Ervas na força do Orixá Xangô
22 de junho de 2017
Evolução por Pai João
27 de junho de 2017
Exibir tudo

Kaooooô Kabecilê! Salve nosso Rei Xangô!

São João Batista

Boa parte dos terreiros de Umbanda comemora hoje o dia de Xangô. A data está relacionada ao sincretismo religioso que acontece entre o Orixá e o santo São João Batista. De acordo com o calendário cristão São João nasceu 6 meses antes de Jesus – por isso 24 de Junho – sendo ele também quem anunciou a vinda do messias na figura de Jesus.

O terceiro nome do santo “Batista” refere-se ao batismo nas águas que São João realizava e pelo qual Jesus Cristo também passou. É justamente nessa personalidade do santo de promover a transformação e a purificação por meio do batismo que acontece a associação com Xangô.

“A Justiça Divina que purifica nossos sentimentos com sua irradiação incandescente, abrasadora e consumidora das emotividades.”

Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, Rubens Saraceni, Ed Madras

São Jerônimo

Xangô também pode ser sincretizado com São Jerônimo o santo que ficou conhecido por traduzir a bíblia das línguas nativas em que o livro foi escrito, tal como o hebraico e o aramaico. A versão em latim da bíblia ficou conhecida como vulgata.

Na história de vida de São Jerônimo conta-se que durante um sonho Cristo o repreendeu por ele sempre se autoproclamar cristão, mas não viver de maneira plena essa fé. Então, depois desse episódio, São Jerônimo passa a dedicar-se as escrituras e é quando realiza a tradução da bíblia.

Representações

São João se identifica com a parte do ponto que canta-se “ele Brado na aldeia, Brado na cachoeira em noite de luar..” Já à São Jerônimo a representação se extende para o trecho “no alto da pedreira vai fazer justiça pra nos ajudar..”

A relação dessas suas representações está em seus elementos, por exemplo, a cachoeira remete as águas doces em que São João realizava seus batismos, e a pedreira simboliza as rochas e pedras na qual São Jerônimo escrevia suas leis e julgamentos.

Orixá Xangô

Regente da 4º Linha de Umbanda, Xangô está assentado no Trono da Justiça a qual trabalha de maneira Universal. Para quem está lendo esse texto e ainda não teve contato com a literatura de Rubens Saraceni, faremos um rápido apanhado.

Orixá universal é aquele que ampara, sustenta e irradia suas vibrações (cargas energéticas) de maneira positiva, por exemplo, se alguém desenvolve algo no sentido da justiça de maneira próspera é esse Orixá que irá auxiliar a manter esse trabalho, ressaltando suas qualidades.

As vibrações de Xangô se reproduzem em raios retos, estáveis, passivos e sua corrente é contínua e equilibradora, gerando uma estrela da vida neste formato:

http://i.giphy.com/xT8qBh7Y5GQ3P0yfTy.gif

Sua característica ígnea (que está relacionado ao fogo) é o fator abrasador que purifica e consome nossas emotividades, fazendo com que em todos os aspectos da nossa vida nunca nos falte o equilíbrio e a razão.

 Simbolismo

O Oxê é o machado de dois gumes que Xangô carrega em diversas representações e que reflete um dos atributos do Orixá. O machado que corta para os dois lados é a símbolo da justiça que deve servir para todos de maneira igual.

Nesse mesmo fundamento a estrela de seis pontas também é um elemento presente na iconografia de Xangô, assim como o machado ela pode representar a qualidade do Orixá que irradia seus sentido e qualidades a todos os seres de maneira equilibrada e igual.

Xangô é um dos Orixás mais populares e cultuados dentro da Umbanda, essas são algumas das considerações sobre essa divindade manifestadora do mistério da justiça existente dentro da literatura Umbandista e que é tema de Orixás na Umbanda estudo organizado e ministrado por Pai Alexandre Cumino na plataforma Umbanda EAD.

 


Texto: Júlia Pereira

GIF: Pedro Belluomini

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
Escolha fazer parte do grupo de leitores e descadastre-se quando quiser. Axé!
close-link