Comida é o Direito Básico de Todos!

Comida é o direito básico de todos!

Acompanhe como anda a questão da fome no Brasil e veja o que a Umbanda EAD tem feito para ajudar nessa questão

Você tem o costume de agradecer por ter um teto, um sustento e alimento à mesa? Caso não tenha, já parou para pensar que muita gente não pode fazer esse agradecimento justamente por não possuir o nem mesmo o básico para viver? 

Parece uma realidade um pouco distante, mas não é! apesar dos inúmeros avanços econômicos, sociais e tecnológicos que acompanhamos por meio das notícias diariamente, ainda existe o problema da falta de comida para milhares de pessoas em todo o país.

Sim, pode parecer um problema “antigo”, mas a verdade é que a falta de alimentos no Brasil permanece por conta da grande desigualdade de renda. A ausência de recursos financeiros faz com que cerca de 32 milhões de pessoas passem fome todos os dias!

Leia Também: Coronavírus e solidariedade: faça parte dessa corrente você também!

Dados impactantes

Mas o problema não para por aí; além dessa quantidade assustadora de pessoas passando fome diariamente, dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados no ano passado ainda revelam que há mais 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, ou seja, se alimentam de forma precária. 

Ou seja, o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura indica grandes retrocessos. A curva de desnutrição, há muito descendente, passou a crescer; a subnutrição aumentou, assim como a prevalência de anemia em mulheres em idade reprodutiva. Os índices de conceptos nascidos abaixo do peso se manteve em 8,4%.

Faça sua parte!

Por meio de ações de cunho responsável socialmente você pode ajudar alguém que esteja precisando desse básico para sobreviver. São questões simples do dia a dia que, embora pareçam pequenas, já podem permitir que você participe do combate à fome. Não desperdiçar alimentos, adotar uma dieta mais saudável e sustentável, incentivar o comércio local de sua cidade (principalmente os pequenos agricultores para que produzam mais com menos) e doar alimentos para quem mais precisa são ações que auxiliam indiretamente nessa questão. Mas, mais do que isso, há outra maneira mais efetiva de contribuir, como você confere a seguir!

Leia: Pesquisas Revelam Que Atos De Gentileza E De Bondade Elevam Os Níveis De Bem-Estar E Felicidade

Como ajudar ativamente nessa questão?

Bem, a solução pode parecer muito distante, pois envolve uma série de fatores estruturais que estão impregnados em nossa sociedade. Mas, uma maneira de participar ativamente de questões sociais e contribuir com o problema é por meio de ONG’s que se dedicam diariamente a causas tão nobres o quanto essa. Uma delas é a Banco de Alimentos. 

Criada na cidade de São Paulo no ano de 1998 por conta da iniciativa de uma economista, que ela teve a ideia de diminuir o desperdício de alimentos tanto nos comércios quanto nas indústrias, a ONG faz a chamada Colheita Urbana: para isso, recolhe e distribui o excedente de alimentos para instituições sociais!E sabia que aprendendo aqui com a gente você também ajuda? Por meio da inscrição em nossos cursos, é possível fazer parte dessa corrente do bem logo no ato da matrícula. Basta selecionar no campo indicado, enquanto estiver se matriculando, a ONG Banco de Alimentos e finalizar a inscrição! Lembrando que você não paga nada a mais por isso.

Você pode saber mais sobre o trabalho da Banco de Alimentos aqui! 👇🏼

ONG Banco de Alimentos Você Também Pode Ajudar Nessa Missão

Texto: Paula Santana

Imagem: Maria Fernanda Yamazato

Estude Umbanda, Assine Umbandalogia!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade