Desenvolvimento mediúnico na Umbanda e a Iniciação no Candomblé

O artigo “Desenvolvimento mediúnico na Umbanda e a Iniciação no Candomblé” é a PARTE 03 do RESUMO da Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.
Leia a segunda parte aqui

A maneira que os médiuns são preparados na Umbanda e no Candomblé são diferentes e possuem suas características únicas. 

Neste artigo, vamos falar sobre o desenvolvimento mediúnico na Umbanda e como é o processo de Iniciação no Candomblé.

Desenvolvimento Mediúnico na Umbanda

O processo de desenvolvimento mediúnico na Umbanda é fundamental para os médiuns que desejam incorporar entidades espirituais durante os rituais. Nesse processo, os médiuns aprendem a se conectar com as entidades, desenvolvendo a sensibilidade e a receptividade possível para a incorporação.

Cada terreiro estabelece seus métodos para afloram a mediunidade de incorporação, dentre eles estão as rotinas de banho de ervas, firmezas com velas, oferendas, preceitos com abstenção de ingestão de carnes, bebidas alcoólicas e etc.

Normalmente há encontros quinzenais ou semanais no terreiro para que os médiuns novatos participem de uma gira internas com o obejtivo de estreitar o relacionamento com suas entidades e criar intimidade. Desta forma a conexão vai se fortalecer e a incorporação pode acontecer com mais facilidade.

Outros Cargos

Uma possibilidade de atuação para as pessoas que fazem parte de uma comunidade religiosa de terreiro é a cambonagem, que consiste em auxiliar as entidades incorporadas durante as giras. Os cambones são responsáveis ​​por ajudar as entidades no atendimento aos consulentes, organizando a fila, preparando o ambiente e auxiliando no que for necessário.

Além da cambonagem, há também outros cargos como ogãs, que são responsáveis ​​pela música, que dentro da religião é chamado de ponto cantado, são eles que dão o ritmo durante as giras. Os ogãs tocam os atabaques, instrumentos musicais típicos da Umbanda, e acompanham os cânticos, criando uma atmosfera propícia para as incorporações.

Iniciação no Candomblé

Já no Candomblé, a iniciação é realizada por meio de um recolhimento em um quarto chamado camarinha, onde o iniciante passa por rituais específicos, como a raspagem do cabelo e oferendas. Esse processo de iniciação está relacionado à conexão com os Orixás e à entrada para a comunidade religiosa.

Um dos aspectos importantes na iniciação no Candomblé é o jogo de búzios, realizado pelo sacerdote ou sacerdotisa, que utiliza os búzios como instrumento de comunicação com os Orixás. Através do jogo de búzios, é possível determinar se o indivíduo deve ser iniciado na religião e qual caminho seguir dentro da mesma.

No Candomblé o jogo de búzios é uma forma de consulta espiritual que permite obter orientações e conselhos das divindades, auxiliando no processo de iniciação. É um momento importante para receber direcionamentos e entender o propósito espiritual na religião.

Conexões entre Umbanda e Candomblé

Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, a iniciação e o desenvolvimento mediúnico são processos fundamentais para aqueles que manifestam, seja Entidades que é o caso da Umbanda, como os Orixás no Candomblé.

Esta é a PARTE 3 do resumo da 3ª aula do Evento Online Teologia de Umbanda. Veja aqui a parte 2, onde explicamos sobre Como são os rituais na Umbanda e no Candomblé.

Assista a Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda: Umbanda e Candomblé


Por Alexândre Cumino
Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Inscreva-se para a turma 27 de Teologia de Umbanda!Add Botão

Alexândre Cumino

Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade