5 Lições da Pandemia – para refletir

Até dos momentos mais difíceis é possível extrair aprendizados valiosos!

Há pouco mais de três meses tivemos conhecimento do primeiro caso do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. De lá para cá, além de uma elevação rápida e descontrolada do número de infectados, o país também foi tomado pela tristeza daqueles que vêm perdendo seus entes queridos para a doença, a preocupação das pessoas que ficaram sem seus empregos por conta de dificuldades econômicas e, ainda, o surgimento de problemas emocionais mais acentuados devido aos efeitos do isolamento social.

Leia Também: Coronavírus e solidariedade: faça parte dessa corrente você também!

Ansiedade, depressão e estresse intenso são alguns transtornos enfrentados neste momento tão delicado e “novo”, o qual muitos de nós acreditaríamos que jamais iríamos passar. Parece que, cada vez mais, apenas surgem notícias ruins o tempo todo e isso acaba gerando um desgaste ainda maior, não é mesmo?

Mas saiba que é possível encontrar, em meio a tudo isso, motivos para aprender, crescer, agradecer e evoluir. E você encontra 5 deles nas linhas seguintes!

1 – Devemos ser pessoas mais flexíveis e adaptáveis

Uma das lições mais importantes a serem aprendidas com a pandemia é a de que precisamos nos adaptar diante de situações que fogem do nosso controle. Ter esse tipo de capacidade é importante para que possamos abraçar novas oportunidades, desenvolvendo uma postura e uma visão de mundo mais otimista! Se adequar bem a novas situações mostra que você é uma pessoa resiliente e que não leva a nada tentar resistir ao máximo a mudanças.

2 – Sempre é preciso manter um planejamento para lidar com imprevistos

Muitas vezes, quando planejamos algo, ficamos tão ficados no resultado que esquecemos que algo possa não sair como o esperado. É por isso que, além do plano inicial, se faz necessário ter um plano separado para o próprio imprevisto! Parece confuso, mas lembre-se: calcular riscos e ter cautela caso eles aconteçam não faz de você uma pessoa pessimista, pelo contrário; prova que possui habilidades para lidar com os problemas de maneiras eficientes e práticas.

3 – É preciso valorizar mais o tempo que passamos ao lado de quem amamos 

Quantas vezes você acabou adiando uma visita aos pais, ou cancelou aquele jantar entre amigos simplesmente por não estar com disposição naquele momento? Isso é absolutamente normal – e necessário, certas vezes – mas, se podemos tirar algumas lições da pandemia, uma delas é a de passarmos mais tempo ao lado de pessoas especiais quando tudo isso passar. Esse tipo de carinho e contato traz um significado indescritível em nossas rotinas, preenchendo a vida com doses extras amor, carinho, respeito, apoio e cumplicidade.

4- Não podemos deixar nossos sonhos e vontades sendo adiados o tempo todo

É fácil encontrar por aí alguém que teve que adiar a viagem de seus sonhos por conta do novo Coronavírus; assim como alguma comemoração, algum curso novo que seria iniciado, um empreendimento… Seja qual for o plano, não demore tanto para retirá-lo do papel e ser feliz! Uma das poucas coisas que não temos controle sobre nossas vidas é o tempo. Por isso, saber administrá-lo da melhor maneira possível é uma habilidade que precisa ser exercitada dia após dia.

5 – É preciso exercitar a empatia, a generosidade e a caridade todos os dias

A ajuda genuína, ou seja, aquela na qual não se espera nada em troca, é absolutamente fundamental para que cresçamos e possamos desempenhar nossos papéis como seres humanos de uma forma significativa e que traga sentido à vida. Nunca se sabe quando se precisará de ajuda, ou quando precisaremos estender as mãos a alguém. O bem, quando praticado de maneira sincera e puramente livre de qualquer outra intenção, tem o poder de retornar à vida de quem o praticou. Por isso, se tiver a oportunidade de fazê-lo, não pense duas vezes!

Leia Também: Pesquisas Revelam Que Atos De Gentileza E De Bondade Elevam Os Níveis De Bem-Estar E Felicidade

Texto: Paula Santana

Imagem: Maria Fernanda Yamazato

Estude Umbanda, Assine Umbandalogia!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade