Quem esmiúça o conteúdo que o Blog irá tratar nesse texto é a obra do Sacerdote e escritor umbandista Rubens Saraceni e para escrever esse texto utilizamos o livro Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, Gênese Divina da Umbanda Sagrada e Os Arquétipos da Umbanda, todos disponíveis no site do Terra Mystica.
Você já ouviu dizer que a Linha das Crianças é formada por seres encantados que incorporam nos médiuns se identificando como crianças? Se sim, hoje você vai entender as razões pela qual a Umbanda Sagrada traz essa interpretação para a manifestação dos Êres ou Ibejis. Agora, caso você nunca tenha ouvido dizer sobre isso, antes de começar a leitura siga o que Pai Alexandre Cumino ensina “esvazie seu copo e se permita a uma nova informação”.
Na perspectiva que trataremos nesse texto a resposta é um sonoro NÃO. Por que? Entendemos a manifestação das crianças, que têm uma maior visibilidade no mês de Setembro em decorrência do sincretismo religioso (falaremos mais disso amanhã!), como a “vinda” de seres encantados de outro plano da vida ao qual chamamos de Plano Encantado, para o contato com os humanos e seus dilemas.
Essa manifestação é “guiada” por espíritos adultos, ou seja pelos guias.. Pretos Velhos, Caboclos, Baianos enfim os guias aos quais já estamos familiarizados.
Esses espíritos fazem a comunicação com nosso plano visando entender nossas questões e isso acontece porque eles representam o estágio anterior ao nosso. No plano em que vivem se relacionam diretamente com as divindades que os regem e nesses reinos não há dúvida sobre a existência de Deus e suas Divindades.
Os seres do Quinto Plano da Vida não discutem as divindades que os regem, porque as vêem o tempo todo e não têm porque duvidar de sua existência
Gênese Divina de Umbanda Sagrada, p. 241
Essas entidades estão em ritmo de desenvolvimento de suas individualizações que no plano anterior se igualava com a de outros seres, ou seja, no Quinto Plano os encantados começam a perceber os 7 Sentidos da Vida (mental) e vão deixando pra trás o caráter instintivo (emocional) pelo qual seus impulsos eram movidos anteriormente. Em linhas gerais, os encantados são os “estagiários” do Plano Natural ao qual pertencemos, eles estão se preparando para esta forma de vida e também por isso mantêm contato com nós, para poder encarnar pela primeira vez.
A concepção de que existe 7 Planos da Vida em que os seres se desenvolvem, justifica a existência do Plano Encantado ou Quinto Plano da Vida. Nele se desenvolvem os erês nos reinos que são regidos por tronos (pais e mães Orixás), nesse plano também existem 49 dimensões encantadas que correspondem ao nosso planeta, enfim isso já é outro aprofundamento nesse estudo.
O que queremos deixar claro aqui é que “da onde vem” os Erês e Ibejis manifestados na Linha das Crianças existe um objetivo pleno que é o de abrir os sentidos e as faculdades desses seres para que eles tenham capacidade de se diferenciar entre si, de desenvolver suas percepções sobre o todo, de se sensibilizar e sentir a vida como nós sentimos.
O livro Gênese Divina de Umbanda Sagrada, descreve os seres desse estágio que desenvolveram sua consciência como “senhores de suas faculdades mentais relacionadas aos Sete Sentidos da Vida, ao ponto de chegar um momento em que se tornam irradiadores naturais de vibrações mentais”.
A pureza, simplicidade e até mesmo a dificuldade de compreensão das adversidades humanas é marca registrada dos encantados já que ainda não entendem o que é a vida nesse planeta.
Em contrapartida os “pequenos” são manifestadores naturais dos sentidos da vida e quando nós entramos em contato com eles somos inundados pelo sentido e/ou Orixá a qual são regidos. Da forma mais pura, então, despertaremos em nosso íntimo as questões que tangem esse sentido, seja ele fé, amor, conhecimento, justiça, lei e todos os sentidos ao qual entendemos como 7 Linhas de Umbanda ou nossos Sagrados Orixás.
Estudo sobre o Candomblé, uma Tradição Africana.
QUEM NUNCA OUVIU: "Umbanda é uma derivação do Candomblé"?Pois é, o problema desta afirmativa é que revela uma grande ignorância sobre Umbanda e Candomblé por parte da pessoa e cria mais confusão e desinformação.Foi pensando em milhares de Umbandistas e leigos que gostariam de saber mais sobre o Candomblé por uma fonte segura e confiável que convidamos a Profª. Drª. Patricia Ricardo Globo a ministrar o curso CANDOMBLÉ na plataforma Umbanda EAD.Saiba mais sobre no link http://www.umbandalogia.com.br/candomble#estudemais #umbanda #umbandaead
Posted by Umbanda EAD on Wednesday, September 20, 2017
Texto:
Júlia Pereira
Imagem:
Pedro Belluomini
7 Comments
[…] serem seres de outro plano e nunca terem encarnado, (saiba mais em: De onde vêm os ERÊS? são crianças ou seres de outros planos?) não têm a compreensão dos dilemas humanos, e também por isso não respondem a grandes […]
Rubens então de onde vem as histórias, muitas vezes detalhadas que as crianças contam da vida anterior delas. De onde vem o gosto por tal comida ou bebida. O jeito de falar, de andar que cada uma delas tem e que não muda. É tudo obra da imaginação? Seriam personagens então?
Bom dia irmão, sugiro que leia o texto do blog: Ô.. COSME E DAMIÃO, DAAAMIÃO CADÊ DOUN?
Talvez te ajude esclarecer essa questão. Axé!
CADA UM COM SUA INTERPRETAÇÃO E CONHECIMENTOS. AMOR E PAZ
Saravá irmão!
Gostaria de saber. Uma amiga na estava incorporada com criança e de repente começou a chorar e apoio a ajudar, porque a criança dela começou a aprender a andar. Dizia a criança que estava com medo de cair…e os apoios ajudavam ela e dizia para não ter medo. E a criança dizia: Estou andando, estou andando tia. Isso acontece? isso é…tem criança que aprende a andar?
Os Eres são filhos de quem?