Os Orixás São A Natureza – Cuide!
2 de julho de 2020
Conheça o Telegram, o aplicativo de troca de mensagens do momento!
16 de julho de 2020
Exibir tudo

O Que Você tem Feito Para Criar Um Mundo Melhor?

Chegou o momento de refletir como atitudes têm impactado no meio em que vive – e, caso contrário, como reverter essa situação!

Você já parou para se perguntar o que tem feito de positivo para colaborar com o meio em que vive? O termo “mudar o mundo” pode até ser impactante, pois, geralmente, temos a impressão de que deveríamos ter muito dinheiro ou influência para que possamos fazer algo significativo, ou seja, que realmente impacte na vida das pessoas. No entanto, por meio de ações individuais e simples, você já pode fazer a sua parte e colaborar para que o ambiente em que vivemos – e que as novas gerações habitarão – seja cada vez melhor e bem preservado!

Qual é o papel de uma ONG?

As Organizações Não Governamentais, por exemplo, foram criadas como uma maneira de suprir demandas que não eram atendidas de modo positivo pelos nossos próprio Estados; isso porque os investidores sociais que doavam seus recursos para governos de países subdesenvolvidos acabavam percebendo que tais quantias não eram revertidas em bens públicos! Nesse cenário, as ONGs passaram a prosperaram e se proliferaram como organizações competentes e exemplares, com as quais filantropos, governos e outras instituições podiam realmente contar com resultados. 

Com o tempo, pequenas, médias ou grandes empresas foram percebendo a grande importância de apoiar essas causas e também começaram a contribuir. E nós, consumidores, quando apoiamos essas empresas, estamos contribuindo indiretamente à construção de um mundo melhor e mais justo!

Mas eu posso “mudar o mundo” sozinho?

E é isso o que vamos comentar a seguir: você vai entender que determinadas ações, mesmo que pequenas, se tornam gigantes quando são desempenhadas de maneira coletiva!

Sabia que não são apenas as instituições –  como as ONGs e os negócios de impacto social -, que têm como foco principal fazer a diferença? Você também é capaz de contribuir um crescimento sustentável e reeducar nossa sociedade para que as futuras gerações tenham um local preservado e saudável para viverem futuramente.

Dia após dia, você deve ter notado que o assunto sustentabilidade vem ganhando muito espaço; seja por meio de iniciativas empresariais ou divulgações na mídia, estamos cercados por estratégias capazes de gerar impactos positivos e contribuir para a redução das desigualdades sociais, a proteção dos direitos humanos e a preservação de nossos recursos naturais.

Mas e você? O que tem feito para contribuir com tudo isso? Conheça 3 maneiras de apoiar a natureza, as causas sociais e os direitos humanos a seguir!

1. Apoie empresas que geram impacto social

É muito importante consumir produtos de empresas que se preocupam com causas humanitárias e desempenham ações em prol do meio ambiente. Aqui na Umbanda EAD, por exemplo, você sabia que, ao se matricular em um dos nossos cursos, pode direcionar uma porcentagem em dinheiro que é convertida em doação para uma das três instituições que estamos apoiando durante o mês vigente?  Geralmente, apoiamos 3 frentes de ações diferentes (como cultural, social e ambiental), a qual o próprio aluno pode optar com qual delas deseja contribuir.  É ainda importante frisar que essa doação é feita por meio da matrícula, ou seja, nenhum valor a mais é cobrado!

2. Dedique-se a um trabalho voluntário

Quando você faz um trabalho voluntariamente, tem grandes oportunidades de aprender com outras pessoas, obter experiências incríveis – seja em uma área na qual deseja se especializar ou não -, aprimora seus sensos de sensibilidade e empatia para com outras pessoas, possibilita o desenvolvimento de novas ideias e muito mais! Além, é claro, de fazer o bem para quem mais precisa, sejam crianças, idosos, animais ou o próprio meio ambiente.

3. Cuide do meio ambiente dentro de seu próprio lar

Você separa corretamente o lixo orgânico do reciclável? Fecha a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes? Não deixa água parada no quintal? Então, parabéns! Atitudes como essas são indispensáveis para que possamos construir um mundo melhor e mais saudável às futuras gerações. Faça sua parte e colabore para conscientizar aqueles que ainda não tomam essas medidas tão simples e importantes!

Texto: Paula Santana

Imagem: Maria Fernanda Yamazato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.