feijoada de preto velho
Feijoada de Preto Velho tem sua 14º edição no ICA
15 de maio de 2018
rodrigo queiroz rádio mundial
Pai Rodrigo Queiroz participa do programa Umbanda Linda
22 de maio de 2018
Exibir tudo

Filho de Zé Pelintra, o que quer dizer?

O Filho de Zé Pelintra é aquele que, no Balé da Vida, se tivesse que escolher um nome, seria o mais simples mesmo: Zé!

Filho de Zé Pelintra

Para escrever sobre esse tema, entrevistei Pai David Dias, mentor do estudo Zé Pelintra e os Malandros, sacerdote do Templo Umbandista Pai João de Angola e não menos importante, DJ hehe

Não sei se essa é uma dúvida para você que está lendo agora, mas muita gente nos escreve perguntando sobre como se dá essa filiação. De acordo com Pai David Dias, ser filho de Zé Pelintra é algo mágico. Ele explica que tem pessoas que já nascem com uma ligação à essa entidade, pois, em sua ancestralidade, seus pais e/ou avós, já desenvolviam um trabalho nessa força.

Disse ainda, que há os que se consideram filhos de Zé, “ora por trabalharem com esta entidade, ora por se relacionarem de forma direta com ela”. Ao colocar “relacionar-se de forma direta” o sacerdote fala sobre aquele, que em algum momento da vida, conseguiu sobreviver ao dia-a-dia usando o que entendemos por malandragem.

Aquele que tem que rebolar muito e ter muita ginga para conseguir trilhar uma vida com dignidade.

Pai David Dias

 

Mas da pra ser filho de Zé Pelintra na ancestralidade, assim como de Orixá?

Não. Entidade, que por definição é um espírito humano, não pode fatorar outro ser humano, que é o que acontece em nossa primeira concepção, quando “saímos de Deus”.  Se vocês quiserem entender mais sobre isso, tem esse texto aqui, que eu falo sobre as fatorações: Na Umbanda, tem filho de Orixá Exu e Pombagira? e também este O QUE SIGNIFICA SER FILHO DE UM ORIXÁ?

Dizer ser filho de Zé, é na verdade uma expressão usada para se referir àqueles que tem uma devoção muito forte depositada nessa entidade. Ela se popularizou, assim como, tudo que envolve Zé Pelintra. Da mesma forma acontece com as afirmações “sou filho de Tupinambá” ou “Tranca Ruas é meu pai”, por exemplo.

Também é muito comum, que quem afirme ser filho de Zé, realmente o tenha, como regente da sua mediunidade.

Entidade de frente, o que é?

De acordo com Pai Rodrigo Queiroz, é de conhecimento, que todos nós temos uma entidade que é a “responsável/regente da nossa mediunidade”. Segundo o sacerdote, nenhuma outra entidade adentra seu campo ou inicia um relacionamento com você, sem a outorga da sua “entidade de frente”.

Será ela que acompanhará e zelará também, pelo seu desenvolvimento mediúnico. Assim como, tudo o que se refere à sua mediunidade.

 

Devoção

Pai David Dias ilustra o que foi colocado sobre a devoção à entidade ser a explicação da existência dos filhos de Zé Pelintra. “É comum que os seus filhos sejam aqueles que têm uma eterna gratidão pelos seus “feitos”, tidos como verdadeiros milagre” afirma.

De acordo com o sacerdote, seus filhos são também aqueles, que ao se deparar com uma grande encruzilhada na vida e tendo a oportunidade de optar por um atalho, preferiram por “ouvir a voz” na qual dizia que o caminho mais curto, nem sempre era o menos tortuoso.

Longe de te uma característica física ou ainda psicológica, o Filho de Zé Pelintra é aquele que, no Balé da Vida, se tivesse que escolher um nome, seria o mais simples mesmo: Zé!

Pai David Dias

 

Estude mais ->

Zé Pelintra e os Malandros integra agora um dos planos de assinaturas da Umbanda EAD. Em Tradições, você tem acesso a este e mais 3 estudos (Afoshés, Candomblé e Xamanismo), por R$ 88,00 mensais.

A assinatura funciona assim >> enquanto você pagar, você tem acesso. No caso do pagamento no cartão de crédito a cobrança é recorrente e você precisa cancelar para que ela se encerre.

O que está incluso?

Videoaulas + ebooks (downloads) + audioaula + versão digitada das aulas(downloads) + fórum + certificado mediante conclusão de atividades + EXTRAS (conteúdos variados esporadicamente)

 

Texto: 

Júlia Pereira

 

Imagem:

Pedro Belluomini

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
Escolha fazer parte do grupo de leitores e descadastre-se quando quiser. Axé!
close-link