5 fatos sobre Tranca Ruas que você ainda não sabia

1 – Tranca Ruas é pop

Tranca Ruas é a linhagem de Exu mais conhecida na cultura e manifestações religiosas brasileiras. Junto dessa denominação, cada um desses guardiões também apresenta um “sobrenome”, por exemplo sob a regência da falange Tranca Ruas, encontraremos Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Porteiras dentre outras inúmeras nomenclaturas.

Todos esses nomes designam o campo de atuação e Orixás pelo qual aquele espírito é regido. Pai Rodrigo Queiroz explica durante o estudo Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos, que só Tranca Ruas não existe e esse termo portanto, se refere ao trono maior que irá sustentar os trabalhadores que permeiam esse tipo de atuação.

A popularidade de Tranca Ruas, acontece em razão da abrangência que essa falange alcança, sendo que na maioria das vezes os sobrenomes são pouco revelados aos médiuns.

Os nomes são simbólicos e definem origem ou essência e campo de atuação, todos os Tranca Ruas são essência em Ogum, então seu sobrenome definirá seu campo de atuação.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

 

2 – Exu à brasileira

Nos cultos afro-brasileiros mais antigos era comum encontrar termos que se referiam as qualidades dos Orixás associados aos sobrenomes dos Exus, por exemplo, Exu Bará, Exu L’Ônan, dentre outros.

A partir do século XIX surge dentro da macumba carioca e mais tarde nos terreiros de Umbanda os ‘Tranca Ruas‘, Pai Rodrigo Queiroz explica no estudo citado que esse Exu que veio no meio do caminho, entre o velho e o novo, é o “filho do meio” está em processo de transição e vêm portanto em um contexto urbano e brasileiro.

Ele é legitimamente brasileiro, não se aceita essa história de que Tranca Ruas é um senhor, foi um rei, foi um cavalheiro. Ele é um cara comum, que vem da rua mesmo e tem essa particularidade dentro de alguns terreiros.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

Tranca Ruas além de brasileiro, também é por excelência um Exu de Umbanda, embora ele já se fizesse presente em outras denominações anteriores à Umbanda e até mesmo manifestado muito forte na Quimbanda fechada, ele se consolida, se populariza e desenvolve seu trabalho com mais afinidade dentro do rito umbandista.

3 – Exu de Lei

Como dito no primeiro tópico Tranca Ruas é uma linhagem de Exu regida por Ogum e a interpretação desse nome se deu recentemente pelos estudos voltados aos nomes dos guias, destacando-se nesse empenho, Mestre Rubens Saraceni que traz como conteúdo o entendimento dos verbos atuantes de cada nome e como eles definem os tronos, linhagens, falanges, agrupamentos, fatores, qualidades, campos de atuação dentre outras caraterísticas de Orixás e entidades presentes na Umbanda.

Tem o Senhor Tranca Ruas, o primeiro, a mente por trás da linhagem, ao qual chamamos na Umbanda Sagrada de trono, a força mental que sustenta todos os Tranca Ruas e que está ligado a Ogum na Criação Divina, ou seja, a ancestralidade dele está em Ogum.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

Portanto, o mistério Tranca Ruas é a fonte e origem da linhagem e falanges dos trabalhadores dessa força, interpreta-se que esse mistério seja sustentado por Ogum pelo fato de que o verbo presente e muito evidenciado dentro dos trabalhos desses guias são os de trancar, abrir, encaminhar, cortar… todos termos que quando pronunciados e intencionados, acionam ações referentes ao mistério pelo qual Ogum é responsável.

Dentro disso, temos o fator pelo qual se dá a atuação do Orixá Ogum, a quinta linha de Umbanda, encarregada da ordenação e Lei divina. Dessa forma, todos os Exus que respondem ao mistério Tranca Ruas, são por excelência Guardiões da Lei.

Em uma interpretação do nome Tranca Ruas das Almas, entendemos Tranca Ruas = essência desse Exu é a da ordem e direcionamento (Ogum) / das Almas =  seu campo de atuação está no mistério da evolução (Obaluayê). Portanto, é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando o aspecto da evolução daquele ser.

 

Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina que se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se com a força ordenadora no caos. Tranca Ruas é isso em essência, enquanto força energética, princípio espiritual e fundamento original no plano da Criação.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

4 – Amplitude do mistério

Sendo a mais popular linhagem disseminada na religião, ou seja, o mistério mais aberto dentro desse segmento também é a que mais agrega falanges conhecidas do Ritual de Umbanda, podendo encontrar entre elas Tranca Ruas das Almas, de Embaré, das Porteiras, dos Caminhos, das 7 Encruzilhadas, do Cruzeiro, das Estradas, das Matas, das Luas.. dentre outras.

5 –  Tranca Ruas de branco

Por ser um mistério tão abrangente, a manifestação dos espíritos que trabalham sob essa égide também é muito diversa. Dentro disso, essas entidades podem vir ao trabalho até mesmo vestidas de branco – o que não é usual da esquerda – e utilizar elementos como cartola branca, vela preta e branca ou só branca, enfim tudo isso também é legítimo e se relaciona com a regência que cada Tranca Ruas pertence.

 


Na próxima quinta-feira (10/08) inicia-se o estudo Tranca Ruas – Rituais e Oferendas na plataforma Umbanda EAD, como bônus os ingressos também terão acesso a Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos, sendo parte da renda arrecadada com as matrículas revertidas a organização Médicos Sem Fronteiras.
Saiba mais >>  www.estude.umbandaead.com.br/tranca_ruas <<
Texto: Júlia Pereira
Imagem: Pedro Belluomini

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
http://www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

14 comentários

      1. Axé ao povo umbandista,Laroye Sr tranca Ruas, sempre aprendo com vcs.
        Voces me ensinam a amar ainda mais a Umbanda através da Umbanda EAD. Tive um diálogo com
        sr \tranca Ruas das Almas em um momento muito difícil de minha vida. Não conhecia a Umbanda e mesmo assim
        tinha preconceito com a esquerda, mas meu caminho ja estava traçado e nele esta sr tranca Ruas, com ELE me senti acolhida, protegida, tenho forças pra superar os desafios que surgem e garanto não são poucos. Tenho muito a aprende, mas com fé sigo em frente.
        Laroye, Mojuba.

        Curtir

  1. Seriedade em seus estudos sobre esse guardião eo que mais fortalece a fé, de todo povo umbandista vejo esse estudo, com grande valor literário e com objetividade , no fator senhor tranca rua gostei muito da explicação sobre o assunto espero poder continuar a ler , e estudar através de vcs , sem mais no momento desde ja agradeço
    Wando Wilson, de senhor Oxóssi ase.

    Curtir

  2. Não tenho por seu Tranca Ruas das Almas só respeito a ele tenho grande devoção… Ele é meu Mestre dono da minha coroa e do meu coração ❤
    Salve o Mestre Tranca Ruas das Almas
    Laroye Tranca Ruas é mojumba 🎩

    Curtir

  3. Saravá! Mojuba!
    Adorei o texto, como todos que tenho recebido. Trabalho com o Exu Senhor das 7 Encruzilhada, e tenho aprendido muito com ele. Seu 7 Encruzilhada tem se mostrado muito mais que um guardião. Um Mestre. Seus conselhos não só a mim como aos consulentes dentro do Terreiro, tem mostrado o quanto ele respeita as pessoas que o procuram. Seus trabalhos tem uma intensidade que demonstra o quanto ele se preocupa conosco, orientando.

    Curtir

  4. boa noite, gostei muito do texto, realmente Exu é uma das entidades que provoca maior curiosidade dentro e fora do terreiro e merece um estudo detalhado. abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s