Alexandre Cumino ministra palestra na USP sobre Processo de Cura na Umbanda

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra (dentre eles representantes de outras congregações religiosas) que durou cerca de 1h30m.

O Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade – ProSER do Instituto de Psiquiatria – IPq da FMUSP realizou nesta terça-feira (26/09) reunião que buscava debater sobre a relação existente entre espiritualidade e religiosidade no tratamento da saúde mental.

O objetivo do evento é reunir trabalhos expressivos acerca dessa temática, que contribuam para o crescimento e afunilamento dos estudos e pesquisas que consideram a crença particular de cada pessoa um importante fato a ser esmiuçado durante o tratamento psiquiátrico.

Na ocasião estiveram presentes diversos expoentes desse ramo de pesquisa já consagrados no ambiente acadêmico da medicina nacional, dentre eles o Coordenador do ProSER Prof. Dr. Frederico Camelo Leão e o vice presidente da Associação Espírita Médica, pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e professor de pós-graduação no IPq da FMUSP Dr. Mario Fernando Prieto Peres.

Mesmo levando em consideração as crenças individuais de cada usuário o proSER não tem como objetivo disseminar uma vertente religiosa, adotando em seus trabalhos uma postura cientificista e desvinculada de religiões em seu particular. Contudo, é ainda por meio do programa que a forma mais expressiva de assistência, estudo, pesquisa e geração de informações, acontece no cenário da psiquiatria e neurologia atual.

Dentre as metas do proSER estão a investigação do impacto da espiritualidade e religiosidade na saúde mental de pacientes do centro, a promoção de atividades terapêuticas que promovam o contato com a espiritualidade, assistência às necessidades e conflitos espirituais e religiosos e sua relação com a saúde mental, desenvolver pesquisas na interface saúde mental, espiritualidade e religiosidade e promover ensino a alunos, residentes e profissionais da área de saúde sobre a relação saúde e espiritualidade.

Representando a religião e à convite da psicóloga, umbandista e membra do ProSER Andreia Guimarães, o Sacerdote e escritor umbandista Alexandre Cumino proferiu palestra sobre o Processo de Cura na Umbanda onde elucidou as conjecturas existentes entre a crença umbandista e como isso é refletido e influencia fortemente na saúde mental de seus adeptos.

A forma como cada pessoa se relaciona consigo mesmo, seu autoconhecimento, a crença na cura espiritual em conjunto com a médica, a meditação dentre outras questões foram levantadas ao decorrer da exposição.

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra (dentre eles representantes de outras congregações religiosas) que durou cerca de 1h30m.

 

Texto:

Júlia Pereira

Imagem:

Andreia Guimarães

Link úteis:

ProSER

 


ACESSE ESTUDO SOBRE CANDOMBLÉ
www.umbandalogia.com.br/candomble

https://www.facebook.com/UmbandaEAD/videos/1602607713146931/

Cursos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Júlia Pereira

Acredito no poder da sabedoria ancestral da contação de histórias, como forma de cura, acolhimento e força. • Jornalista • Estrategista e Copywriter • Pós-graduada em Marketing, Branding e Growth • Estudante da EAD Ubuntu.

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade