Quem são os Caboclos “velhos”?

CABOCLOS - A imagem possui um fundo com diferentes tons de verde e ao centro está a figura de um pajé.

Quem são os Caboclos “velhos”? é a TERCEIRA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

As interrogações sobre as diversas possibilidades da manifestação do Caboclo, incluindo sua forma de ancião e relação com os pajés, são comuns. Como é possível que o Caboclo, símbolo do jovem guerreiro, também possa se apresentar como ancião?

O Caboclo, em sua essência espiritual, é uma força que se adapta a diferentes formas, de acordo com a necessidade e o propósito. Embora seja geralmente associado ao arquétipo do jovem guerreiro, as diversas linhas de Caboclos podem trazer manifestações diversas. E, é isso que vamos aprender nas próximas linhas deste texto.

Caboclo Quimbandeiro

Últimos dias para se inscrever na Turma 25 de Teologia de Umbanda!

Esta é uma linha específica de Caboclos é formada por especialistas em desfazer trabalhos de magia negativa e quebrar demandas. Entretanto, eles não são necessariamente a Entidade de trabalho principal do médium, mas podem acompanhá-lo ao longo de sua jornada espiritual.

Caboclo Africano

Assim como o Caboclo Quimbandeiro, essas Entidades trazem uma energia de enfrentamento contra as adversidades e desafios negativos na vida do consulente. Fortalecendo-o.

Caboclos Velhos

Esta linha é composta por Caboclos que se manifestam como anciãos, muitas vezes com características de Curandeiros ou Pajés. Assim, eles são especialistas em práticas de cura e pajelança.

Tudo o que você precisa saber sobre Caboclos está em Teologia de Umbanda

Independente do Caboclo principal de trabalho, todos os médiuns podem receber a manifestação de um Caboclo Velho quando invocados. Além disso, trabalham com charutos, cachimbos e maracás (chocalhos). A fumaça do charuto ou cachimbo e o som do maracá são ferramentas poderosas e manipuladas em seus rituais.

Curumim

Por outro lado, temos os Curumins, que são o oposto dos Caboclos apresentados até agora. Eles são os Caboclos Criança, que podem se manifestar na Linha das Entidades Infantis. Alguns médiuns têm um Curumim como sua Entidade Infantil principal, mas em chamadas específicas, todos os médiuns podem incorporar um curumim.

Em resumo, a Umbanda é uma religião rica e diversificada, com várias linhas e manifestações espirituais. Cada caboclo tem seu propósito e maneira de trabalhar, e é essa diversidade que torna a Umbanda tão única e poderosa. No entanto, nem todos os terreiros trabalham com todas essas linhas, dependendo da tradição e do conhecimento do dirigente espiritual.

Este texto é a TERCEIRA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

・Acesse a QUARTA PARTE deste conteúdo em: Elementos de Caboclos: aprenda o significado
・Acesse a SEGUNDA PARTE deste conteúdo em: Por que Caboclo bate no peito?

Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fonte de Pesquisa: Aula “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/live/jDSHSBxjwnU)

Sarah Gomes

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade