Ô.. Cosme e Damião, Daaamião cadê Doun?
27 de setembro de 2017
O fruto do ventre era "livre" todo o resto não
28 de setembro de 2017
Exibir tudo

Alexandre Cumino ministra palestra na USP sobre Processo de Cura na Umbanda

O Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade – ProSER do Instituto de Psiquiatria – IPq da FMUSP realizou nesta terça-feira (26/09) reunião que buscava debater sobre a relação existente entre espiritualidade e religiosidade no tratamento da saúde mental.

O objetivo do evento é reunir trabalhos expressivos acerca dessa temática, que contribuam para o crescimento e afunilamento dos estudos e pesquisas que consideram a crença particular de cada pessoa um importante fato a ser esmiuçado durante o tratamento psiquiátrico.

Na ocasião estiveram presentes diversos expoentes desse ramo de pesquisa já consagrados no ambiente acadêmico da medicina nacional, dentre eles o Coordenador do ProSER Prof. Dr. Frederico Camelo Leão e o vice presidente da Associação Espírita Médica, pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e professor de pós-graduação no IPq da FMUSP Dr. Mario Fernando Prieto Peres.

Mesmo levando em consideração as crenças individuais de cada usuário o proSER não tem como objetivo disseminar uma vertente religiosa, adotando em seus trabalhos uma postura cientificista e desvinculada de religiões em seu particular. Contudo, é ainda por meio do programa que a forma mais expressiva de assistência, estudo, pesquisa e geração de informações, acontece no cenário da psiquiatria e neurologia atual.

Dentre as metas do proSER estão a investigação do impacto da espiritualidade e religiosidade na saúde mental de pacientes do centro, a promoção de atividades terapêuticas que promovam o contato com a espiritualidade, assistência às necessidades e conflitos espirituais e religiosos e sua relação com a saúde mental, desenvolver pesquisas na interface saúde mental, espiritualidade e religiosidade e promover ensino a alunos, residentes e profissionais da área de saúde sobre a relação saúde e espiritualidade.

Representando a religião e à convite da psicóloga, umbandista e membra do ProSER Andreia Guimarães, o Sacerdote e escritor umbandista Alexandre Cumino proferiu palestra sobre o Processo de Cura na Umbanda onde elucidou as conjecturas existentes entre a crença umbandista e como isso é refletido e influencia fortemente na saúde mental de seus adeptos.

A forma como cada pessoa se relaciona consigo mesmo, seu autoconhecimento, a crença na cura espiritual em conjunto com a médica, a meditação dentre outras questões foram levantadas ao decorrer da exposição.

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra (dentre eles representantes de outras congregações religiosas) que durou cerca de 1h30m.

 

Texto:

Júlia Pereira

Imagem:

Andreia Guimarães

Link úteis:

ProSER

 


ACESSE ESTUDO SOBRE CANDOMBLÉ
www.umbandalogia.com.br/candomble

Estudo sobre o Candomblé, uma Tradição Africana.

QUEM NUNCA OUVIU: "Umbanda é uma derivação do Candomblé"?Pois é, o problema desta afirmativa é que revela uma grande ignorância sobre Umbanda e Candomblé por parte da pessoa e cria mais confusão e desinformação.Foi pensando em milhares de Umbandistas e leigos que gostariam de saber mais sobre o Candomblé por uma fonte segura e confiável que convidamos a Profª. Drª. Patricia Ricardo Globo a ministrar o curso CANDOMBLÉ na plataforma Umbanda EAD.Saiba mais sobre no link http://www.umbandalogia.com.br/candomble#estudemais #umbanda #umbandaead

Posted by Umbanda EAD on Wednesday, September 20, 2017

Cursos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

2 Comentários

  1. Helen disse:

    Vamos ter acesso a palestra do Cumino que ministrou na Usp?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.