Umbanda e Candomblé: Diferenças e Semelhanças

O artigo “Umbanda e Candomblé: Diferenças e Semelhanças entre as Religiões Afro-Brasileira” é a PARTE 01 do RESUMO da Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Umbanda: Uma Religião Brasileira

A Umbanda é uma religião brasileira que possui influências africanas, indígenas e europeias. Essa mistura de culturas deu origem a uma religião única e genuinamente brasileira. 

Na Umbanda, é comum a prática de incorporação de entidades espirituais durante os rituais. Essas entidades são espíritos humanos reencarnantes, e através da incorporação, podem transmitir mensagens de orientação, cura e consolo aos consulentes. É por isso que o passe e a consulta são aspectos tão importantes dentro da religião.

A Umbanda possui uma ampla variedade de implicações e práticas, que podem variar de acordo com o terreiro e a região do país. No entanto, existem algumas características comuns em todas as vertentes da Umbanda.

As variações:
  • A Umbanda cultua as forças da natureza e se relaciona com os Orixás, entendendo-os como essas forças divinas;
  • Os Orixás representam diferentes aspectos da natureza e da vida humana, como amor, sabedoria, humanidades, entre outros;
  • A Umbanda divide os Orixás em sete linhas, cada uma representando um aspecto específico da vida e da espiritualidade;
  • Os rituais de Umbanda geralmente acontecem em um terreiro, onde há um altar com imagens e símbolos sagrados, e uma tronqueira, onde estão as entidades Exu e Pombagira, responsáveis ​​pela descarga energética do meio ambiente;
  • Os médiuns de Umbanda passam por um processo de desenvolvimento mediúnico, no qual incorporam entidades espirituais. Após esse desenvolvimento, eles podem participar das giras, onde ocorrerem as incorporações e as consultas;
  • Além dos Orixás, a Umbanda também cultua outras entidades espirituais, como Caboclos, Pretos Velhos, Boiadeiros, entre outros.

A Umbanda é uma religião rica em tradições, rituais e ensinamentos. Ela busca promover o equilíbrio, a harmonia e o desenvolvimento espiritual de seus praticantes, oferecendo orientação e ajuda espiritual através das entidades incorporadas.

Se você está interessado em conhecer mais sobre a Umbanda, recomendo que visite um terreiro e participe de uma gira, onde poderá vivenciar de perto toda a magia e a espiritualidade dessa religião brasileira.

Leia também: Quantos Orixás existem?

Candomblé: Uma Religião Afro-Brasileira

O Candomblé é uma religião afro-brasileira que resgata a cultura africana e a religiosidade ancestral negra. É uma tradição que busca preservar as raízes africanas e manter viva a conexão com os Orixás, divindades da natureza.

Existem diferentes vertentes do Candomblé, mas a maioria delas tem foco na cultura Nagô Yorubá, originária da região onde hoje se encontra a Nigéria.

No Candomblé, os rituais e os cânticos são realizados em línguas africanas, como o Yorubá, criando um ambiente de resgate e celebração da cultura africana.

Uma das principais diferenças entre o Candomblé e a Umbanda está na forma de cultivar os Orixás.

Enquanto na Umbanda há uma prática de incorporação de entidades espirituais, no Candomblé, os Orixás manifestam-se “de dentro pra fora” e dançam suas coreografias específicas. Não há consulta durante a incorporação dos Orixás, normalmente a consulta dessa religião se dá por meio do jogo de búzios.

Além disso, no Candomblé há um ritual específico para alimentação dos Orixás, onde são oferecidos alimentos e bebidas sagradas às divindades.

Essas oferendas são consideradas uma forma de conexão e comunicação com os Orixás, e são realizadas de maneira ritualística e sagrada.

O ritual de dança é uma das principais características do Candomblé. Durante as festas e cerimônias, os Orixás dançam em movimentos específicos, representando as características e energias de cada um. Essa dança é acompanhada pelo som dos atabaques e cânticos, criando uma atmosfera sagrada. 

Variações e Semelhanças entre Umbanda e Candomblé

Existem variações da Umbanda, ao qual chamamos de “vertentes” cada uma com suas características específicas. Algumas dessas vertentes incluem Umbanda Omolocô, Umbanda Trançada, Umbanda Mista e Umbanda de Almas de Angola.

Cada uma dessas vertentes tem suas próprias práticas e implicações, o que faz com que a Umbanda seja uma religião rica e diversificada.

É interessante notar que existem algumas relações mais próximas entre determinadas vertentes da Umbanda e do Candomblé. Por exemplo, a Umbanda Angola tem influências diretas do Candomblé de Angola, assim como a Umbanda Omolocô possui influências do Candomblé de Keto. Essas semelhanças podem ser percebidas nas práticas rituais e nos cultos aos Orixás.

Apesar das diferenças, também existem várias semelhanças entre a Umbanda e o Candomblé. Ambas as religiões cultuam os Orixás e confirmam a importância das forças da natureza. Além disso, as duas religiões enfatizam a importância do estudo e compreensão dos fundamentos para um melhor entendimento espiritual.

É fundamental destacar a importância do respeito às diferenças e da valorização das raízes culturais de cada religião. Tanto a Umbanda quanto o Candomblé são expressões religiosas afro-brasileiras que possuem tradições e formas de culto próprias.

É essencial que os praticantes e estudiosos dessas religiões tenham um olhar aberto e respeitoso, buscando entender e valorizar as particularidades de cada uma delas.

Este artigo é o RESUMO da Aula 03: “Umbanda e Candomblé?” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino. Veja aqui a parte 2, onde explico sobre a estrutura e rituais na Umbanda e Candomblé.

Assista a Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda: Umbanda e Candomblé

Por Alexândre Cumino
Copidesque: Maria Eduarda Decourt
Imagem: Imagem gerada por Inteligência Artificial
Fonte de Pesquisa: Aula “Todos têm Guias de Umbanda?” do Evento Teologia de Umbanda de Março de 2024 de Alexandre Cumino (Disponível em: https://youtu.be/c1vfJj0f08w)

Alexândre Cumino

Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade