Por que o Umbandista precisa estudar?

Quando optamos por seguir uma religião, primeiramente, é necessário adquirirmos os conhecimentos que possibilitem seguirmos a linha teológica e vivê-la diariamente, indo ao encontro do que está verdadeiramente em cada um de nossos corações!

Quando optamos por seguir uma religião, primeiramente, é necessário adquirirmos os conhecimentos que possibilitem seguirmos a linha teológica e vivê-la diariamente, indo ao encontro do que está verdadeiramente em cada um de nossos corações!

Promover o ensino e aprender com o outro é algo intrínseco na humanidade. Só a partir desse fenômeno que as sociedades se mantêm, sofrem transformações e evoluem. E, se a nossa existência sempre dependeu da troca de conhecimentos dos grupos sociais, podemos dizer que a educação, em si, é um compartilhamento!

O papel da educação em nossas formações

Há a educação formal, promovida pelas escolas – a qual os governos são incumbidos de subsidiá-las e a desenvolverem leis que as amparam. No Brasil, o ensino formal foi trazido no período Colonial, em um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, proporcionado pela Companhia de Jesus – ordem missionária católica que concentrava seus esforços na catequização dos povos indígenas.

Mas, se a educação é o esforço do ser em desenvolver integralmente suas potencialidades, isso deve servir para tudo o que engloba seu crescimento e autonomia na tomada de decisões, de acordo com seus próprios saberes, certo?

Por isso, vale reforçar que a educação acontece não somente dentro dos espaços físicos das escolas, mas sim, em tudo o que envolve o homem e o mundo ao seu redor, em todos os seus sentidos e suas relações!

Assista Também: Estou Estudando Umbanda EAD aos 81 Anos – Podcast #29

Breve histórico do ensino à distância

A primeira oferta de ensino a distância aconteceu há mais de 250 anos, mais precisamente em 1728, quando, na cidade de Boston – EUA, um professor de taquigrafia (técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) divulgou por meio do jornal local um curso que possibilitava o ingresso de alunos de qualquer lugar do país. A metodologia usada por Caleb Phillips nesse momento era o envio semanal de materiais didáticos pelo correio.

Já no Brasil, o EAD inicia sua história em 1904, quando observa-se o registro do primeiro ensino via correspondência do país. O curso tinha como objetivo formar datilógrafos (profissional que maneja máquinas de escrever) e era oferecido pelo noticiário Jornal do Brasil.

Como aconteceu ao redor do mundo, no Brasil, o ensino a distância também foi se moldando às novas tecnologias e, alguns dos expoentes nessa modalidade, foram o Senac e a Fundação Roberto Marinho, com o Telecurso.

Umbanda EAD e a troca de vivências com os nossos alunos

Com cada uma das experiências humanas há o que se aprender, e, enquanto houver troca, a educação será uma das implicações presentes nesse processo!

Como instituição de ensino religioso, a Umbanda EAD se alegra em dizer que tudo o que trazemos dentro da plataforma é mais do que ministrar cursos, mas é uma troca e um compartilhamento de tudo o que vivemos, laboramos e expandimos diariamente!

Leia: Estudo e vivência Umbandista, posso separá-los?

Vantagens do ensino à distância (EAD)

Ao optar por um curso EAD, é preciso, além de buscar por uma instituição reconhecida no nicho o qual deseja se especializar, ter foco e dedicação para fazer dessa experiência uma oportunidade única e que traga um rico aprendizado. Vamos apresentar, nas linhas seguintes, algumas vantagens que a educação à distância pode oferecer.

1. Liberdade de escolha

Estudar um assunto no qual você gostaria de se aprofundar nunca foi tão fácil! Afinal, há milhares de cursos de vertentes variadas no universo online que dificilmente encontra-se em uma instituição de ensino presencial. Por meio do ensino à distância você descobre um mundo de novas oportunidades que fogem do tradicional; você fica livre para estudar uma área específica sem se preocupar com algum tema no qual não tem interesse.

2. Autonomia nos horários

Estudar no momento em que você pode e deseja é uma das maiores vantagens do EAD. Se você trabalha pela manhã, por exemplo, pode se organizar para praticar os estudos no final da tarde ou à noite, como bem preferir e puder. Há até mesmo pessoas que se sentem mais dispostas em horários bem alternativos – como de madrugada -, e preferem estudar nesse horário; quem escolhe é você, de acordo com sua rotina e horários!

3. Economia de tempo – e de dinheiro!

Embora também tenham uma carga horário a ser cumprida, os cursos online tendem a serem mais rápidos e produtivos. Além disso, você economiza bastante com transporte, alimentação, estadia e outros gastos que precisaria ter ao sair de casa para estudar – fora que, muitas vezes, esses cursos ficam em cidades diferentes.

As mensalidades também têm um preço mais acessível, o que colabora muito para o bolso do consumidor!

4. Flexibilidade e dedicação intensificadas

Você pode escolher onde irá estudar, desde que possua um acesso à internet! Ou seja, mesmo se estiver passando algum tempo em uma cidade diferente, não precisa se preocupar em perder as aulas! Além disso, você organiza seu próprio tempo como forma de se dedicar mais e melhor de acordo com sua rotina e disponibilidade.

5. Outros diferenciais

Algumas instituições que oferecem ensino à distância – como a Umbanda EAD – trazem, ainda, um acompanhamento especializado do tutor responsável pelo curso por meio de um excelente fórum de dúvidas, no qual você pode manter um diálogo direto e enriquecedor com quem lhe ensina.

Outras vantagens oferecidas pelos nossos cursos são aulas pra lá de dinâmicas, com um alto nível de interatividade e sem nenhuma monotonia, uma produção de alta qualidade, uma equipe pronta para prestar auxílio em qualquer dificuldade que possa ter em relação ao computador e, de quebra, aulas digitadas, a fim de que você tenha à sua disposição o nosso conteúdo de uma forma completa e otimizada.

“Você só aprende quando tem lucidez”, Pai Rodrigo Queiroz, diretor do primeiro ensino a distância de Umbanda

Estude Umbanda, acesse Umbandalogia.

Texto: Júlia Pereira e Paula Santana

Imagem: Envato Elements

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade