Ganhadores Promoção Meu Amor pelo Orixá
16 de junho de 2016
orixás femininas
Filhas de Nanã
26 de julho de 2016
Exibir tudo

Qual o significado dos mitos dos Orixás na Umbanda?

mitos dos orixás

Deus e os Orixás

Cada ser carrega consigo uma qualidade original, proveniente do padrão vibratório que Deus emanou de si no momento de sua concepção. Essa é uma característica que vai se sobressair em todas suas encarnações.

Esse padrão vibratório é o que concebemos como as divindades de Deus. Estão presentes em todas as culturas, adaptadas a região, costumes, crenças e outros fatores que as distinguem.

Na Umbanda vemos as divindades de Deus como os Orixás. Os Orixás são a representação de Olorum nas diversas formas com a qual ele se manifesta nesse plano da vida. É sobre esses Orixás que alguns mitos constituem suas narrativas.

7 LINHAS DE UMBANDA SÃO 7 ORIXÁS?

Onde termina o mito, começa a realidade..

A cosmogênese é uma das narrativas mais propagadas por entre as crenças. O mito da criação de tudo o que nos cerca e a busca pela explicação para nossa existência é algo que sempre gera discussões.

Pai Rubens Saraceni discorre no livro Gênese Divina de Umbanda Sagrada a seguinte percepção. “Saibam que as cosmogêneses, se devidamente interpretadas, estão revelando os mistérios e as formas de Deus atuar na vida dos seres.” Ele continua dizendo que por desconhecerem as chaves interpretativas desses mitos, acabam tomando-as ao pé da letra.

Nos mitos, os Orixás tomam corpo, personalidade e emoções humanas. Refletem nossos defeitos e nossos atributos. Transporta-nos para mundos que ao mesmo tempo que nos permitem construir imagens mentais, também as eleva a episódios praticamente impossíveis a nossa realidade e/ou cultura atual.

Sendo assim, o mito dos orixás podem ser entendidos com o que chamamos de metáfora. São uma ilustração de tudo que se relaciona com os mistérios divinos e também uma forma de perpetuar o ensino deles. Esse é um dos assuntos falados no estudo Orixás na Umbanda e para exemplificar o que já foi dito destacamos um trecho de aula >

Mitos dos Orixás: somos criacionistas

Pai Alexandre Cumino continua tratando disso dizendo que somos criacionistas, quando dizemos que Deus criou tudo e todos. Entretanto, é importante lembrar que Ele criou tudo isso a partir de leis que a física e que a ciência também podem explicar.

Por isso quando escutamos sobre Oxalá ter criado tudo o que existe na Terra à partir do seu “saco da criação”, é preciso que isso passe por uma interpretação. É necessário entender que a lenda representa a concepção da vida nesse nível planetário e/ou plano da vida ao qual vivemos hoje. Contudo, o advento não aconteceu dessa maneira e que isso é apenas uma forma de explica-lo.

Enfim, essas são considerações que podemos fazer acerca da função dos mitos, nesse texto optamos por falar sobre essa perspectiva. Mas a contribuição cultural deles é outro aspecto, que também vale a pena se aprofundar. Fica para um próximo texto!

 

Tenha acesso aos estudos desenvolvidos por Pai Rodrigo Queiroz assinando por R$79 mensais

Texto e edição vídeo:

Júlia Pereira

 

Animação vídeo e imagem:

Pedro Belluomini

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

3 Comentários

  1. Paula Werson de almeida disse:

    Como faço para conseguir o ebook gratuito ” 7 Linhas e Umbanda”….eu tentei clicar no link porém direcionou para a página de incrição do curso que já está iniciado

    • Umbanda EAD disse:

      Irmã, o curso já iniciou e o período para download gratuito do ebook também já expirou. Agora, só na próxima turma. Acompanhe nossas redes sociais e saiba quais cursos estão com inscrições abertas. Hoje tem lançamento de ebook novo! Axé!!

  2. como Olorum é o criador de tudo e de todos em nossa concepção, não conseguiria dominar , controlar tudo sozinho, transferiu suas características e objetivos para suas criações diretas que são os Orixás/ Orixá Exu e que nunca foram encarnados e estes formaram as legiões/falanges eassim sucessivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
close-link