Lançamento Exu Não é Diabo na Livraria Cultura, Av. Paulista, Conjunto Nacional

Nesta terça, 28, Pai Alexandre Cumino fará palestra, seguida de sessão de autógrafos no lançamento do livro Exu não é Diabo, na Livraria Cultura da Av. Paulista no Conjunto Nacional.

[blockquote author=”Alexandre Cumino” link=”” target=”_blank”]Será dar a palestra de lançamento do livro “EXU não é DIABO” na Livraria Cultura da Av Paulista no Conjunto Nacional? Eu falei isso para o querido amigo Wagner Veneziani, Editor da Ed Madras. E ele me respondeu: _ Cumino, nós vamos conseguir isso pra você! Não é fácil entrar na Livraria Cultura, mas nós vamos lotar a Cultura de leitores e eles vão ver o quanto o nosso trabalho com a Umbanda é importante para muita gente!!![/blockquote]

A orientação é para dispensar o branco, habitual do uso no terreiro e ir de trajes comuns. Assim, quem olhar a volta perceberá que há um público, que se interessa por literatura umbandista, assim como qualquer outra obra.

Assista Também: Por que há terreiros que não aceitam Exu?

EXU MOSTROU SUA FORÇA NA MAIOR FEIRA DE LIVROS DO BRASIL

Por Hédio Silva Jr.

No mesmo dia 9 de agosto em que o Supremo Tribunal Federal julgava um recurso sobre abate religioso, a maior feira de livros do Brasil, a Bienal do Livro de São Paulo, dobrava-se aos poderes de Exu.

Sediada no Anhembi, a Bienal do Livro investiu 32 milhões de reais, reuniu 300 escritores nacionais e estrangeiros e foi visitada por 700 mil pessoas, das quais 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas.

Nesse grandioso cenário, palco do conhecimento, da literatura e da cultura, Exu surpreendeu a todos com uma demonstração de força e poder: o livro “Exu não é diabo”, de Alexandre Cumino, foi um dos mais vendidos da Bienal e foi o campeão de vendas da Editora Madras.
Neto de negros, casado com uma mulher negra e Sacerdote Umbandista, Alexandre Cumino é um afrodescendente que alcançou sucesso como escritor, formador de opinião e incansável guerreiro da luta contra a intolerância religiosa.
Há alguns anos atrás um livro com esse título sequer entraria na Bienal, dominada historicamente pela elite dos escritores e pensadores brasileiros e estrangeiros.
Mas eis que Exu, Orixá da comunicação, resolveu lembrar-nos que o conhecimento é sim uma importante arma na luta pela afirmação e empoderamento das religiões afro-brasileiras.

Leia Também: Quem não é da Umbanda também tem um Exu que lhe guarda?

A impressionante aceitação do livro de Cumino é mais do que um feito literário e cultural: é um ato revolucionário, que rompe com a ideia de que nossa religião deve permanecer nas margens da sociedade.

Uma religião com a história de resistência do Candomblé e da Umbanda deve estar no centro das atenções, nos holofotes da sociedade, da literatura, do Judiciário e do Executivo, e não somente na culinária, na música e no cotidiano.

Na condição de escritor e formador de opinião, Cumino travou na Bienal a mesma batalha que o Povo de Axé travou nas ruas do país e na Praça dos Três Poderes no dia 9 de agosto: a luta por respeito e pela dignidade das religiões afro-brasileiras.

No próximo dia 28 de agosto, às 19 h., o livro “Exu não é diabo” será lançado na imponente Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, n. 2073.

Todos(as) devemos colaborar para que esse lançamento seja mais uma demonstração de poder e força das nossas divindades, da nossa cultura e do nosso povo!!!

HÉDIO SILVA JR., Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP, ex-Secretário da Justiça do estado de São Paulo, é Advogado das Religiões Afro- brasileiras no Supremo Tribunal Federal

Redação Blog Umbanda EAD

CURSO EXU: Aprenda a Se Relacionar com Exu e Entenda porque Dizem Que Ele é um Espírito De Moral Duvidosa, Clique Aqui! 

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade