Exu do Ouro Existe?

exu do ouro existe

Se Exu do Ouro Existe qual sua origem? Como se manifesta? Essas são algumas das dúvidas que recebemos aqui no blog!

Manifestação Umbanda Sagrada

Na primeira turma do curso de sacerdócio do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, ministrado por Mestre Rubens Saraceni (in memorian) em São Paulo encontramos a origem da expansão e disseminação com mais veemência, desses trabalhadores do astral.

Na ocasião em que celebrava-se a iniciação e apresentação da Orixá Oxum àquela turma, foi dado passagem à esquerda desse mistério e então a linhagem de Exu do Ouro se apresenta.

Essa informação não diz que antes disso nunca tenha existido a manifestação de Exus do Ouro por entre os terreiros e Pai Rodrigo Queiroz fala sobre isso no curso Exu do Ouro – citando a falange de Exu Chama Dinheiro que era muito conhecida durante um período dentro da religião, mas que com o passar do tempo se recolheu em consequência da deficiência no desenvolvimento de um culto apropriado a esses espíritos.

O que acontece no dia da iniciação da Orixá Oxum do curso de sacerdócio citado acima é portanto, um marco na vinda dessa linha de trabalho para dentro da Umbanda e é também nesse momento que um maior número de pessoas começam a tomar conhecimento da existência dessas entidades e a proporção de espíritos que essa falange integra.

Por que Exu do Ouro é de Oxum?

Antes Disso Existia Exu do Ouro?

Numa breve pesquisa na internet, conseguimos encontrar artigos e sites de venda de imagem relacionados à Exu do Ouro, pós 2012.

Essas são as datas no que tange a pesquisa no Google, apenas para via de informação. Isso não quer dizer que a manifestação desse guardião não tenha ocorrido anterior à isso.

Durante o Treinamento Exu do Ouro, alguns alunos relataram manifestações dessa linhagem e sem nenhuma ligação com turma de sacerdócio de Mestre Rubens Saraceni.

Assim como acontece com a própria esposa de Pai Rodrigo Queiroz, que da passagem para esse Exu e então, inicia um processo de busca para entender sua manifestação e culto na Umbanda.

Ouvimos relatos de pessoas que trabalhavam com Exu do Ouro há mais de 40 anos atrás.

Em nosso próprio canal do youtube há comentários como este:

“Bom dia…sou medium de incorporação e sigo candomblé na nação Ketu…Exu do Ouro se apresentou como meu guia e muitos ficaram sem saber pois não conheciam e não sabiam nem como fazer seu assentamento em vista que no candomblé os Exus são assentados no ferro…bom com auxílio dele tudo foi feito da melhor maneira possível e hoje ele vem dando muito caminho em minha vida e na vida dos meus irmãos de caminhada… agradeço a Deus por ter colocado esse Exu em minha vida pois realmente não só ele como seu tranca rua das Almas e seu Zé pilintra realmente mudaram minha vida da água pro vinho…Exu é caminho…ele é tão sábio que toda vez que vem deixar seus ensinamentos eu sinto muita gratidão por ser o meu guia de trabalho…”

Assista no Youtube: Entrevista com Exu do Ouro | Ao Vivo Ed. 82

O Que é Fundamento?

A consolidação de um novo agrupamento de espíritos e a formação de uma falange e/ou linhagem é um assunto que rende muitas discussões na Umbanda.

Somos uma religião mediúnica e que tem seus ritos, crenças e costumes ditados por espíritos que passam pelo filtro de seus médiuns para deixar sua mensagem à nós encarnados.

Não temos regras, padrões ou moral postas. Por isso, o contrário de uma verdade sempre permanece como outra verdade.

Mas podemos validar pontos. Explico…

Por observação sabemos o que é um Caboclo na Umbanda. Em todo terreiro, Caboclo é Caboclo, Preto Velho é Preto Velho…certo?

Portanto temos ai o que chamamos de fundamento. Um fundamento é basicamente as características que dão forma e definem algo na Umbanda.

Quando se pergunta “mas, qual o fundamento da vela na Umbanda?”

Estamos na verdade querendo entender qual o significado, o sentido, a razão para se fazer esse uso.

Essas explicações que dão origem ao fundamento são dadas normalmente pelas Entidades ou repassadas por tradições orais antigas.

O que torna todo esse conjunto de saberes algo concreto, é justamente a validação por meio da prática religiosa aliado ao estudo.

Entendemos os usos das plantas para descarrego validando seu uso no atendimento.

Assim como sabemos que cada Entidade carrega o fundamento da sua linhagem e por isso, atuam sobre um aspecto de nossas relações e vida com mais efetividade.

Hoje temos um cardápio de estudos sobre a Umbanda, que estão relacionados a sua vertente Teológica e que explicam os fundamentos da religião, por meio de um olhar que normalmente considera com mais ênfase uma origem da crença.

Exu do Ouro assim, como outras linhagens de Exus que ainda nem se revelaram à esse plano, não deixam de existir para quem não acredita.

E a quem se permite, é possível validar, e se relacionar com esses guardiões, entendendo seu fundamento.

Fundamento, basicamente é a chave geral de tudo o que existe na Umbanda e também por isso, é seu maior Calcanhar de Aquiles.

Comente aqui algo que considere relevante compartilhar sobre Exu do Ouro!

Mojubá Leitores, espero que esse texto tenha ajudado!

Exu do Ouro é Mojubá!

Texto: Júlia Pereira

TREINAMENTO EXU DO OURO: Aprenda 49 Práticas com Axé de Exu do Ouro e Ative a Prosperidade  na sua Vida

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade