Que Tal 21 Dias de Ao Vivo Sobre Umbanda?
21 de abril de 2020
Coronavírus e solidariedade: faça parte dessa corrente você também!
5 de maio de 2020
Exibir tudo

Responsabilidade Social: o que é e como afeta nossas vidas?

Paula Santana

Ser responsável com o ambiente em que se vive não é apenas uma tarefa para as grandes empresas, e sim, para todos nós!

Quando se fala nesse assunto, geralmente vem à mente aquelas atitudes de responsabilidade que as empresas devem ter em relação ao bem-estar de seus funcionários, assim como ao meio ambiente e à comunidade. No entanto, você sabia que o termo Responsabilidade Social teve início lá na década de 1950? É isso mesmo! 

Tudo porque, a partir da Guerra do Vietnã, coube à própria sociedade repudiar a utilização dos armamentos bélicos que eram produzidos pelas indústrias norte-americanas; isso porque elas eram altamente prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente e, por isso, a população se uniu para protestar contra esses malefícios capazes de gerar danos irreparáveis. 

Foi então que, a partir disso, surgiram novas reflexões sobre as responsabilidades que as empresas têm na questão de evitar a degradação do meio ambiente e na vida humana pelo trabalho e, com o passar dos anos, elas foram ficando cada vez mais intensificadas!

Mas você sabia que nós também temos as nossas parcelas de Responsabilidade Social a serem cumpridas? É o que você descobre a seguir!

Qual o Nosso Papel na Sociedade?

Como já exemplificado, a Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade, de um modo geral. E, diante disso, precisamos saber que também temos deveres a cumprir. A nossa responsabilidade social nada mais é do que a “raiz” da cooperativa; ou seja, ela envolve uma postura ética e proativa, principalmente no que diz respeito a agir de maneira positiva e a influenciar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. 

Ser a “raiz” significa que, para que uma empresa ou comunidade consiga atuar de maneira ética e próspera, sua população também precisa estar unida em prol dessa missão.

E, para ter esse tipo de virtude, a pessoa deve estar disposta a se engajar dentro de seus meios de convivência, apontando soluções aos problemas existentes e se interessando pelas vidas que ali habitam. 

De uma maneira mais clara, ser responsável socialmente implica cuidar do meio ambiente, se manter longe de atitudes consideradas antiéticas, se envolver em algum trabalho voluntário… Além disso, eliminar atitudes desonestas e irresponsáveis, que possam trazer algum tipo de prejuízo à comunidade em que se vive – evitando, com isso, que algum tipo de corrupção ocorra – é fundamental.

Por isso, é importante frisar que cabe a cada um de nós colaborar para que atitudes desse cunho sejam cada vez mais colocadas em prática, seja no trabalho, na comunidade ou em família. Faça uma reflexão: se cada um fizer sua parte, a sociedade caminhará em conjunto pelo caminho da verdade, da evolução e da prosperidade!

Conheça Nossos Estudos Online e Saiba Como Ajudar Ongs ao se Matricular: umbandaead.com.br

Imagem: Envato

Edição: Maria Fernanda Yamazato

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.