Entidades de Umbanda: Entenda quem são

“Entidades de Umbanda: Entenda quem são” é a PRIMEIRA PARTE do resumo da Aula 04: “Preto Velho: cura e acolhimento” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

A Umbanda, sendo uma religião de acolhimento e compreensão, celebra a humanidade em todas as suas formas e estágios. Além disso, as Entidades de Umbanda trazem consigo um ensinamento único e valioso, o que efetivamente contribui para o crescimento espiritual e emocional. Portanto, neste artigo, vamos explorar minuciosamente as “especialidades” e o que podemos aprender com os Guias que nos amparam.

Mas não pense que vamos ficar por aí…

Teologia de Umbanda é o maior estudo da religião! Comece a estudar hoje!

Nesta sequência de textos, vamos nos silenciar e entender o importante legado de humildade e resiliencia que os Pretos e Pretas Velhas tem para nos ensinar. Assim, vamos entender origem dos vovós do Panteão, sua influência na Umbanda, mitos sobre a incorporação dessas Entidades e como se conectar com essa potência.

Preto Velho: Sabedoria que Cura

O Preto Velho é, sem dúvida, um símbolo notável de sabedoria, paciência e compreensão. Além disso, o Preto Velho oferece uma visão ampla e compassiva das situações. Através de suas palavras doces e conselhos sábios, eles não apenas oferecem acolhimento e orientação, mas também desempenham um papel essencial em nossas jornadas pessoais.

Suas histórias e ensinamentos, profundamente enraizados, têm o poder de enriquecer nossas vidas, reforçando assim a importância de aprender com o passado para forjar um futuro melhor.

Caboclo: Força e Orientação Espiritual

Os Caboclos representam não apenas a força, coragem e determinação, mas também desempenham o papel de guias de luz. Comprometidos com a caridade, cura e elevação espiritual, essas Entidades oferecem orientação e proteção.

Apesar de sua postura firme, eles mantêm-se sempre prontos para acolher e conduzir aqueles que buscam auxílio. Através de seus ensinamentos, sublinha-se a importância da coragem frente aos desafios, bem como a significativa conexão com a espiritualidade que essas entidades nos proporcionam.

Continue aprendendo sobre as Linhas de Trabalho da Umbanda AQUI!

Criança (Erês ou Ibejis): Pureza que Inspira

As Crianças, também conhecidas como Erês ou Ibejis, de fato personificam a pureza, alegria e inocência. Elas nos recordam da importância de enxergar o mundo sem julgamentos, enxergando-o com amor e aceitação. Além de trazerem consigo leveza, risos e brincadeiras, essas Entidades também compartilham conselhos de profundos. Dessa forma, o ensinamento que emanam, nos incentivam a manter nossos corações abertos e cultivar uma perspectiva mais positiva da vida.

As Crianças, também conhecidas como Erês ou Ibejis, de fato personificam a pureza, alegria e inocência. De maneira significativa, elas nos recordam da importância de enxergar o mundo sem julgamentos, promovendo a visão através de uma lente de amor e aceitação.

Além de trazerem consigo leveza, risos e brincadeiras, essas entidades também compartilham conselhos de profunda sabedoria. Dessa forma, o ensinamento que emanam atua como um incentivo concreto para que mantenhamos nossos corações abertos e para que cultivemos uma perspectiva invariavelmente positiva sobre a vida.

Exu e Pombagira: Equilíbrio e Transformação Interior

Exu e Pombagira são Entidades que trabalham na limpeza e proteção espiritual. Além disso, eles nos nsinam a lidar com os dualismos da vida e a abraçar nossa própria sombra. Sua aceitação incondicional reflete a compreensão profunda dos desafios humanos.

Aprender a não julgar Exu e Pombagira é uma lição poderosa sobre não julgar a nós mesmos e aos outros. Por isso, eles são faróis de transformação interior.ALEXANDRE CUMINO NA SEMANA TEOLOGA DE UMBANDA EM AGOSTO DE 2023

Tudo que o umbandista precisa saber sobre Exu e Pombagira em único estudo!

Entidades de Umbanda são acolhimento

A Umbanda é uma religião que reconhece o lugar e propósito de cada indivíduo no universo. Não importa o passado, erros ou desafios enfrentados, na Umbanda, há acolhimento, amor e refúgio.

Assim, ao celebrar a vida em todas as suas variadas formas, a Umbanda nos orienta no sentido de abraçar tanto a nós mesmos quanto aos outros, nutrindo sentimentos de compaixão e amor incondicional. Estes ensinamentos valiosos, sem dúvida, traçam o caminho para uma jornada de crescimento espiritual e transformação pessoal profundos.

Descubra a riqueza das Entidades de Umbanda e seus ensinamentos. Cada uma delas é um presente especial que contribui para a jornada da alma, assim guiando-nos em direção à paz interior, compreensão e aceitação.

“Entidades de Umbanda: Entenda quem são” é a PRIMEIRA PARTE do resumo da Aula 04: “Preto Velho: cura e acolhimento” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.

Acesse a SEGUNDA PARTE deste conteúdo em: Preto Velho na Umbanda: origem e influências

Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fonte de Pesquisa: Aula “Preto Velho: cura e acolhimento” da Semana Teologia de Umbanda de Agosto de 2023 apresentada por Alexandre Cumino e Júlia Pereira. (Disponível em: https://www.youtube.com/live/jvI0Fow0ss8)

Sarah Gomes

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade