Na Umbanda, tem filho de Orixá Exu e Pombagira?

Existem outras Divindades à nós desconhecidas, assim como inúmeros outros seres e realidades.
filho_exu_pombagira
Orixá Exu no Candomblé

Entendemos que a origem cultural de uma divindade é diferente da sua origem divina. Com isso é certo que Exu está presente na Umbanda tanto quanto no Candomblé, mas também é certo que na Umbanda existem os Exus entidades (que incorporam nos médiuns e desenvolvem seus trabalhos) e há também o culto ao Orixá Exu, que não acontece da mesma maneira que no Candomblé.

As múltiplas formas em que se manifesta o Candomblé no Brasil remontam ou pelo menos buscam resgatar o culto de Exu que acontecia no continente africano. À essa divindade dá-se então a posição de Orixá mais próximo do homem, intrigueiro, comunicativo, trickster e ao mesmo tempo sábio. Sua personalidade, atuação e mistério são frequentemente descritas nos mitos yorubás.

Na África cada nação cultuava o seu Orixá, a grande peculariedade é que ninguém sabe de qual nação ou de qual cidade veio do Orixá Exu, simplesmente por que Exu é cultuado em todas as nações em todos os locais. Ele é reverenciado, adorado e ritualizado em todas as partes desta cultura Nagô de Yorubá.

Alexandre Cumino em Exu – O Guardião da Luz

Orixá Exu na Umbanda

Para a Umbanda, o conceito de Exu enquanto Orixá é algo que surge na literatura de Rubens Saraceni, escritor e Sacerdote de Umbanda, que disseminou ao longo dos seus anos de atividade mediúnica mais de 50 livros entre romances psicografados e obras que fundamentam a religião, sendo que a partir dele também inicia-se uma nova vertente da religião denominada Umbanda Sagrada.

Saraceni afirma que Exu enquanto Orixá é o mistério que corresponde ao estado do vazio absoluto. Nessa concepção antes que Deus criasse os Orixás, ele primeiro teve a intenção de cria-los e a esse plano das intenções compreendemos o Mistério de Exu-Mirim e em seguida disso surge o vazio absoluto a qual se designa o Mistério do Orixá Exu.

Para se sentir vazia, uma pessoa deve estar sentindo a ausência de algo que a torna vazia. E esse vazio só deixará de existir se algo for ocupado por outra coisa ou por outro sentimento.

Pai Rubens Saraceni

Bom, esse vazio dá condições para que as realidades sejam criadas e então ele é preenchido pelo estado de plenitude – Mistério de Pai Oxalá – em seguida preenche-se também pela concepção de Tempo – regência de Mãe Logunam – e assim por diante se seguiram todos os outros mistérios que compõe a Criação Divina, ao qual hoje nos é revelado (sem considerar Orixá Exu, Exu-Mirim e Pombagira) 14 Tronos ou 14 Orixás que respondem aos 7 sentidos da vida.

Mas qual a explicação para não considerarmos como Orixás Pais e Mães Ancestrais Exu, Pombagira e Exu-Mirim?

Natureza Humana e a ligação com o mistério 7

Existem outros Orixás? Sim, existem outras Divindades à nós desconhecidas, assim como inúmeros outros seres e realidades.

Na casa de meu Pai há muitas moradas.

João 14:2

Entretanto, nós somos seres naturais, passando pelo 6º Estágio Evolutivo e vivendo em uma realidade humana! Na condição humana, somos Seres Sétuplos. Essa questão irá explicar o porquê de não podermos ser filhos dos Tronos que correspondem ao Orixá Exu, Exu-Mirim e Pombagira. Nossa natureza é composta por 7 vibrações, 7 chakras, 7 sentidos da vida, 7 elementos, 7 cores, 7 vibrações e também por isso temos as 7 Linhas de Umbanda.

Vejo em Deus Sete qualidades maiores, Sete atributos maiores, Sete vibrações maiores, Sete elementos maiores, Sete tronos maiores, a partir dos quais todos os outros infinitos Tronos e Divindades se desdobram.

Pai Alexandre Cumino em Jornada Teológica

Quando nós saímos do interno de Deus, fomos recebidos por um Pai e uma Mãe Orixá, desde esse primórdio nossa natureza humana já estava definida, por isso, mesmo quando ainda éramos uma centelha Divina e estávamos no primeiro plano da vida (plano fatoral), quem nos “preencheu” e inseriu nossa primeira essência ou característica foi um dos Orixás que corresponde aos 7 Sentidos de Deus (fé, amor, conhecimento, justiça, lei, evolução e geração).

Nós fomos gerados por Deus e trazemos desta nossa gênese divina uma qualidade original que sempre se ressaltará sobre todas as outras, que também herdamos do nosso Criador. A Ciência Divina nos ensina que Deus gera vidas o tempo todo e as fatora em ondas ou padrões vibratórios, imantando-as com o fator que estiver fluindo D’Ele no momento de Sua geração.

Gênese Divina de Umbanda Sagrada por Rubens Saraceni

Há seres que seguem um caminho evolutivo paralelo ao nosso, detém em si outra natureza e estes sim podem ser fatorados por outras Divindades ou Orixás. Temos como exemplo disso, os Encantados que incorporam como Exus-Mirins e ainda os Exus e Pombagiras Naturais.

Alguns desses seres nunca experenciaram a realidade humana e não vão encarnar nesta configuração de vida terrena, por isso seguirão um caminho de evolução diferente do nosso e por esse motivo podem realmente ser filhos dos Orixás Exu, Pombagira e Exu-Mirim, pois sua natureza é a fim com esses mistérios que os receberão enquanto Centelha Divina.

Portanto, precisamos entender: 1 – Deus é um só que se manifesta em incontáveis formas. 2 – Nós não somos o epicentro de toda a Criação, existem outro seres assim como outras Divindades, realidades e etc. 3 – Deus é pra nós o que nossa natureza nos permite conceber dele.

Busco em Deus, a perfeição do humano. Deus como um super humano. Na verdade eu busco em Deus as únicas coisas que posso, que são aquelas conhecidas em mim. Como posso buscar em Deus algo tão desconhecido a mim? O que é conhecido a mim? O amor é conhecido, busco ele em Deus. A fé, a justiça, o conhecimento… É conhecido a mim aquilo que sou.

Pai Alexandre Cumino Teologia de Umbanda – Jornada 

Portanto há outras Divindades encarregadas de outras atribuições, que se dividem em classes hierarquicamente constituídas e que compõe o mistério divino da Criação de Nosso Pai Olorum.

Orixá Exu, Exu-Mirim e Pombagira são alguns deles já revelados e aberto suas funções à nós, pois também interagem com nossa realidade humana, mas há outras formas de vida, assim como há outras formas de evolução. Os animais e os vegetais por exemplo seguem por outros caminho evolutivos.

Com isso, na concepção da Umbanda Sagrada sobre os Orixás Exu, Pombagira e Exu-Mirim e levando em consideração que somos seres Sétuplos não é possível que esses Tronos nos fatorem e sendo assim, também nessa vertente, não há filho de Exu, Pombagira e Exu-Mirim.

Aqui cabe retomar o que foi colocado no início do texto, Candomblé e Umbanda são duas religiões distintas. No Candomblé é comum ter filhos de Exu e por isso também, algumas vertentes de Umbanda fortemente influenciada pelos cultos de nação, como a Umbanda Omolokô, também irão considerar Exu como Orixá e aí então será possível a presença no terreiro dos filhos de Exu.

 

Axé! Mojubá! Que Exu proteja nossos caminhos! 

 

[polldaddy poll=9845522]

[polldaddy poll=9845520]

 

Texto:

Júlia Pereira

 

Imagem: 

Retirada da internet (clique aqui para acessar)

Pinterest (clique aqui para acessar)

Cursos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade