Como cuidar da minha espiritualidade na Umbanda?

O artigo “Como cuidar da minha espiritualidade na Umbanda?” é o RESUMO da aula 05 de mesmo nome do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

A espiritualidade é uma parte essencial da experiência humana e na prática da Umbanda, isso não é diferente. Muitos acreditam que frequentar um terreiro de Umbanda é suficiente para cuidar da espiritualidade, mas existem mais coisas além disso.

E é isso que vamos entender no resumo da aula de hoje.

Muitas vezes, as pessoas vivem a Umbanda como uma religião, vão em trabalhos, giras e se sentem como um Umbandista praticante, que pertence a uma religião e tem uma identidade religiosa. Mas isso não quer dizer que elas estão vivendo uma espiritualidade de fato.

Explico…

A diferença entre religião e espiritualidade

A religião oferece um espaço para práticas litúrgicas e cerimoniais, enquanto a espiritualidade é uma jornada mais pessoal, uma conexão íntima com algo maior, nossa alma e essência. 

A prática religiosa está relacionada ao comportamento, ao lugar onde a pessoa vai, como se veste e a preocupação sobre o que pensam sobre ela. Muitas vezes, escutamos orientações das vivências de outras pessoas, mas usamos isso para nosso desenvolvimento como base. 

Já a espiritualidade é algo único, uma manifestação pura da sua alma, daquilo que está além da matéria e que atravessa seu espírito, um processo que desabrocha a partir do seu ser e da sua essência.

Apenas você pode desenvolver e evoluir a sua espiritualidade, pois é algo que vem de dentro e portanteo, só nós podemos entender e superar aquilo que nos atravessa.

O que é consciência espiritual?

Na Umbanda, é comum que médiuns incorporem entidades espirituais durante os trabalhos no terreiro. No entanto, é importante compreender que a incorporação dessas entidades não é o ponto final, mas sim o início de uma compreensão mais profunda. Cuidar da espiritualidade na Umbanda significa abraçar não apenas a prática religiosa, mas também incorporar os valores espirituais que essas entidades transmitem.

“Não basta apenas incorporar uma entidade e trabalhar, precisa incorporar também a consciência e os valores que ela possui.” 

Leia também: Todos têm guias de Umbanda?

Muitas vezes, copiamos os valores de comportamentos. Os religiosos costumam adotar um comportamento religioso, mas isso não quer dizer que exista uma consciência espiritual. Temos um comportamento religioso umbandista que muitas vezes se inspira e até copia outros comportamentos como o espírita ou católico

É essencial entender que a espiritualidade é um caminho individual e único para cada pessoa. Não existem modelos a serem seguidos, apenas a importância de se aceitar e amar a si mesmo, buscando uma conexão genuína com o divino e vivenciando sua espiritualidade única.

“O seu comportamento religioso não diz nada sobre quem você é. Você pode ter um comporatemento religioso e estar vivendo uma vida autômata sem muita consciência, apenas repetindo um padrão de comporatamento. Isso é uma religiosidade, mas não é uma espiritualidade.”

Desenvolver uma consciência espiritual na Umbanda implica estar por inteiro no momento presente, consciente de nossa realidade e dos processos internos. Não se trata apenas de adotar um comportamento religioso, mas sim de viver uma conexão com nosso ser interior.

Somos corpo, espírito e emoção

A prática da espiritualidade não se limita ao ambiente do terreiro. É uma jornada contínua dentro e fora dele. Superar seus próprios preconceitos e crenças limitantes, cultivar o autoconhecimento e o autocuidado são pontos importantes desta jornada.

Você precisa estar atento à sua consciência. Somos corpo, espírito e emoção, tudo o que acontece com o seu corpo, o espírito sente e tudo o que acontece com seu espírito, o corpo sente. 

Dicas para cuidar da espiritualidade

Então, se você quer cuidar da sua espiritualidade, não pode negligenciar o corpo. Comece a cuidar da sua espiritualidade por tudo aquilo que não é espiritual, comece pelo seu corpo, pela sua alimentação, pelo sono e praticando uma atividade física. Depois, priorize os cuidados com a sua mente. Como podemos cuidar e limpar a mente? Por meio de reza, de oração e meditação. 

E, por fim, cuide das emoções. Por meio do autoconhecimento, do “Conhece-te a ti mesmo”, olhando para dentro e entendendo de onde vêm as dores, os traumas e as mágoas.

Cuidar da espiritualidade na Umbanda é um processo de desenvolvimento pessoal, uma trajetória de autodescoberta, cura e transformação. Ao cultivar uma consciência espiritual e praticar o autocuidado e o autoconhecimento, podemos viver uma espiritualidade plena e significativa na Umbanda.

“Aprenda a conhecer quais são seus pensamentos, se habitue e crie uma rotina para se autoconhecer por alguns minutos todos os dias. Em algum momento, você vai ter uma percepção maior de quem é você e por onde a espiritualidade vai lhe atravessar na alma.Não basta frequentar a Umbanda, é importante desenvolver uma consciência espiritual, uma consciência Umbandista que busca uma vida de paz, amorosidade, generosidade e tranquilidade. Essas percepções são a espiritualidade. Uma pessoa que se conhece é uma pessoa espiritual

Esse artigo é um RESUMO da aula 05 “Como cuidar da minha espiritualidade na Umbanda?” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Por Alexândre Cumino
Copidesque: Maria Eduarda Decourt e Matheus Gobbi
Imagem: Imagem gerada por Inteligência Artificial
Fonte de Pesquisa: Aula “Como cuidar da minha espiritualidade na Umbanda?” do Evento Teologia de Umbanda de Março de 2024 de Alexândre Cumino. (Disponível em: https://youtu.be/SPTXQHWDFmY)

Alexândre Cumino

Copidesque: Maria Eduarda Decourt e Matheus Gobbi

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade