Por que Caboclo bate no peito?

Este texto é a SEGUNDA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

O Caboclo possui uma presença marcante e poderosa dentro do Terreiro, sendo assim a manifestação é uma experiência intensa tanto para o médium quanto para os consulentes.

Por isso, neste texto, vamos entender o poder que se manifesta quando a Linha dos Caboclos estão em terra, explicando o significado dos gestos e características físicas particulares da incorporação de Caboclo de Umbanda.

Aprenda como se conectar com o seu Caboclo em Teologia de Umbanda

Incorporação Profunda

A incorporação do Caboclo é uma experiência que mexe profundamente com o médium e com aqueles ao redor. Em suma, é uma manifestação de energia e força.

O Brado

É comum que, ao incorporar, o Caboclo bata no peito e emita um grito forte e ressonante, conhecido como brado. Além disso, a singularidade desse gesto é tamanha que até músicas fazem referência a ele, enfatizando sua significância dentro do contexto espiritual.

Um grito na mata ecoou
Foi seu Pena Branca que chegou
Um grito na mata ecoou
Foi seu Pena Branca que chegou
Com sua flecha com seu cocar
Seu Pena Branca veio te ajudar
Com sua flecha com seu cocar
Seu Pena Branca veio te ajudar

Ponto cantado “Um grito na mata ecoou”

Assim que o Caboclo dá o brado, ele expande a força do coração e utiliza a vibração da voz para potencializar essa energia. Além disso, o som emitido pela Entidade também tem a função de limpar e desobstruir o chacra laríngeo, facilitando a comunicação do médium quando incorporado.

Por que Caboclo bate no peito?

O ato de bater no peito não é apenas simbólico. Em suma, esse gesto ativa o timo, uma glândula localizada no órgão cardíaco, proporcionando uma energia revitalizante ao coração do médium. O brado do Caboclo amplia a força cardíaca e utiliza a vibração vocal para potencializar essa energia, reforçando ainda mais sua influência espiritual.

Últimos dias para se matricular no estudo mais completo da religião

A flecha do Caboclo

Você já viu um Caboclo “atirar uma flecha”?

Além do brado, é comum ver o caboclo fazendo movimentos que simulam o ato de esticar uma flecha. Dessa forma, a flecha simboliza a energia da Entidade sendo direcionada com um propósito específico, seja para proteção ou limpeza.

Caboclo fala pouco?

A maioria dos Caboclos são de poucas palavras, apresentando uma postura mais séria e concentrada. Embora possam parecer sisudos ou rígidos, essa postura reflete a firmeza e a determinação com que realizam seu trabalho espiritual.

Este texto é a SEGUNDA PARTE do resumo da Aula 03: “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

・Acesse a TERCEIRA PARTE deste conteúdo em: Quem são os Caboclos “velhos”?
・Acesse a PRIMEIRA PARTE deste conteúdo em: Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais

Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD.
Fonte de Pesquisa: Aula “Caboclos: incorporação e trabalhos espirituais” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/live/jDSHSBxjwnU)

Sarah Gomes

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade