Nossa história

É por meio do Blog Umbanda EAD que nos relacionamos com o público aberto, portanto, nossos leitores não se limitam aos alunos e/ou adeptos da religião.

Vêm ao blog quem procura por esclarecimentos de assuntos relacionados a Umbanda sim, mas também chega aquele que se identifica com qualquer uma das problemáticas abordadas, só depois se dá conta da linha editorial que seguimos (abordagem de assuntos relacionados a religião e a cultura umbandista) mas mesmo assim continua compartilhando conosco, suas contribuições pessoais. Para ilustrar isso temos o comentário da Luana, uma de nossas leitoras que nos escreveu dizendo:

A paz.. Foi maravilhoso ter encontrado esse blog, eu sou evangélica mas estava me sentindo muito fraca e essas palavras me fortaleceram bastante, paz do Senhor, bençãos!!

O que no fundo é isso mesmo que a religião de Umbanda traz como palavra de ordem “se livre dos seus rótulos sociais e pessoais, esvazie o copo e deixe que outros olhares te contem sob um mesmo assunto, depois disso reflita e retire o que foi bom pra você.”

O Blog Umbanda EAD dedica-se à isso, contar a nossa ótica do mundo e deixar aberto para que o leitor traga sua bagagem e contribua com o debate, independente de quem seja. Tudo isso resume-se na verdade na palavra respeito, isso é o verdadeiro e sincero respeito ao qual nosso trabalho se propõe dia-a-dia.

A história do blog inicia-se em Agosto de 2015, quando anterior à ele o que percebia-se na internet de artigos e esclarecimentos sobre a religião, eram informações conflitantes em que se media quem estava mais ou menos certo sob o tema e que ainda traziam textos desatualizados e antigos.

Com isso se definiu uma das missões da redação do blog nesses dois anos: a de manter a periodicidade do conteúdo atualizada, com material novo toda semana.

Sendo assim, trazemos para nossos leitores artigos que para muitos são o esclarecimento de dúvidas primeiras da crença umbandista, como por exemplo a história da sua fundação, mas também nos preocupamos com a disseminação do que acontece nesse momento na religião, que por sua vez, encontra-se em período de amadurecimento.

Além de que o blog se configura cada vez mais como um meio de forte potencial denunciativo, onde, em nossa linha editorial temos como uma das características que nos norteia, a apuração de casos de racismo religioso e intolerância religiosa.

A criação do blog então acontece motivada por esse conjunto de ideiais e necessidades ao qual percebe quem está engajado no crescimento intelectual e consciencial da religião e também à qual se presta diariamente a plataforma Umbanda EAD.

É sob supervisão do sacerdote, diretor e responsável pela plataforma, Rodrigo Queiroz, que o blog opera e é por meio da elaboração de pautas, entrevistas, matérias e revisão de minha responsabilidade que o blog realiza-se.

Junto disso temos mais duas colunas, uma do próprio Rodrigo Queiroz que dedica algumas de suas reflexões ao público umbandista e outra do ex-secretário da Justiça do Estado de São Paulo, advogado e doutor pela PUC-SP Dr. Hedio Silva Jr. que traz para o debate os principais temas falados no ambiente jurídico sobre a garantia de direitos das religiões presentes no país.

Não obstante contamos com toda a equipe do Umbanda EAD para o bom desempenho e existência do informativo.

Sejam tod@s bem vindos, que façamos valer as palavras do Caboclo das 7 Encruzilhadas “com que sabe mais aprenderemos, à quem sabe menos ensinaremos e a nenhum viraremos às costas e a nenhum diremos não. Pois esta é a vontade do Pai.

Com gratidão, Júlia Pereira – jornalista e redatora Blog Umbanda EAD, escreve também para o JUS – Jornal de Umbanda Sagrada