O QUE SIGNIFICA SER FILHO DE UM ORIXÁ?

Para que se entenda sobre Orixás Ancestrais, de Frente ou Cabeça e Adjunto e suas distinções, vamos retornar ao início da vida de um ser..

Eita assunto comentado ein! a leitura dos Orixás é uma das maiores ansiedades de quem acaba de entrar na religião e também de quem apenas simpatiza com ela. Muitas vezes eles são confundidos com os signos astrológicos, mas já adiantamos: para nós os Orixás não possuem relação com os signos e o que existe é a relação de Orixás com os planetas.

A associação Signo x Orixá normalmente acontece, em razão da semelhança entre essas influências em nossas vidas. E é sobre isso que o Blog se dedica a explicar no texto de hoje! Qual a influência dos Orixás em nossas vidas? Como eu as percebo?

Origem do ser

Para que se entenda sobre Orixás Ancestrais, de Frente (ou de Cabeça) e Adjunto e suas distinções, vamos retornar ao início da vida de um ser, ou seja, em sua primeira concepção. Quando dizemos sobre primeira concepção nos referimos a um ser que ainda não encarnou nesse plano, que acaba de ser gerado por Deus e sua energia divina e que portanto é ainda uma estrela fatoral.

Sim, nós em nossa primeira “vinda” ao mundo somos um pequeno fragmento de vida e temos o formato da estrela fatoral do nosso Orixá, aprofundaremos esse assunto em outro texto, mas é interessante já ter essa noção. Abaixo você vê um exemplo de estrela fatoral:

captura-de-tela-2016-12-21-as-8-23-30-am
Estrela fatoral de Oxum
ANCESTRES ou COROA – Inconsciente/ Instinto 

Os Orixás Ancestrais ou Ancestres são aqueles que atraíram o ser no momento em que ele foi concebido pelo Divino Criador através de sua onda magnetizadora quando este ainda era uma “centelha divina” – primeira concepção.

Cada um dos Orixás possuem suas qualidades que estão ligadas ao Trono em que se acentam e ao mistério divino que regem, portanto (de uma maneira sintetizada e popularmente entendida e revelada) podem ser:

Religiosos (mistério: fé| Oxalá e Logunam)

Criativos (mistério: vida| Iemanjá e Omúlu)

Ordenadores (mistério: lei|Ogum e Iansã)

Conceptivos (mistério: amor| Oxum e Oxumaré)

Judiciosos (mistério: justiça| Xangô e Egunitá)

Expansores (mistério: conhecimento| Oxóssi e Obá)

Transmutadores (mistério: saber| Obaluayê e Nanã)

Quando um ser é atraído por uma dessas divindades (que nos recepcionam após essa primeira concepção) ele agrega em si, como sua natureza íntima, a qualidade a qual esse Orixá emana e isso irá perdurar por entre todas as suas reencarnações.

Mas, como isso é definido?

No livro Orixás Ancestrais, de Rubens Saraceni temos a conceituação onde é explicado que na energia divina viva de Deus se encontra a origem dos nossos códigos genéticos específicos e que são esses que determinarão as naturezas distintas de cada ser e que por sua vez, distinguem também os Orixás.

A obra faz um comparativo entre a energia divina e os ácidos nucléicos que dão origem ao DNA e RNA do corpo humano, exemplificando assim a forma de concepção do espírito.

Sobre os Orixás Ancestrais e a relação deles com os seres também vale lembrar que estes são ordenados de forma que os 7 Orixás masculinos fatorem os sete masculinos e os 7 Orixás femininos as os seres femininos sempre obedecendo a essa ordem.

Se assim são os seres, é porque são qualificados fatorados e magnetizados nas suas origens pelo magnetismo das ondas vivas fatorais das divindades

Trecho do livro Orixás e Ancestrais, de Rubens Saraceni

Dito isso, entendemos que as características do seu Orixá ancestre vão ser sua natureza íntima, o seu modo de agir e sentir circunstâncias diversas que não irão mudar. A forma como você se relaciona com você mesmo, seu furor ou sua doçura interna que só quem é do seu convívio íntimo ou que está disposto a perceber, tem a capacidade de identificar.

O Orixá ancestre traz para o ser aquela característica que se manifesta quando ele está em plenitude com o seu “eu” e é  portanto a sua essência.

 “O que você faz quando ninguém te vê fazendo ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver” ? são essas as características que toda pessoa carrega, mas muitas vezes se encontram encobertas e precisam ser “decifradas”.

O Orixá ancestre é o mais difícil de ser revelado e como todos os outros, sua descoberta é um mérito e precisa ser concebida como tal e não apenas a título de curiosidade.

DE FRENTE OU CABEÇA – Mental/ Intelectual

Quanto aos Orixás de Frente ou Cabeça, estes irão influenciar as características psíquicas da pessoa. No entanto esses Orixás só irão guiar, fatorar e orientar a pessoa durante o encarne que ela vive no momento.

Quando o ciclo se renovar e o espírito reencarnar de novo a única característica imutável irá ser a do seu Orixá Ancestral que – como dito – está consigo desde sua primeira concepção do útero gerador divino.

As influências do Orixá de Cabeça serão as características que o mundo irá notar podemos dizer que ele também é o arquétipo social que você constrói.

Por exemplo, quando você conhece alguém, você tem uma “primeira impressão” e se a sua relação com ela parar por ai, você sempre se lembrará dela com a imagem que teve nesse primeiro contato. Então nesse momento você percebeu as influências do Orixá de frente desta pessoa, que são evidenciadas até mesmo em seu aporte físico.

Se você tem uma compleição mais delicada ou se tem um corpo mais esguio isso está na relação com os Orixás, isso é característica do Orixá de frente. As filhas de Oxum tem um corpo delicado, um comportamento suave, se preocupam com a beleza, com a estética. As filhas de Iansã são muito práticas o corpo delas nem sempre são tão delicados porque elas também são mulheres fortes que vão para a guerra então elas sentem necessidade de ter um corpo para um dia-a-dia mais prático.

Pai Alexandre Cumino em Orixás na Umbanda

ADJUNTO – Emocional

Em Teologia de Umbanda – Jornada, da plataforma de ensino a distância Umbanda EAD o mentor do estudo Pai Alexandre Cumino traz esse assunto a fim de esmiuçar e esclarecer todos as questões acerca do tema.

Durante os episódios ele explica sobre o papel do Orixá Adjunto que assim como os outros exerce forte influência nas ações e personalidade da pessoa. Esse Orixá irá ser o auxiliador do Orixá de Frente e ajudará a manter o equilíbrio entre os pólos positivos e negativos da divindade que rege a reencarnação desta pessoa.

O papel do Adjunto é realmente a de promover o auxílio a pessoa nos pontos em que ela precisa melhorar para evoluir, equilibrando as ondas de fatoramento que emanam do Orixá de cabeça com as que emanam do Orixá ancestre.

O Orixá Adjunto faz o equilíbrio entre a natureza e o Orixá que está de frente, porque o Orixá que está de frente não é a sua natureza é a tua missão de vida, isso é muito forte. Conhecer o seu Orixá de frente é um autoconhecimento, conhecer o seu ancestre é um conhecimento mais profundo, não é comum fazer leitura de ancestre.

Pai Alexandre Cumino em  Teologia de Umbanda – Jornada

Pensando dessa forma por entre suas reencarnações e evolução o espírito pode passar por todos os Orixás, adquirindo e acumulando características relativas à estes. E é por isso que não é difícil encontrar pessoas que possuem traços presentes em todos os Orixás ou que nem sempre expõe a característica do seu Orixá e “emprestam” qualidades dos outros, porém, como já dito algumas particularidades sempre vão acompanhar esse espírito em suas reencarnações e essas são as pertencentes ao Orixá Ancestral.

Há também a possibilidade da pessoa estar sob a influência de determinado Orixá naquele instante da sua vida, porque é disso que ela está precisando naquele momento – em razão de conflitos pessoais e etc. Sendo assim, a leitura do seu Orixá poderá revelar essa regência que está fluindo com maior intensidade nessa fase e isso explica  – em partes –  o motivo de algumas pessoas consultarem os guias perguntando sobre sua filiação e a resposta ser diferente em cada uma das oportunidades.

Enfim, tudo o que é exposto aqui sobre Umbanda e suas diversidades não deve ser percebido como via de regra, mas sim como um adendo ao conhecimento sobre a religião. Esperamos ter sanado algumas das principais dúvidas sobre os orixás que nos regem.

Saravá leitores, bom começo de ciclo!! 

Texto:

Júlia Pereira

Imagem:

pai neco 

Fontes de pesquisa:

Orixás Ancestrais – A hereditariedade Divina dos Seres, Rubens Saraceni. Para adquirir clique aqui.

Teologia de Umbanda – Jornada, – plataforma Umbanda EAD

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade