Como são os rituais na Umbanda e no Candomblé

O artigo “Como são os rituais na Umbanda e no Candomblé” é a PARTE 02 do RESUMO da Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.
Leia a primeira parte aqui

Rituais na Umbanda

A Umbanda possui uma estrutura e uma série de rituais que são fundamentais para a prática da religião. Neste tópico, abordarei alguns aspectos importantes da estrutura e dos rituais na Umbanda.

O terreiro de Umbanda é o local onde as giras, que é um dos principais rituais da Umbanda, acontecem. Geralmente, ele é dividido em três espaços principais: o altar, a tronqueira e o espaço dos consulentes.

O altar é o local sagrado onde estão assentadas as imagens dos Orixás e outros símbolos da Umbanda. É nele que são feitas as oferendas e onde os médiuns incorporam as entidades espirituais durante as giras. O altar também representa a ligação entre o plano espiritual e o plano material, sendo um local sagrado de culto e devoção.

A tronqueira, por sua vez, tem a função de estabelecer um equilíbrio energético no terreiro. Ao firmar entidades como Exu e Pombagira, ela absorve e neutraliza energias negativas, promovendo a purificação do ambiente e a proteção espiritual dos frequentadores do terreiro.

A energia positiva é canalizada através do altar, que irradia luz, amor e energia divina, promovendo um ambiente de harmonia e equilíbrio espiritual. Já a energia negativa é absorvida e neutralizada pela tronqueira, evitando que ela se espalhe pelo terreiro e afete os frequentadores.

O espaço dos consulentes é onde as pessoas que buscam orientação ou ajuda espiritual participam das giras e recebem passe e consulta das entidades incorporadas pelos médiuns.

Explicação da dinâmica das giras de Umbanda

As giras de Umbanda são as cerimônias realizadas nos terreiros, onde ocorrem as incorporações das entidades espirituais pelos médiuns. Durante as giras, são realizados rituais de reza, defumação, chamada de linhas de entidades e consultas espirituais.

A dinâmica das giras variam de terreiro para terreiro, mas geralmente seguem uma sequência de rituais. Primeiro, é feita a abertura da gira, com a reza e a defumação para purificar o ambiente. Em seguida, são chamadas as linhas de entidades, como os caboclos, pretos velhos, boiadeiros, entre outros, que irão incorporar nos médiuns.

Após a chamada das linhas de entidades, inicia-se o trabalho de passe e consulta espiritual. Os consulentes são atendidos pelos médiuns incorporados, que passam orientações, conselhos e realizam tratamentos espirituais de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Passe, consulte e a relação com as forças da natureza

Uma das principais práticas da Umbanda é o passe, que é a transmissão de energias, magias e forças positivas e curativas através da imposição de mãos dos médiuns. Durante o passe, as entidades espirituais utilizam a energia vital para promover o equilíbrio e a cura dos consulentes.

A consulta espiritual é o momento em que os consulentes têm a oportunidade de receber orientações e conselhos das entidades incorporadas pelos médiuns. Essas entidades possuem um conhecimento espiritual profundo e podem oferecer ajuda para os consulentes.

A Umbanda cultua as forças da natureza e se relaciona com os Orixás, entendendo-os como essas forças divinas. Os rituais e as práticas da Umbanda buscam estar em harmonia com as energias da natureza, utilizando elementos como água, fogo, terra e ar para promover a cura e o desenvolvimento espiritual.

Rituais no Candomblé

O Candomblé, sendo uma religião afro-brasileira, possui uma série de rituais que são fundamentais para a prática da religião. Nesta seção, abordarei alguns aspectos importantes da estrutura e dos rituais no Candomblé.

O assentamento é uma parte central do barracão, onde ocorrem os rituais no Candomblé. É um espaço sagrado que representa a presença dos Orixás e é composto por objetos simbólicos que representam cada divindade. Os assentamentos são adornados e mantidos com cuidado e respeito pelos membros da comunidade.

No Candomblé, a incorporação dos Orixás ocorre de forma diferente da Umbanda. Enquanto na Umbanda há uma prática de incorporação de entidades espirituais, no Candomblé os Orixás manifestam em seus filhos de santo e dançam em torno do assentamento. Essa dança é ritualística e representa as características de cada um.

Essas pessoas são preparadas para receber a energia e a sabedoria de cada divindade, e desempenham um papel fundamental nos rituais e nas cerimônias.

A chamada dos Orixás e comida 

No Candomblé, há um ritual específico para a chamada dos Orixás. Durante esse ritual, são feitas rezas, cantos e toques de atabaques para chamar a presença dos Orixás. Além disso, existe o ritual da comida dos Orixás, onde são oferecidos alimentos e bebidas sagradas às divindades. Essa alimentação é considerada uma forma de comunicação e conexão com os Orixás.

Orixás não falam e não dão consulta durante as manifestações no Candomblé. Eles se apresentam através da dança e da energia que transmitem aos participantes dos rituais. 

O artigo “Como são os rituais na Umbanda e no Candomblé” é a PARTE 02 do RESUMO da Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda com Alexândre Cumino.
Leia a primeira parte aqui

Assista a Aula 03 do Evento Teologia de Umbanda: Umbanda e Candomblé

Por Alexândre Cumino
Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Alexândre Cumino

Copidesque: Maria Eduarda Decourt

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade