Elementos de Caboclos: aprenda o significado

Elementos de Caboclos é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

Os elementos de Caboclos estão muito presentes nas práticas espirituais realizadas por essas Entidades e possuem significados e propósitos específicos. Neste quarto artigo, vamos explorar mais uma vez esta Linha de Trabalho. Por isso, nas próximas linhas, saiba por que quando incorporados os Caboclos bocejam e utilizam cachimbo, charuto, cerveja, ervas e a simbólica maraca para realizar os seus rituais.

Por que o Caboclo boceja?

Você sabia que o bocejo vai além de um simples reflexo?

O bocejo é uma manifestação do corpo humano a uma troca intensa de energia com o ambiente. Enquanto a respiração leva o ar aos pulmões, o bocejo direciona o ar ao cérebro, agindo como um mecanismo de “refrigeração” mental.

Portanto, na incorporação dos Caboclos, o bocejo é fundamental para promover o equílibrio energético entre o ambiente e o corpo físico do médium incorporado.

Alexandre Cumino te ensina sobre a Linha dos Caboclos AQUI!

Elementos de Caboclos: Cachimbo e Charuto

Imagem possui dois elementos de caboclos com fundo que varia os tons de verde e ao centro tem um cachimbo indígena feito de madeira rústica e ao lado um charuto comum.
Elementos de Caboclos: Cachimbo e Charuto

Os Caboclos incorporam elementos como cachimbos e charutos em seus rituais espirituais. Alguns preferem o cachimbo da jurema, enquanto outros optam pelo charuto.

O charuto, em especial, é considerado sagrado devido à folha de tabaco, que carrega um significado profundo. Enquanto, o poder cachimbo é potencializado com a mistura de ervas que possuem a vibração dessa Linha de Trabalho.

Dessa forma, quando a entidade fuma, ela está, na verdade, rezando e realizando uma defumação direcionada. A fumaça produzida é usada para limpar e descarregar energias.

Elementos de Caboclos: cerveja é poderosa!

Assim como o tabaco e o cachimbo, a cerveja ocupa um lugar de destaque entre os elementos sagrados dos Caboclos. Neste contexto, sendo derivada da cevada, um componente da natureza, ela é vista como uma bebida que conecta o mundo material ao espiritual. Do mesmo modo que o charuto e o cachimbo, a cerveja é usada em rituais para potencializar a magia.

Ervas de poder dos Caboclos

A combinação do tabaco com outras ervas é uma prática comum entre os Caboclos para amplificar os efeitos espirituais. Na linha dos Pajés da jurema, por exemplo, o tabaco é frequentemente misturado com a folha da jurema.

Últimos dias para se inscrever em Teologia de Umbanda

Ervas como sálvia e anis estrelado também entram na mistura, criando, assim, defumações poderosas que são capazes de canalizar energias específicas. Além disso, outras ervas que exalam a potência característica dos Caboclos de Umbanda são amplamente utilizadas em fimezas, oferendas, pontos riscados e diversos tipos de trabalhos espirituais:

  • Samambaia;
  • Alecrim;
  • Guiné;
  • Espada de São Jorge;
  • Peregun;
  • Abre caminho;

Importância da Maraca nas práticas espirituais

A maraca é, sem dúvida, um instrumento que vai além da música, tendo em vista seus profundos significados espirituais. Além disso, ela desempenha um papel central em diversas tradições, tanto as indígenas quanto as afro-brasileiras. Nesse contexto, a maraca assume o papel de simbolizar a harmonia entre os elementos masculinos e femininos, bem como de estabelecer uma conexão profunda com as forças cósmicas.

Imagem possui dois elementos de caboclos com fundo que varia os tons de verde e ao centro tem dois chocalhos com desenhos indígenas  nas cores vermelho e amarelo.
Importância da Maraca nas práticas espirituais
  • Elemento Masculino: A parte da haste da maraca, que é segurada durante seu uso, representa o elemento masculino, simbolizando o falo.
  • Elemento Feminino: Enquanto a parte superior, que pode ser feita de cabaça, cuia ou coco, simboliza o feminino, representando o útero, o receptáculo da vida.
  • Sementes do Cosmos: As sementes no interior da maraca, por conseguinte, produzem um som característico ao serem agitadas. Ademais, elas possuem a representação das forças do universo contidas no útero, simbolizando de forma ímpar estrelas, mundos e o cosmos.

Dessa forma, ao utilizar a maraca, a entidade ou o praticante está, de certa forma, movimentando e canalizando as forças da natureza e do universo durante rituais e práticas espirituais.

Diferentes movimentos e toques têm propósitos específicos:

  • Movimentos Energéticos: Certos movimentos atraem e canalizam energias específicas.
  • Harmonização: Outros movimentos acalmam e harmonizam o ambiente.
  • Toques com Significado: Cada toque tem intenções únicas, permitindo trabalhar com diversas energias.

Preparado para aprender em detalhes sobre os Caboclos?

Em resumo…

Os Caboclos trazem consigo uma rica tradição espiritual, repleta de elementos simbólicos e sagrados. Além disso, cachimbos, charutos, cerveja e a maraca são ferramentas que transcendem o mundo físico, permitindo uma conexão profunda com as forças da natureza e do cosmos.

Ao entender esses elementos, podemos apreciar a complexidade e a beleza das práticas espirituais dos Caboclos, que buscam equilíbrio, harmonia e nos conectar com o divino através de suas ações e rituais.

Elementos de Caboclos é a QUARTA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

・Acesse a ÚLTIMA PARTE deste conteúdo em: Nome de Caboclo: Conheça o seu Guia
・Acesse a TERCEIRA PARTE deste conteúdo em: Quem são os Caboclos “velhos”?

Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fonte de Pesquisa: Aula “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/live/jDSHSBxjwnU)

Sarah Gomes

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade