Confira os congás da turma 18 de Teologia de Umbanda – A Jornada
2 de julho de 2018
Encontro Turma 01 de Iniciação à Magia aconteceu neste domingo
17 de setembro de 2018
Exibir tudo

Lançamento Exu Não é Diabo na Livraria Cultura, Av. Paulista, Conjunto Nacional

Nesta terça, 28, Pai Alexandre Cumino fará palestra, seguida de sessão de autógrafos no lançamento do livro Exu não é Diabo, na Livraria Cultura da Av. Paulista no Conjunto Nacional.

Será dar a palestra de lançamento do livro “EXU não é DIABO” na Livraria Cultura da Av Paulista no Conjunto Nacional? Eu falei isso para o querido amigo Wagner Veneziani, Editor da Ed Madras. E ele me respondeu: _ Cumino, nós vamos conseguir isso pra você! Não é fácil entrar na Livraria Cultura, mas nós vamos lotar a Cultura de leitores e eles vão ver o quanto o nosso trabalho com a Umbanda é importante para muita gente!!!

Alexandre Cumino

A orientação é para dispensar o branco, habitual do uso no terreiro e ir de trajes comuns. Assim, quem olhar a volta perceberá que há um público, que se interessa por literatura umbandista, assim como qualquer outra obra.

EXU MOSTROU SUA FORÇA NA MAIOR FEIRA DE LIVROS DO BRASIL

Por Hédio Silva Jr.

No mesmo dia 9 de agosto em que o Supremo Tribunal Federal julgava um recurso sobre abate religioso, a maior feira de livros do Brasil, a Bienal do Livro de São Paulo, dobrava-se aos poderes de Exu.

Sediada no Anhembi, a Bienal do Livro investiu 32 milhões de reais, reuniu 300 escritores nacionais e estrangeiros e foi visitada por 700 mil pessoas, das quais 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas.

Nesse grandioso cenário, palco do conhecimento, da literatura e da cultura, Exu surpreendeu a todos com uma demonstração de força e poder: o livro “Exu não é diabo”, de Alexandre Cumino, foi um dos mais vendidos da Bienal e foi o campeão de vendas da Editora Madras.
Neto de negros, casado com uma mulher negra e Sacerdote Umbandista, Alexandre Cumino é um afrodescendente que alcançou sucesso como escritor, formador de opinião e incansável guerreiro da luta contra a intolerância religiosa.
Há alguns anos atrás um livro com esse título sequer entraria na Bienal, dominada historicamente pela elite dos escritores e pensadores brasileiros e estrangeiros.
Mas eis que Exu, Orixá da comunicação, resolveu lembrar-nos que o conhecimento é sim uma importante arma na luta pela afirmação e empoderamento das religiões afro-brasileiras.

A impressionante aceitação do livro de Cumino é mais do que um feito literário e cultural: é um ato revolucionário, que rompe com a ideia de que nossa religião deve permanecer nas margens da sociedade.

Uma religião com a história de resistência do Candomblé e da Umbanda deve estar no centro das atenções, nos holofotes da sociedade, da literatura, do Judiciário e do Executivo, e não somente na culinária, na música e no cotidiano.

Na condição de escritor e formador de opinião, Cumino travou na Bienal a mesma batalha que o Povo de Axé travou nas ruas do país e na Praça dos Três Poderes no dia 9 de agosto: a luta por respeito e pela dignidade das religiões afro-brasileiras.

No próximo dia 28 de agosto, às 19 h., o livro “Exu não é diabo” será lançado na imponente Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, n. 2073.

Todos(as) devemos colaborar para que esse lançamento seja mais uma demonstração de poder e força das nossas divindades, da nossa cultura e do nosso povo!!!

HÉDIO SILVA JR., Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP, ex-Secretário da Justiça do estado de São Paulo, é Advogado das Religiões Afro- brasileiras no Supremo Tribunal Federal

 

Redação Blog Umbanda EAD

1 Comentário

  1. Vera l O Cumino disse:

    Alexandre isto tudo se deve a sua dedicação ,entrega a tudo q faz.
    Exu não é Diabo já é um sucesso em vendas .Pesquisa incrível!!!
    É o reconhecimento de tantos anos q Exu merecia ,é o conhecimento do desconhecido “Diabo”
    Gratidão à vc ao Wagner q permitiram este esclarecimento .
    Te abençoo.
    Parabéns !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
Escolha fazer parte do grupo de leitores e descadastre-se quando quiser. Axé!
close-link