Ponto Riscado na Umbanda

O artigo “Ponto Riscado na Umbanda?” é o RESUMO da aula 08 de mesmo nome do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

A Magia de Pemba ou Ponto Riscado é a magia mais poderosa do terreiro, é o grande mistério, segredo, e também um grande tabu. É normal você ouvir que “apenas uma entidade incorporada pode pegar a pemba na mão e fazer a sua magia, riscar seus símbolos e signos”.

Esses são segredos, bem fechados, herméticos e que ninguém pode saber. Dizem que somente os iniciados de último grau ou os poucos escolhidos praticantes da magia que adentraram aos mistérios dessa escola, podem riscar.

Será? Será que é isso mesmo? Sempre assim? De onde será que veio essa linguagem Hermética?

Origem do Ponto Riscado na Umbanda

Dentro das tradições de raiz mais africana na Umbanda, a origem do Ponto Riscado vem da Cultura Banto presente em Angola e no Congo. Nela, existe a cosmologia que aparece dentro de uma estrutura de grafia dos quadrantes que é a base de uma escrita mágica.

Também encontramos uma estrutura de ponto riscado com outro nome dentro do Vodu Haitiano, uma espécie de Candomblé Afro-haitiano (O Vodu não é aquele bonequinho, é na verdade um “tipo de Candomblé que acontece no Haiti, ou seja, é uma religião) e lá eles têm os próprios símbolos que são riscados, conhecidos como Vevé.

Logo, nas tradições africanas já existia essa grafia sagrada e mágica com linguagens diferentes próprias.

Ao chegar no Brasil e na Umbanda, existe um encontro dessas entendimentos, e olhares do uso da Pemba.

Uso da Pemba na Magia

A Pemba é um giz redondo (parecido com o giz usado no lousa de escola) que é formado da mesma base que se faz o gesso. É um mineral (Gipsita) que tem propriedades consideradas mágicas no momento de riscar símbolos e signos com ele.

Quando é usada para riscar, transmite forças e significados, representando o axé dos Orixás em nossas vidas.

Durante muito tempo, essa magia foi mantida em segredo, mas escritores como Wilson Olegário da Matta Silva e Rubens Saraceni trouxeram uma nova compreensão e tornaram a magia de pemba e ponto riscado “mais acessível”.

Leia também: Ponto riscado, a magia dos símbolos de Umbanda

Quem pode riscar ponto?

Há um ideal de que apenas as entidades ou os médiuns iniciados nos graus mais ocultos (que ninguém sabe quais são rs), podem riscar.

Durante muito tempo a magia do ponto riscado se tornou muito fechada e secreta, havia poucos livros e literatura falando sobre ela. Mas de um tempo para cá, estamos começando a ter mais abertura para o conhecimento.

Curso Ponto Riscado: Magia de Terreiro

Hoje com o acesso e compartilhamento seguro de estudos, a pessoa que estudou, sabe o que está riscando. Sabe rezar e ativar o ponto e praticar a grafia sagrada por sua vez.

Significado dos Símbolos do Ponto Riscado

Não existe ponto certo ou errado. Cada símbolo representa uma força da criação e da natureza. Quando você escreve esses símbolos fazendo um ponto riscado, você faz uma reza riscada.

Veja abaixo os símbolos dos Orixás:

  • Oxalá – Estrela cinco pontas
  • Logunã – Espirais do tempo
  • Oxum – Coração
  • Oxumaré – Arco-íris ou serpente
  • Oxóssi – Flecha
  • Obá – Losangular (representa fechamento de foco e objetividade)
  • Xangô – Machado
  • Oroiná egunitá – Estrela seis pontas cruzada no centro
  • Ogum – Espada
  • Iansã – Ondas curvas
  • Obaluaê – Cruzes e “X”
  • Nanã Buruquê – Meia lua
  • Iemanjá – Ondas e Estrelas
  • Omulu – Cruz circulada

Conhecer essa linguagem é como aprender um outro idioma. Você escreve símbolos que correspondem a sentimentos, fatores, presença e força dos Orixás. A linguagem dos Caboclos, dos Pretos velhos e dos Orixás é representada nos pontos riscados, combinando a geometria sagrada com os símbolos encontrados na natureza.

Esse artigo é um RESUMO da aula 08 “Ponto Riscado na Umbanda?” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Por Alexândre Cumino
Copidesque: Matheus Gobbi
Imagem: Imagem gerada por Inteligência Artificial e Símbolos desenhados por Natalya Osowiec – Umbanda EAD.
Fonte de Pesquisa: Aula “Ponto Riscado na Umbanda?” do Evento Teologia de Umbanda de Março de 2024 de Alexândre Cumino. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a5wd5gUcNhM )

Alexândre Cumino

Copidesque: Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade