Responsabilidade social: 5 dicas para aplicá-la no dia a dia
8 de junho de 2020
Como são realizadas as doações Umbanda EAD?
15 de junho de 2020
Exibir tudo

ONG Banco de Alimentos: você também pode ajudar nessa missão!

Conheça melhor esse trabalho tão especial e descubra como colaborar também

Sabia que, ao se matricular em um dos nossos cursos, você pode praticar um ato muito importante de responsabilidade social e escolher alguma instituição para ajudar?

Isso acontece porque, no ato da matrícula, você verá três opções de instituições, as quais poderá optar por uma; é aí que então uma porcentagem de sua matrícula é destinada à instituição. Uma dessas ONG’s é a Banco de Alimentos, e é sobre esse trabalho tão importante, sério e essencial que você vai saber mais a seguir!

Como a ONG trabalha?

“Buscamos alimentos onde sobra e levamos onde falta”. Essa é a frase que foi elaborada para ser a premissa básica da Banco de Alimentos, que foi criada na cidade de São Paulo no ano de 1998.

Foi por conta da iniciativa da economista Luciana Quintão que tudo aconteceu, já que ela teve a ideia de diminuir o desperdício de alimentos tanto nos comércios quanto nas indústrias e, para isso, esquematizou a Colheita Urbana, que recolhe e distribui o excedente de alimentos para instituições sociais.

Com isso, a ONG possibilita uma complementação alimentar de muita qualidade diariamente para mais de 20 mil pessoas! Atualmente, são 50 empresas e indústrias doadoras de alimentos, e 41 instituições são assistidas, o que leva ao benefício de todas essas pessoas.

Para levar os alimentos até as instituições, a fim de que as comunidades carentes se beneficiem de refeições nutritivas e com muita qualidade, primeiramente a Banco de Alimentos encontra os doadores, que podem ser supermercados, indústrias alimentícias ou até hortifrútis. 

Depois, vão até o local com um veículo especial para retirar os alimentos e manter sua qualidade durante o transporte. Tudo com muito cuidado e carinho! Os motoristas recolhem aquelas opções que, embora ainda estejam perfeitas para serem consumidas, já perderam seu valor de venda. É aí então que as instituições cadastradas são beneficiadas. 

E nada é estocado, sabia? Tudo o que é recolhido é distribuído no mesmo dia para ser preparado em quantidades suficientes para idosos, adultos, jovens e crianças. 

Responsabilidade social em foco

Além desse trabalho, a ONG também preza pela educação nutricional e pela conscientização, o que nada mais é do que ensinar a essas instituições beneficiadas qual é a melhor maneira de preparar esses alimentos – fazendo um aproveitamento integral das porções doadas – e educa-las sobre a questão do desperdício.

Ou seja, há uma cultura de desigualdade muito grande no Brasil, e é possível mudar isso por meio de projetos de conscientização que tragam responsabilidade individual e coletiva no que se refere à sustentabilidade e à construção de uma sociedade mais justa, humana e igual para todos!

Como ajudar?

Por meio da inscrição em nossos cursos você pode fazer parte dessa corrente do bem logo no ato da matrícula. Basta selecionar no campo indicado, enquanto estiver se matriculando, a ONG Banco de Alimentos e finalizar a inscrição!

Lembrando que você não paga nada a mais por isso, certo? 

Outra maneira de ajudar é por meio do site da ONG, acessando o link https://www.bancodealimentos.org.br/doe. Lá, você pode fazer doações únicas ou mensais, a partir de dez reais.

Caso tenha créditos na Nota Fiscal Paulista, pode doá-los também! Sua doação ajuda a bancar os custos com gasolina, manutenção das vans, pagamento de pessoal, entre outros!

Texto: Paula Santana

Imagem: Divulgação ONG Banco de Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.