A seleção a seguir sugere ervas que podem ser usadas nos banhos ritualísticos e estão separadas por dia da semana levando em consideração os Orixás que tem maior vibração em tais dias. Por exemplo, na segunda-feira a regência é de Mãe Nanã Buruquê, por isso as ervas da Orixá são uma ótima opção para começar a semana!
O intuito é de indicar ervas – viáveis para a realização dos banhos – que contribuam para manter o equilíbrio energético, propiciar a cura e ativar o ânimo da semana.
Combine-as ou use apenas uma, não há restrições quanto a isso. As ervas dispostas no texto são de caráter morno ou equilibradoras (saiba mais em: como a alfazema age em meu corpo espiritual) e desde que usadas com bom senso podem ser empregadas no intervalo mínimo de 24 horas.
“O que é importante lembrar é que a regra de bom senso deve prevalecer sempre. Nem exagerando, nem deixando a desejar [..] Percebendo-se a necessidade de energia, renovação das forças, ânimo, vontade, raciocínio, enfim, podemos usar essas ervas.”
Adriano Camargo, O Erveiro da Jurema
Para começar bem a semana a alfavaca é uma boa pedida. Nesse dia também podemos incluir na lista o hibisco e a camomila, sendo a primeira concentradora de vibrações de cura e ânimo e a segunda uma forte energizadora do sistema imunológico, que por sua vez, também age como regenadora de ânimo. Já a camomila como erva acalmadora é ótima para banhos, defumações e escaldar pés, e por conter o aspecto tranquilizador do campo astral sugere-se que o banho seja feito antes de dormir, diferente do hibisco que é aconselhável que se faça pela manhã.
O Cipó caboclo traz para a terça-feira a firmeza de propósito e é indicado para banhos que evocam a concentração, os “pés no chão”, a segurança, a direção e a proteção. Outra erva para esse dia é o poejo que evoca para a semana a boa sorte e a atração pessoal unindo isso a sua ação concentradora.
E para quem quer dar um “up” na semana, o hortelã e todos os tipos de menta, são ótimos para abrir caminhos, levantar o astral e atuam em todos os sentidos da vida.
Abre-caminho, Calêndula, Gengibre, Girassol, Laranja, Limão, Losna, Manjericão Roxo, Pitangueira, Romanzeiro êta dia bom pra ter erva dedicada aos orixás que as regem ein!
Bom meio da semana e já tá todo mundo na expectativa do final de semana.. a canseira da segunda e da terça também estão batendo a porta. Para manter o foco na semana e garantir a energia necessária para termina-la bem, a indicação de banho com a abre-caminho é um sucesso!
Melhoradora de ânimo para a solução das dificuldades do dia a dia a erva viabiliza o foco no aproveitamento das oportunidades, que passam desapercebidas em meio as conflitos cotidianos.
Seguindo a lista, temos a: calêndula que pode ser usada para melhorar a apatia, as folhas do gengibre que estimulam a energia individual e as pétalas de girassol que revigoram a “vontade de viver” da pessoa apatizada.
Já as folhas da laranjeira produzem a “água de flor de laranjeira” que é um potente tranquilizador de ambientes e seguindo essa linha também temos o limão que como no banho de laranjeira usa-se apenas sua folhas durante a feitura. A ele se atribui o aspecto de desenrolar situações difíceis.
Direcionadora e movimentadora de energias de pessoas e ambientes, a Losna é usada em banhos e defumações. Precisa tomar uma decisão? a pitangueira quando ativada auxilia a encontrar um melhor caminho e solução do problema em questão.
Por fim, citamos o popular romanzeiro ao qual utilizamos as folhas frescas para os banhos de prosperidade.
Alecrim.. a icônica erva do ponto de defumação também é uma forte equilibradora e traz consigo os aspectos rejuvenescedores, alegres e de iluminação do espírito.
Chegamos na quinta nos questionando sobre o que realizamos durante a semana e para abrir nossa visão sobre nós mesmos nada melhor do que a Artemísia. “O banho de artemísia ajuda na necessidade de autoanálise e consequentemente na solução da necessidade ilusória.” (Rituais com Ervas – banhos, defumações e benzimentos, Ed. Livre Expressão. Camargo, Adriano).
Bom nesse dia da semana as indicações de uso também são extensas e pode se utilizar na feitura dos banhos as folhas de café, o capim-cidreira, as folhas de incenso, as folhas de louro e as folhas de mangueira.
Lembrando que essas ervas se relacionam com os orixás que regem esse dia da semana, você pode realizar o banho com apenas uma ou combina-las de acordo com o seu campo de atuação.
Aceitação e compreensão de perdas, hoje é o dia da alfazema fazer seu trabalho trazendo a paz que nosso espírito precisa para a resolução de problemas pendentes. Irmãos, banho de alfazema além de bom para a alma é um maravilhoso perfume natural!
Para a sexta também temos uma erva de mãe Iemanjá. O anis-estrelado vai te ajudar no sentido das decisões que precisam ser tomadas com rapidez, tem algo que precisa ser resolvido com certa urgência e necessita da sua intuição para o desenlace? o banho de Anis vai agir no seu chacra coronal trazendo o equilíbrio e a luz necessários para que você chegue a uma resposta tranquila.
Para a sexta também separamos uma erva que vai ajudar quem não está bem de saúde. Grande harmonizador dos chacras, o manjericão é uma erva pertencente a todos os orixás e uma das mais utilizadas no meio religioso.
Para fechar nossa semana temos a erva que é oferenda natural para Oxalá e Iemanjá.., a rosa branca potencializa a mediunidade e é magnetizadora de tranquilidade, por isso, para médiuns o banho da erva age como um facilitador dessa faculdade.
Nada impede que você use as ervas de um dia em outro, como dito a ordem disposta se relaciona com o Orixá que vibra com maior intensidade no dia e por sua vez que rege o tipo de erva descrito.
Na hora da escolha, atente ao seu objetivo e a funcionalidade que cada erva traz, até porque algumas dessas ervas são regidas por vários Orixás, transitando entre os dias. Foque no seu objetivo, se arme de intuição e sirva-se das dicas aqui propostas 🙂
ERVAS CITADAS NO TEXTO em
Texto:
Júlia Pereira
Fonte de pesquisa:
Manual Doutrinário Ritualístico e Comportamental Umbandista, Ed. Madras, Rubens Saraceni
Rituais com Ervas – banhos, defumações e benzimentos, Ed. Livre Expressão, Adriano Camargo.
29 Comments
Muito rica essas informações.
Quero Ervas.como faço para conseguir?
Boa noite, Gostei muito do material.
Amei muito bom
Amei todas as instruções aqui encontradas… quero colocar todas em práticas. Muito bom. Parabéns…
Adorei a matéria
Boa tarde é preciso ser ervas frescas ou pode ser as (secas)?
Pode ser seca também irmã!
Informações muito pertinentes, pois as vezes nós só fazemos nossos banhos quan do das giras de trabalho Semanal, ou seja cada sete dias….huuummm, gostei da dica terramystica.com.br…vou passara utilizar-me dela. obrigado
O banho pode ser tomado à noite?
Pode sim Tati!
O anis estrelado usado no banho é a folha ou o próprio anis?
Boa tarde Márcia! É o anis mesmo 🙂
Muito obrigada pela matéria, excelente explicação, já enviei para o grupo que temos no Whatsapp do Centro Espírita João Menino, em Miracema-Estado do Rio. Um grande abraço.
Tenho uma dúvida.
Posso misturar algumas ervas no mesmo banho?
Qual a diferença entre ervas doces? Quais são??
Obrigado pela atenção!!
Me surgiu uma dúvida. Esses banhos são do pescoço para baixo ou posso tomar da cabeça para baixo? Obrigado
muito bom,ajuda a manter a espiritualidade mesmo estando afastado,da Umbanda so Deus e os Oxiras sabem meu retorno.
O banho de hibisco é feito com as folhas ou com as flores?
Grata
Com as pétalas de preferência
Amei, muito esclarecedor.
Obrigada pelo artigo, esta ajudando muito . Gratidao
Obrigada pelo artigo, esta ajudando muito . Gratidao . gratidaooo
Obrigada pela matéria, me ajudou muito pois estou afastada no momento, mais vou em busca das matérias para estar sempre me cuidando como posso. Muito Axé para todos!
Obrigada,pelas ricas informações ,que estou tento nesse blog.
Maravilhoso esses banhos! Amei as indicações. Vou fazê los.
Os banhos são quinados ou são preparados em efusão? Existe uma regra?
Boa tarde.Esses banhos são pra ser tomados de cabeça ou pescoço?
Gostaria de saber se posso jogar na cabeça porque meu Pai de Santo disse que só posso jogar na cabeça o banho dos meus Orixás
adorei os comentários muito bem bolado embora a umbanda tem muito mais o candoblé mas não daria pra colocar tudo por isso
parabéns vc foi demais