9 filmes que todo umbandista precisa assistir

Essa seleção não busca encerrar o assunto sobre filmes indicados para Umbandistas, mas são dicas de obras que falam sobre sobre espiritualidade, entidades de Umbanda, vida pós morte,Orixás dentre outros aspectos vivenciados pela crença Umbandista. Deixe nos comentários suas indicações de filmes para Umbandista assistir! #partiufilmedesabado

Besouro

Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.

Fonte: Povo de Axé

Chico Xavier

Filme brasileiro de 2010 dirigido por Daniel Filho, com roteiro de Marcos Bernstein baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior. Em 6 de maio de 2010, havia sido visto no cinema por três milhões de pessoas.

Via Wikipédia

Cafundó

No filme estrelado por Lázaro Ramos, os diretores Clóvis Bueno e Paulo Betti ambientam o roteiro de vida de João de Camargo, religioso brasileiro, nascido escravo e conhecido por seus feitos milagrosos. Nhô João como era chamado, ficou conhecido por depositar sua fé em divindades de diferentes crenças. Para ele oferecer um canto à Oxalá e rezar à Ave-Maria era algo natural e desta forma, entendendo que a espiritualidade não se apega a limites humanos de crença, congregou centenas de fiéis em torno do que veio a se tornar praticamente sua própria religião.

João de Camargo propiciou um culto, que em muito podemos enxergar a prática de Umbanda. Com conversa com Exu, incorporação de Pombagira, Cafundó é um dos filmes que mais retratam as manifestações presentes também nos terreiros.

Santo Forte – documentário 

A produção de Eduardo Coutinho, conta a história de personagens reais e suas experiências na comunicação com a espiritualidade. Dentro da trama, encontramos vivências de pessoas que tiveram ou mantêm contato com entidades de Umbanda e a forma como cada uma dessas se relaciona com esse sagrado.

É um documentário para refletir sobre a concepção e relação que se estabelece com a espiritualidade popular, sincrética e brasileira.

Guardiões da Noite

Na batalha entre Luz e Escuridão, existem os seres que protegem a humanidade e outros que jogam suas pragas sobre os mesmos.

Mais de 1000 anos atrás, uma trégua foi feita entre Gesser, Lorde da Luz, e Zavulon, General da Escuridão. Eles concordaram que ninguém poderia ser forçado para o bem ou para o mal, as pessoas deveriam escolher livremente por elas mesmas. Para cumprir a trégua, cada lado estabeleceu suas forças do submundo; os soldados da luz seriam chamados de Guardiões da Noite, se assegurando que os Outros da Escuridão estavam obedecendo à trégua. Os soldados da Escuridão seriam chamados de Guardiões do Dia, para que fizessem o mesmo.

Mesmo que não cite e nem faça referência direta a entidades de Umbanda, o filme russo dirigido por Timur Bekmambetov e lançado em 2004 traz à tona muito do trabalho que acontece por intermédio dos Nossos Guardiões Exus.

 

A Chave Mestra

Caroline Ellis (Kate Hudson) é uma jovem que acompanha doentes terminais, com o objetivo de juntar dinheiro para poder cursar a escola de enfermagem. Em um de seus trabalhos ela aceita acompanhar um senhor inválido, Ben Devereaux (John Hurt), que mora com sua esposa Violet (Gena Rowlands) em um terreno isolado na cidade de Nova Orleans. O local é famoso pela quantidade de cerimônias místicas lá realizadas, mas Caroline não acredita nestas crendices. Ben sofreu um derrame recentemente, que o deixou praticamente paralisado e mudo.

Para que Caroline possa percorrer a casa à vontade, Violet lhe entrega uma chave mestra que abre todas as portas. Porém em suas andanças ela encontra uma porta escondida, localizada atrás de uma estante e no fundo do sótão. Caroline abre a porta com a chave mestra e lá encontra várias antiguidades, espelhos que foram retirados de todos os demais cômodos e ainda artefatos aparentemente ligados à prática de algum tipo de magia.

Fonte: Adoro Cinema

 

Pierre Fatumbi Verger: o mensageiro entre dois mundos 

Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Narrada e apresentada por Gilberto Gil, a produção foi dirigida por Lula Buarque de Hollanda e mostra como, após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946. Foi onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin, na África, debruçando-se nas pesquisas sobre o Candomblé.

Via: Canal Curta

O mistério da Libélula

Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson) esteja tentando falar com ele do mundo dos mortos, usando para isso pacientes que estejam à beira da morte. Além disto, Joe passa a ser perseguido por estranhas e misteriosas libélulas, que o fazem se lembrar cada vez mais da falecida esposa.

Fonte: Adoro Cinema

 

Beleza Oculta 

Quando um bem-sucedido executivo da publicidade (Will Smith) de Nova York sofre uma grande tragédia, ele se isola de tudo. Enquanto seus preocupados amigos tentam desesperadamente se reconectar com ele, o executivo procura respostas do universo escrevendo cartas para o Amor, Tempo e Morte. Mas é somente quando suas ações trazem responsabilidades pessoais inesperadas que ele começa a entender como essas constantes se relacionam com uma história plenamente vivida, e como até a maior das perdas pode revelar momentos de descoberta e de beleza.

 

Texto: Júlia Pereira

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
http://www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

7 comentários em “9 filmes que todo umbandista precisa assistir

    1. Irmã, nesse ano não é mais possível ingressar no curso, por conta do acompanhamento das aulas, dos fóruns e todo suporte oferecido pela plataforma. O conteúdo já está na metade do programa de aulas. Porém, você pode se inscrever na lista de interessados para a chamada de 2018 >> estude.umbandaead.com.br/teologiadeumbanda <<

      Curtir

  1. saravá Pai Rodrigo …
    Sou aluna do curso Umbanda para iniciantes …pois bem estou nas 7 divindades de Deus
    No vídeo aula sobre a linha da justiça o senhor cita Xangô e Oro Iná …sendo que no livro de doutrina e teologia de Umbanda do País Rubens Saraceni ele cita na lei da justiça Xangô e Iansã .Então me surgiu essa dúvida. ..qual está certa ? Pode me tirar essa dúvida? OBRIGADA

    Curtido por 1 pessoa

    1. Irmã, você precisa direcionar as dúvidas do curso no fórum de dúvidas, no ambiente do aluno. E isso vale também para a questão das linhas, mas acho que você pode entender um pouco mais sobre isso nesse texto > umbandaead.blog.br/2017/01/13/7-linhas-de-umbanda/ <
      Axé, da redação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s