terreiro-de-umbanda-entenda-em-10-minutos
Terreiro de Umbanda: Entenda em 10 Minutos
19 de maio de 2020
meditacao-para-iniciantes
Dicas de Meditação para Iniciantes
4 de junho de 2020
Exibir tudo

Sou Eu ou é o Guia?

Sou Eu ou é o Guia

Sou Eu ou é o Guia? A Mediunidade de Incorporação é Uma das Mais Fortes Características da Umbanda 

Por que Estou Consciente na Incorporação?

A mediunidade é a capacidade de se comunicar com seres de outras realidades espirituais e dimensões. Ela possibilita que o médium incorporem e manifestem, as Entidades nos terreiros de Umbanda.

Uma das maiores aflições do médium umbandista é: estou incorporado de fato ou estou fantasiando essa situação?

Que dá origem à clássica: Sou Eu ou é o Guia?

Por isso colocamos algumas dicas nesse texto que vão te ajudar a esclarecer isso!

Durante a manifestação espiritual é comum que aquela entidade diga coisas as quais você não tem conhecimento e faça coisas que você não faria em sã consciência. Isso é uma boa pista de que ali está uma outra consciência, pensando junto da sua. 

Mas você ainda pode pensar “tá, mas e se eu ainda estiver inventando tudo isso?”

Pai Rodrigo Queiroz explica que normalmente nos baseamos na mediunidade daqueles que estão ao nosso redor, olhando sempre a “desenvoltura” da incorporação do outro e tomamos isso como base. 

Para isso é preciso cuidado, pois, desenvoltura é diferente do que se vê. Existem muitos médiuns cheios de elementos e adornos que às vezes nem foi a entidade que pediu, mas é um desejo dele. 

Se formos olhar para isso como modelo de desenvoltura mediúnica é possível que comecemos a nos comparar e questionar a veracidade da incorporação. 

O desenvolvimento mediúnico antes de tudo deve ser o desenvolvimento da sua consciência sobre si. 

A partir do momento que você sabe quem é, conhece seus gostos, desejos e vontades, consegue separar com mais facilidade o que ali é sua contribuição e o que é o Guia se manifestando. 

Leia também Tenho Medo de Incorporar: https://umbandaead.blog.br/2017/08/25/tenho-medo-de-incorporar/

Incorporação é Parceria

O guia não toma sua consciência mas, sobrepõe a dele e mantêm a conexão durante a incorporação.

Ao incorporar você recebe um “boom” de fluxo energético da entidade, porque é uma energia diferente adentrando o seu campo vibratório. Isso explica por exemplo, a vibração na hora de incorporar. 

Neste momento você está pleno e certo de que a entidade está ali, mas passa alguns minutos e isso começa a abrandar. 

Por que? porque a “energia diferente” do Guia é metabolizada pelo seu organismo e então sua estrutura espiritual “acostuma” com aquela onda que chegou com tanto impacto.

É ai que o médium se questiona: Sou Eu ou é o Guia? 

No momento que você fez esse questionamento seu fluxo mental que estava hiper conectado com o da Entidade começa a perder a conexão, há ali então uma “interrupção do sinal”. 

E o que fazer pra isso não acontecer? Estude sua mediunidade. Pratique meditação. Mantenha-se no foco durante a incorporação e lembre-se sempre do objetivo que te levou estar ali.

? Este texto é escrito com base em uma das aulas do estudo Mediunidade na Umbanda. Se quiser saber mais sobre isso acesse: umbandalogia.com.br

Estudar e se autoconhecer permite que você não cai na agonia de não saber por exemplo, se o elemento pedido pela entidade é um desejo seu ou do espírito.

“Você precisa fazer um mergulho de autoconhecimento. Quem é você no processo, quem é você na incorporação, seus gostos, ideias e desejos, e talvez ai consiga distinguir quando você quer ter um elemento bonito, se é a vontade do Guia mesmo ou é você transferindo esse desejo.”

Pai Rodrigo Queiroz

E ai gostaram dessas dicas? Ajudou?

Saiba como Estudar Umbanda em: umbandaead.com.br

Texto: Júlia Pereira
Consultoria: Pai Rodrigo Queiroz 

Imagem: Envato
Edição: Maria Fernanda Yamazato

3 Comments

  1. Sara Bantel disse:

    Adorei o texto sobre incorporação. Sou eu ou é o guia . Realmente esclarece umas duvidas principalmente quando aquele Boom passa . E pensa será que ainda estou incorporada, ele ainda Esta aqui . Ótimo.!! Muito obrigada

  2. Maria do Livramento da Conceição Rodrigues disse:

    Muito bom. É bem assim mesmo.

  3. Juh disse:

    Estou nessa etapa, algumas entidades vêm mais forte, outras parecem que só dou passagem… nao quero me intrometer caso um dia meu guia queira dar um conselho pra alguem, isso me preocupa muito!
    Obrigada pelos ensinamentos, axé a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.