Dia Mundial do Meio Ambiente: qual é a sua responsabilidade hoje?

Entenda a importância da reflexão que essa data propõe e conheça uma de nossas ações de responsabilidade social para colocar esse cuidado em prática

Hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 15 de dezembro de 1972. Mais do que nunca, essa data deve ser reservada para que cada um de nós possamos fazer uma reflexão intensa sobre os fortes impactos do acentuado crescimento de problemas ambientais. Juntos, é possível pensar e colocar em prática em soluções para que eles sejam diminuídos.

Isso porque, caso nada seja feito, o consumo exagerado de recursos acabará por impactar de maneira irreparável o modo com que nossa sociedade vive e comprometerá o das futuras gerações. É aí que entra a responsabilidade social que cada um de nós deve ter e levar a sério com comprometimento e dedicação!

Leia Também: 5 dicas para oferendas ecologicamente corretas

O que temos feito para contribuir

A Umbanda EAD, em comprometimento com ações de responsabilidade social que realmente tragam mudanças significativas em prol da sociedade, realizou, este mês, a doação de R$2.534,00 ao Instituto Terra, fundado em abril de 1988 com o intuito de desenvolver, de maneira sustentável, o Vale do Rio Doce e cuidar para que décadas de degradação ambiental fossem revertidas e devolvidas à natureza!

E o mais legal de tudo isso é que você mesmo, ao se matricular em um dos nossos cursos, faz com que esse laço se fortaleça. Funciona assim: durante o ato da matrícula, cada um dos nossos alunos contribui com uma porcentagem que é convertida em doação para uma das três instituições que estamos apoiando no mês. Geralmente, apoiamos 3 frentes de ações diferentes (como cultural, social e ambiental), a qual o próprio aluno pode optar com qual delas deseja contribuir. 

É ainda importante frisar que essa doação é feita por meio da matrícula, ou seja, nenhum valor a mais é cobrado. 

Dessa maneira, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, ética e, ainda, para a preservação do meio ambiente; cada aluno, ao se matricular, atua como um verdadeiro agente multiplicador de valores!

O que é o Instituto Terra?

Ao longo dos anos, o trabalho do Instituto Terra, juntamente às empresas associadas, foi capaz de proporcionar que 21,1 milhões de m² de áreas degradadas da Mata Atlântica entrasse em processo de recuperação, assim como mais de 6 milhões de mudas de espécies da Mata Atlântica serem produzidas em seu viveiro para que fosse realizada a restauração das regiões.

Suas principais ações envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada. Dá para imaginar o grande impacto que essas ações poderão ter na existência do planeta e na qualidade de vida das futuras gerações?

Cumpra o seu papel!

Alguns dos problemas mais relevantes a serem repensados são o descarte inadequado de lixo (separando os recicláveis dos orgânicos corretamente), o incentivo a projetos de reciclagem, desmatamento (queimadas), consumo exagerado de recursos naturais (água), esgotamento do solo… Muitas dessas ações nós, como cidadãos, somos aptos a cuidarmos pessoalmente e conscientizarmos nossas famílias e pessoas próximas a preservarem o nosso meio ambiente; já outras ações maiores e que dependem de uma quantidade maior de recursos são de responsabilidade de empresas que realmente se preocupam com essa causa tão importante e atuam em prol de uma mudança real e significativa.

Por isso, vale reforçar que é fundamental que cada um faça a sua parte no que se refere à proteção do meio ambiente. Assim sendo, toda a sociedade deve reivindicar o cumprimento das leis ambientais; se cada um assumir uma postura de responsabilidade ambiental, há uma chance maior de que o quadro atual possa ser melhorado!

Leia Também: Pesquisas Revelam Que Atos De Gentileza E De Bondade Elevam Os Níveis De Bem-Estar E Felicidade

Texto: Paula Santana

Arte: Maria Fernanda Yamazato

Estude Umbanda, Assine Umbandalogia!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade