Responsabilidade social: 5 dicas para aplicá-la no dia a dia

Você sabe o que esse conceito significa, mas não tem ideia de como colocá-lo em prática? Então, chegou o momento de descobrir!

Ser responsável com o meio em que se vive não é obrigação apenas de uma empresa ou corporação; pelo contrário! A responsabilidade social individual inclui o envolvimento de cada um de nós no que se refere a cuidar melhor da comunidade onde vivemos, assim como os interesses dela e participar ativamente na resolução de alguns dos problemas locais. Ou seja, ela não está relacionada apenas com nossos próprios atos, mas sim, com os da sociedade como um todo!

Mas, e na prática, como isso realmente funciona? Aí vão 5 exemplos de como praticar a responsabilidade social no dia a dia e, com isso, cuidar melhor do ambiente em que se vive! 

Leia Também: Responsabilidade Social X Caridade: qual a diferença?

1. Mantenha suas obrigações em dia

Se você busca se tornar uma pessoa mais responsável, não deve apenas executar os seus deveres de qualquer maneira; é importante realizá-los com qualidade e nos prazos determinados! Todos nós temos obrigações e, por mais simples que elas possam parecer – como pagar uma conta, manter os documentos de seu veículo em dia, o título eleitoral regularizado – tudo deve ser cumprido. A desobediência a essas obrigações demonstra falta de comprometimento com você mesmo e com a sua comunidade.

2. Preocupe-se com o meio ambiente

Embora essa dica pareça ser um pouco óbvia, se faz completamente indispensável o reforço desse lembrete. Afinal, ser negligente com o a natureza não é só jogar lixo em um terreno baldio; separar o lixo reciclável do orgânico antes de colocá-los à disposição dos coletores, não desperdiçar água lavando a calçada de casa, cuidar para não deixar as torneiras da casa abertas desnecessariamente, dentre muitas outras atitudes que parecem simples, impactam diretamente nos cuidados com o meio ambiente e merecem, sim, todo o cuidado e atenção!

3. Reconheça que suas ações podem ter consequências

Antes de prometer algo ou de agir, sempre pondere os efeitos e os riscos atrelados a esses encargos; a responsabilidade não está relacionada apenas ao cumprimento das atribuições.  Uma vez que um compromisso é firmado, deve-se assumir a culpa pelas implicações!

4. Procure ser uma pessoa mais proativa

Quando uma pessoa é espontânea em suas realizações, ou seja, quando age sem esperar alguém fazer um pedido ou exigência, é considerada ainda mais responsável. Coloque-se à disposição, por exemplo, para fazer compras a um vizinho idoso ou carregar as sacolas, procure um trabalho voluntário que auxilie crianças carentes ou animais, ou, ainda, ofereça-se para arrecadar alimentos e doá-los a uma instituição. Quando praticamos o bem simplesmente pelo desejo de que o mundo seja um lugar melhor para se viver, estamos contribuindo para um bem muito maior, e de valor inestimável.

Leia Também: Pesquisas Revelam Que Atos De Gentileza E De Bondade Elevam Os Níveis De Bem-Estar E Felicidade

5. Reflita antes de agir, controlando ao máximo suas emoções

Por último, mas não menos importante, é preciso afirmar que a responsabilidade é uma competência aprimorada com a prática. Por isso, o desenvolvimento dela também está ligado a habilidades comportamentais, como inteligência socioemocional. Portanto, controlar as emoções antes de tomar decisões transparece e transmite seriedade e maturidade!

Texto: Paula Santana

Arte: Maria Fernanda Yamazato

Estude Umbanda, Assine Umbandalogia!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade