Quantos Orixás existem?

O artigo “Quantos Orixás existem?” é o RESUMO da Aula 01: “O que é Orixá? Quantos Orixás existem?” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Ao pesquisar sobre os Orixás na internet, é comum encontrar muitas informações que nem sempre concordam entre si. Isso pode gerar dúvidas e deixar as pessoas um pouco confusas, sem entender exatamente o que são os Orixás e qual a sua importância na Umbanda.

Existem muitas dúvidas comuns sobre os Orixás, como quantos existem, por que alguns Terreiros cultuam mais do que outros e se os Orixás são considerados Deuses do Candomblé ou da Umbanda. Essas dúvidas são verdadeiramente importantes de serem esclarecidas e é isso que vamos nos aprofundar neste artigo.

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Origem e Culto dos Orixás

Para compreender o que são os Orixás, primeiro é preciso conhecer a sua origem. O culto dessas Divindades tem início no continente africano, mais especificamente na cultura Nagô-Iorubá. Essa cultura é predominante em uma região da África, conhecida como Iorubalândia, que inclui partes da Nigéria, de Togo e do Benim.

O culto aos Orixás em países da África é diferente do culto no Brasil. Cada região possui suas próprias tradições e formas de se relacionar com essas Divindades, conforme o local que ocupa, podendo haver uma diferença até mesmo no próprio país. No Brasil, por exemplo, é possível ver uma diferença em cada estado ou até mesmo de Terreiro para Terreiro.

Diferença entre Orixá e Entidade na Umbanda 

Na Umbanda é possível ver culto aos Orixás em determinadas giras. Porém, é importante entendermos a diferença entre Orixá e Entidade dentro da religião.

As Entidades são espíritos humanos reencarnantes que incorporam durante os rituais, conhecidos como Caboclo, Preto Velho, Exu, Pombagira, Boiadeiro, Marinheiro, Malandro, Cigano, Baiano, etc. Tem como “missão” de oferecer conselhos, orientações, descarregar energias negativas e dar passe no atendimento nas giras.

Por outro lado, os Orixás são entendidos como manifestações das qualidades de Deus e forças da natureza. Diferente das Entidades, quando incorporam, não se comunicam por meio da fala, mas trazem o seu axé para o ambiente.

“Quando eu penso nos Orixás, eu estou pensando em individualizações do Criador.”

Alexândre Cumino

As 7 Linhas de Umbanda

1ª Linha de Umbanda – Trono da Fé

Oxalá é a forma masculina e Logunan é a forma feminina da representação da fé e religiosidade de Deus.
Oxalá está em todas as coisas, pois é o próprio espaço onde as coisas acontecem e se manifestam. Já Logunan é o tempo. Juntos formam a base de toda a criação.

OXALÁ
Saudação: Epa Babá!
Cor da vela: Branco
Ponto de força: Campo aberto
Características: Traz a paz, tranquilidade e harmonia.

LOGUNÃ
Saudação: Olha o tempo, minha mãe!
Cor da vela: Branco e cinza
Ponto de força: Campo aberto
Características: Traz a religiosidade.

2ª Linha de Umbanda – Trono do Amor

Oxum e Oxumaré representam o amor de Deus.

Oxum traz as qualidades do amor incondicional em nossas vidas. Já Oxumaré é o Orixá que da cor ao mundo, em uma metáfora podemos dizer que o mundo é colorido por conta dele. É também o Orixá da alegria, renovação. Quando estamos felizes e amando, o mundo se torna mais colorido.

Juntos trabalham na maneira em que nos relacionamos com as pessoas, por isso, consideramos que são esses Orixás que dão sentido na vida.

OXUM
Saudação: Ora ie iê ô
Cor da vela: Rosa ou Amarela ou Dourada
Ponto de força: Cachoeiras
Características: Intuitivas, determinadas e serenas.

OXUMARÉ
Saudação: Arroboboi
Cor da vela: Azul Turquesa ou Azul Royal ou Coloridas
Ponto de força: Cachoeiras
Características: Divertidos, otimistas e espontâneos.

3ª Linha de Umbanda – Trono do Conhecimento

Oxóssi e Obá representam o conhecimento de Deus.

Oxóssi é o senhor das matas, o caçador que traz a fartura e nos ajuda a buscar tudo que precisamos, seja conhecimento, alimento, cultura… Sua forças é expansora e multiplicadora.

Obá, é uma Orixá pouco conhecida. Considerada, senhora da terra e do conhecimento, é Obá a responsável por nos dar objetivo e foco, com sua força concentradora.

OXÓSSI
Saudação: Okê Arô
Cor da vela: Verde
Ponto de força: Matas
Características: Expansivo e estrategista.

OBÁ
Saudação: Akiro Obá Yê!
Cor da vela: Magenta ou Vermelha
Ponto de força: Beira das matas e Áreas Terrosas
Características: Determinada e focada.

4ª Linha de Umbanda – Trono da Justiça

Xangô e Egunitá/Oroiná representam a justiça de Deus. Linha do equilíbrio e da racionalidade.

Xangô é o rei da justiça divina e se faz presente quando não julgamos o outro. Por isso, entendemos que Xangô nos ajuda no equilíbrio e na busca pela razão.

Enquanto Oroiná/Egunitá, pouco conhecida também, é a senhora do fogo, purificadora de pessoas e ambientes.

XÂNGO
Saudação: Kaô Kabecilê
Cor da vela: Vermelha ou Marrom
Ponto de força: Pedreiras e montes
Características: Traz o equilíbrio, são justos e ajudam a encontrar a razão.

EGUNITÁ/OROINÁ
Saudação: Kali Yê, minha Mãe!
Cor da vela: Laranja
Ponto de força: Pedreiras
Características: Traz a purificação e são determinadas.

5ª Linha de Umbanda – Trono da Lei

Ogum e Iansã representam a Lei divina de Deus.

Ogum abre o caminho e Iansã ajuda a encontrar as direções em nossas vidas. Para que Ogum abra o caminho, é importante saber onde quer chegar, e então é nesse momento que pedimos direcionamento à Iansã. Juntos nos dão direcionamento e trazem lei e ordem em nossas vidas.

OGUM
Saudação: Patakori Ogum/Ogum Yê!
Cor da vela: Azul Escuro ou Vermelho
Ponto de força: Caminhos
Características: Fortes, enérgicos e corajosos.

IANSÃ
Saudação: Eparrei!
Cor da vela: Amarela
Ponto de força: Bambuzais
Características: Fortes, Destemidas e Determinadas.

6ª Linha de Umbanda – Trono da Evolução

Obaluayê e Nanã Buroquê representam a evolução em toda criação.

Obaluayê é Orixá da cura e ensina a entender o porquê de passarmos por certas dificuldades. Os dois Nanã Buroquê e Obaluayê são conhecidos por serem anciões. Orixás da sabedoria, da calma, tranquilidade e da cura, ajudam nas mudanças de fases na vida.

OBALUAYÊ
Saudação: Atotô
Cor da vela: Branca ou Violeta
Ponto de força: Cemitério
Características: Imaginativos, elegantes e generosos.

NANÃ BUROQUÊ
Saudação: Saluba Nanã
Cor da vela: Lilás
Ponto de força: Lagos e Águas Pantanosas
Características: Benevolentes, conselheiras e reservadas.

7ª Linha de Umbanda – Trono da Geração

Iemanjá e Omolu representam toda geração de Deus.

Iemanjá é conhecida como grande mãe, rainha do mar. Seu ponto de força é a água, e podemos ver sua grandiosidade e importância, quando vemos que pelo 70% do corpo humano e do planeta Terra são compostos por água. Enquanto Iemanjá representa a geração da vida, Omolu representa o fim dos ciclos.

IEMANJÁ
Saudação: Odoyá/Odocyabá
Cor da vela: Azul Clara
Ponto de força: Beira-mar
Características: Maternais, amorosas e vigorosas.

OMOLU
Saudação: Atotô
Cor da vela: Branca, Vermelha e Preta ou Roxa
Ponto de força: Cemitério
Características: Reservados, sinceros e diretos.

Em alguns lugares, Omolu e Obaluayê são cultuados como um só Orixá, contudo, aqui cultuamos como dois Orixás distintos. Sendo um deles na linha da evolução (Obaluayê) e outro na linha da geração (Omolu).

Além dos 14 Orixás que estão na 7 linhas da Umbanda, existem muitos outros Orixás e a forma de cultuá-los pode mudar conforme o local que ocupam. Este resumo, assim como a aula é apenas uma breve explicação do que é ensinado em Teologia de Umbanda, onde Alexândre Cumino aprofunda no assunto e nos ensina a criar uma proximidade maior com eles.

Este artigo é o RESUMO da Aula 01: “O que é Orixá? Quantos Orixás existem?” do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.

Por Alexândre Cumino
Copidesque: Maria Eduarda Decourt
Imagem: Imagem gerada por Inteligência Artificial
Fonte de Pesquisa: Aula “O que é Orixá? Quantos Orixás existem?” do Evento Teologia de Umbanda de Março de 2024 apresentada com Alexandre Cumino (Disponível em: https://youtu.be/RvXutodUyM0?si=O_GZzpfYqIJ-vyfw)

Alexândre Cumino

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