5 dicas para oferendas ecologicamente corretas

Desenhos na areia 4

Uso: pemba

Substituição: Traçar o desenho ao chão de terra utilizando-se de graveto de madeira.

abacaxi

Uso: Copos de vidro e plástico

Substituição: Cascas de frutas em formato oval  ou que possibilite a inserção dos líquidos nela. Você pode confeccionar isso retirando o miolo da fruta por exemplo.

 

oferenda_mamona

Uso: Toalhas, panos e afins.

Substituição: folhas de mamona ou bananeira.

alfazemaUso: vidros de perfumes

Substituição: flores e ervas aromáticas que traduzam a essência do orixá.

cabaça

Uso: Quartinha, moringa, pratos
Substituição: Casca de coco ou cabaça.

 

Lembrando que todo material por mais biodegradável que seja, ele também pode desencadear outros tipos de poluição. Tenha consciência do espaço que lhe é concedido para a feitura das oferendas e utilize o bom senso.

Em uma propriedade privada ou apropriada para este fim é viável deixar que os elementos orgânicos se decomponham e adubem a terra, mas em um ambiente público isso já não se torna algo agradável. Além do odor que o material pode exalar, a poluição também se dá visualmente.

Outro fato de extrema importância é o risco de proliferação do Aedes Aegypti. Mesmo um recipiente orgânico pode acumular água, e facilitar assim, a proliferação do mosquito transmissor de doenças.

Ler também: Iemanjá será presenteada com cânticos ao invés de oferendas

Aos materiais que não se decompõe facilmente ou inorgânicos é necessário SEMPRE retira-los do local para que possam ser encaminhados ao descarte correto.

É dever do invíduo realizar essa coleta. Em hipótese alguma os Orixás abençoam um ato de degradação ao meio ambiente.

Alimentos, óleos, parafinas, ferramentas dentre outros, são usados como elementos de poder que criam o magnetismo ligando o homem ao sagrado e/ou natureza. Ao passo que estes elementos passam a ferir o meio ambiente perde-se totalmente seu propósito de respeito por este sagrado.

 

Texto: Júlia Pereira

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade