“Cristais para Orixás e Entidades” é a ÚLTIMA PARTE do resumo da Aula 04: “Preto Velho: cura e acolhimento” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.
Na hora de ritualizar e se conectar com os Orixás e Entidades, surgem muitas dúvidas na cabeça dos umbandistas. Quando fazer uma firmeza? Qual tipo de ervas usar? Qualquer pessoa pode fazer uma oferenda? Pode acender vela para as Entidades? Posso fazer rituais de conexão para todos os Orixás?
Fato é que todas as pessoas podem se conectar com as Entidades e os nosso Pais e Mães Orixás. Desde que se faça com respeito e amor, tudo é permitido na Umbanda. Por isso, neste artigo vamos explicar quais os Cristais que vibram na frequência dos Guias e Orixás de Umbanda e que você poderá agregar nas suas práticas!
Por conta da sua forma cristalina, esta pedra é um dos agentes mais poderosos de cura e amplificadores de energia. O quartzo verde, abre e estabiliza o chakra do coração. Além disso, transmuta a energia negativa e inspira a criatividade.
Essa pedra tem um forte poder de cura e purificação, além de aguçar a percepção espiritual e trazer o equilíbrio nos altos e baixos. Ademais, facilita o processo de tomada de decisões, trazendo bom senso e ideias do plano espiritual, possibilitando que elas sejam colocadas em prática. Além disso, a turmalina negra e o quartzo branco são outras pedras que também vibram a energias dos anciãos de Umbanda.
Como dito anteriormente, essas pedras são especialistas em curar e amplificar energias. Na cor rosa, repele suavemente as energias negativas e as substituem por energias de amor. Enquanto o quartzo azul, acalma a mente, promove a clareza mental, ajuda a entender a natureza espiritual e a passar por transformações.
Primeiramente, esta é uma pedra muito poderosa. Promove vigor, constância e resistência e por outro lado, pode ser usada para curar velhas feridas. Além disso, a ônix negra capta as energias universais necessárias para o propósito empregado. Para Exus também veremos o uso da turmalina negra e da mica preta.
Tem a capacidade de trazer à luz as falhas da humanindade e, ao mesmo tempo, estimula o amor incondicional e a aceitação. É uma pedra refletora, que nos permite reconhecer as nossas projeções. Além disso, a Ágata-de-fogo e a Granada são cristais que vibram na força das Moças de Umbanda.
Essa pedra aumenta o tato e a cooperação. Dessa forma, quando usada na meditação, ela nos liga à sabedoria interior profunda. Além disso, o quartzo branco combate a vitimização e a síndome de mártir.
É uma das pedras mais eficientes para aterrar e ancorar energias. Sem dúvida, o quartzo fumê, tem uma forte ligação com a terra e com os chakras da base. Por outro lado, combate pesadelos, ajuda na manifestação de sonhos e dissolve emoções negativas.
O quartzo rosa é a pedra do amor incondicional e da paz infinita, por isso repele suavemente a energia negativa e a substitui por vibrações de amor. Não só fortalece a empatia e a sensibilidade, mas também ajudar na aceitação de mudanças necessárias.
Esta pedra é uma combinação poderosa de ametista e citrino. Ela conecta o reino físico à consciência superior, por isso, facilita as viagens astrais. A ametrina acalma a mente e auxila no foco na meditação. Além disso, une as energias masculina e feminina. Ademais, a fluorita também é um cristal que vibra na frequência de Pai Oxumaré.
Graças a sua forma cristalina, esta pedra é um dos agentes mais poderosos de cura e amplificadores de energia. O quartzo verde abre e estabiliza o chakra do coração. Além disso, transmuta a energia negativa e inspira a criatividade.
O Jaspe madeira está ligado às energias da terra, sendo capaz de prover o equilíbio em todas as áreas da vida. Dá apoio e acolhimento durante os períodos de estresse, também fortalece a memória, além disso é uma excelente pedra de proteção pois repele a negatividade.
Essa pedra é uma importante aliada na regulação emocional, permite assim que as pessoas controlem melhor o que sente e se tornem mais práticas e equilibradas. Também auxilia na percepção dos ciclos, por isso pode ser usada para absorver excessos de funções e responsabilidades.
Tem uma ligação profunda com a terra, bem como a sua energia calmante causa uma sensação de segurança e proteção. Dessa forma, esta pedra tem uma forte função protetora, especialmente contra o mau-olhado. Além disso, traz a essência do fogo em movimento com grande poder realizador. Possui uma poderosa energia “devoradora”, que absorve todo o desequilíbrio.
Essa é uma pedra de ação energizante e regeneradora. Não só purifica e energiza os chakras, como equilibra a energia e traz serenidade e entusiasmo. Acredita-se que a granada é capaz de prever a aproximação do perigo. Por isso, também é considerada um talismã. Além disso, a sodalita também é uma pedra que tem a vibração do Orixá Guerreiro.
Esta pedra é carregada com a energia do sol, por isso ela aquece, revitaliza e é extremamente criativa. É um dos cristais que quase nunca precisam passar por uma limpeza. Ademais, absorve transmuta, dissipa e ancora a energia negativa, além de proteger o ambiente. Por fim, o citrino ensina como manifestar e atrair a riqueza e a prosperidade.
Essa pedra tem um forte poder de cura e purificação, ao mesmo tempo que aguça a percepção espiritual e traz o equilíbrio nos altos e baixos. Ademais, facilita o processo de tomada de decisões, trazendo bom senso e ideias do plano espiritual, possibilitando que elas sejam colocadas em prática. A turmalina negra e o quartzo branco são outras pedras que também vibram as energias de Pai Obaluayê.
A água-marinha é uma pedra de espiritualidade e de sensibilidade. Por isso, tem uma afinidade com pessoas sensitivas. Aliás, propicia clareza mental e elimina os pensamentos captados de outras pessoas.
Esta é uma pedra muito poderosa. Promove vigor, constância e resistência, além disso, pode ser usado para curar velhas feridas. Aliás, ônix negra capta as energias universais necessárias para o propósito empregado.
Este artigo é a ÚLTIMA PARTE do resumo da Aula 04: “Preto Velho: cura e acolhimento” da Semana Teologia de Umbanda com Alexandre Cumino.
Acesse a PRIMEIRA PARTE: Entidades de Umbanda: Entenda quem são
Texto: Sarah Gomes
Imagem: Umbanda EAD
Fontes de Pesquisa: