Quem não é da Umbanda também tem um Exu que lhe guarda?

Exu Natural, Exu de Trabalho e Exu Guardião. Entenda..

A obra “Livro de Exu – O mistério Revelado” de Rubens Saraceni mostra muitos pontos importantes sobre a atuação da esquerda em nossa vida e como esse mistério está presente em todas as nossas relações.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PACOTE ENCRUZA

Para isso, destacamos três asserções do livro:

  • Exu Natural está relacionado ao Orixá de Frente
  • Exu de Trabalho está relacionado ao Orixá Adjuntó
  • Exu Guardião está relacionado ao Orixá Ancestral
A relação de Exu com médiuns e não médiuns

A narrativa de Pai Rubens Saraceni também explica essas correlações dos “tipos” (campos de ação) de Exus com os Orixás e com as pessoas sejam elas médiuns ou não,

Todas pessoas têm à sua esquerda um Exu Natural que atua no sentido de vitalizá-las.

Mestre Rubens Saraceni

Falando isso o autor propõe que independente de quem seja ou a qual crença pertença esse Exu Natural sempre se fará presente na vida das pessoas, pois isso integra o que nós chamamos de Lei Maior, que tem como objetivo a evolução dos seres.

Portanto, esse Exu pode atuar vitalizando as pessoas que evoluem de forma correta e agir desvitalizando-as quando essas tenderem para uma ordem mais negativa. Esses Exus não incorporam e atuam de forma mais sutil em relação aos outros.

Nos médiuns agem por meio da relação que o médium matem com o seu Exu de incorporação e nos não médiuns atuam por meio das pessoas que fazem parte do ciclo social da encarnação dela (por isso ele correlaciona-se com o Orixá de frente). Esses Exus normalmente não se revelam e evitam aos máximo sua exposição.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PACOTE ENCRUZA

Já os Exus de trabalho ou Exus de Lei são as entidades regidas pelo Mistério Exu ou Orixá Exu e são eles que nós vemos incorporados nos médiuns dentro dos terreiros.

Essa classe de Exus apenas os médiuns “possuem” leia-se acompanha-nos, e a sua atuação compreende a identificação cármica do consulente.

Esse Exu age então identificando o “problema” da pessoa e orientando ela a quais medidas tomar para extirpar esses transtornos. Essa entidade também está relacionada ao Orixá Adjuntó do médium, que tem como “função” refrear seus instintos equilibrando seu emocional com o mistério do Orixá de frente.

Por isso, é comum vermos esses Exus falando afundo sobre nossa postura e (no campo magístico) instruindo sobre qual oferenda ou rito precisamos realizar para determinada entidade ou Orixá para nos harmonizarmos com o problema enfrentado.

Já os Exus Guardiões são os regentes planetários que velam pela paz e harmonia de todos, sejam eles seres de Luz, de Trevas ou humanos. Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta.

Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Pai Rubens Saraceni

 

Tudo o que foi falado aqui circunda o Mistério de Exu ou Orixá Exu e faz parte do conteúdo do Estudo Exu – O Guardião da Luz, ministrado por Pai Alexandre Cumino na plataforma Umbanda EAD.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PACOTE ENCRUZA: Exu – O Guardião da Luz + Pombagira + Exu-Mirim 

 

O texto foi escrito levando em consideração também os apontamentos de Pai Rubens Saraceni no livro “Livro de Exu – O Mistério Revelado“, nada disso busca findar ou estabelecer uma regra sobre a sua concepção sobre Exu, mas sim, mostrar um pouco do que nós temos de conceituação sobre o fundamento de Exu.

 


[polldaddy poll=9845522]

[polldaddy poll=9845520]

 

Texto:

Júlia Pereira

 

Imagem:

Natalya Osowiec

Cursos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade