumentos de conexão.
Para criar uma relação ainda mais íntima e poderosa com a Pombagira, muitos recomendam estabelecer um espaço sagrado em sua residência dedicado exclusivamente a ela. Este cantinho, pode ser ornamentado, por exemplo, com imagens que a representem, flores frescas, velas acesas e outros elementos que ressoem com a energia das guardiãs.
A Pombagira é uma guardiã e protetora, dessa forma, quanto mais próxima ela estiver de você, melhor será para sua vida.
Separe um momento na correria do seu cotidiano, para criar intimidade com a Pombagira que lhe ampara. Assim, coloque pontos cantados, faça rezas intuitivas, medite, acenda incensos e se permita entrar em conexão com essa potência. Cultivar uma relação próxima com ela pode trazer benefícios inestimáveis para sua trajetória espiritual.
Este artigo é a QUINTA PARTE do resumo da Aula 05: “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.
Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fonte de Pesquisa: Aula “Pombagira, o que aprendemos com elas?” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G3O3LnzRsww)