O que aconteceu nesse final de semana no Umbanda EAD?

O Teatro Brigadeiro Luis Antônio sediou neste sábado (11/03) o primeiro encontro presencial do curso online Teologia de Umbanda – Tu, ministrado por Pai Alexandre Cumino na plataforma Umbanda EAD.

Mais de 500 pessoas, entre alunos e convidados se reuniram para experienciar o primeiro passo da Jornada de Teologia.

Denominado “A Vivência” o evento pontua na linha do tempo da história da religião um marco em sua memória. Bem, podemos dizer que quem for escrever sobre à História da Umbanda daqui pra frente terá de citar o dia 11 de Março de 2017, quando umbandistas de todos os lugares do país, desde o Acre (literalmente) ao Rio Grande do Sul, saíram de seus lares, atravessaram nossas fronteiras regionais, se organizaram e moveram-se para neste dia congregar em uma única egrégora: saudar o ensino e a busca pelo conhecimento dentro da religião de Umbanda.

“Eu estava aqui desde o começo.. eu estava na palavra do Rodrigo, do Takayama, do David e na curimba do Severino. Já era eu, mesmo antes de entrar no palco”. Pai Alexandre Cumino entrou no palco batendo cabeça e saudando a todos da plateia.

Começa a se definir com isso um novo perfil para seus adeptos, o perfil daquele que se felicita em junto de outros irmãos – de diversas outras “Umbandas”- se reunir em um teatro para ouvir sobre Umbanda. Quem estava passando pela rua com certeza deve ter se perguntado o que aquele pessoal de branco, trabalhado em seus brajás e guias faziam reunidos na frente de um teatro e não na beira do mar jogando oferenda para Iemanjá como de praxe.

Pai David Dias, tutor do curso Zé Pelintra e os Malandros foi o mestre cerimonialista do evento.

Bom talvez dessa vez, aqueles que nos viram e que não fazem a mínima ideia do que seja a Umbanda e tampouco como ela acontece, foram incomodados por uma pulga atrás da orelha ao se deparar com uma fila de “macumbeiro” de ingresso na mão, todos muito bem vestidos – diga-se de passagem – alinhados em seus brancos e ansiosos para um evento onde “o altar, cada um trazia de casa.. dentro do peito” e o palco acolhia um pedacinho de cada um desses altares, transformando-os em espetáculo, em palestra, em humor, em curimba e em ensinamento.

Pai Rodrigo Queiroz em discurso sobre A Vivência

Sim, com certeza as pessoas que passavam na rua sentiam essa energia e sem se dar conta acabavam levando também um pouco de axé pra casa.

E para quem perdeu, a gente conta só alguns detalhes: teve padê firmado em cima do palco, teve o canto do Ogã Severino Sena acompanhado da sua curimba – Tambor de Orixá, teve humor para umbandista com Paulo Mansur, teve Pai Rodrigo falando sobre o sentido da vivência, teve Pai Alexandre Takayama falando sobre direitos e deveres do umbandista, teve maaaais curimba, também teve Pai Alexandre Cumino fazendo mais de 500 pessoas silenciarem a mente por 10 min. em prática de meditação e teve tudo isso apresentado pelo nosso mestre de cerimônia e tutor do curso Zé Pelintra, Pai David Dias.

Já no encerramento toda a equipe do Umbanda EAD (azul) e do Colégio Pena Branca (à esquerda) subiram ao palco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Júlia Pereira

Imagens: 

Daniel Marques – Umbanda, Eu Curto! 

Pedro Belluomini 

Robson Andreani – Imagens da Minha Fé

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
http://www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

16 comentários em “O que aconteceu nesse final de semana no Umbanda EAD?

  1. 11 de março 2017 marca um avanço na Umbanda .A Umbanda EAD trouxe amor, presença, respeito, Corimba, humor na presença de Severino Sena ,Alexandre Takayama ,Paulo Mansur,Rodrigo Queiroz e Alexandre Cumino .Conheci a equipe EAD q só me comunico online ,pessoas encantadoras Todos cerimoniados por David Dias ,que comandou o encontro com maestria .
    Foi mais q uma vivência foi um encontro de almas .Mais de 600 pessoas se reuniram n sábado ,num teatro para experimentar uma emoção umbandista Foi um marco na Umbanda nunca teve algo parecido.
    Todos ansiosos pela aparição do Rodrigo Queiroz e Alexandre Cumino.
    Foi com mta emoção q a plateia os recebeu de pé
    Rodrigo nos mostrou a importância deste encontro P o curso online de TU ,a primeira de mais três encontros presenciais
    A “Vivência” já confirmou a grandiosidade dos cursos Umbanda EAD
    Alexandre Cumino nos fez sentir q estávamos em um terreiro pois assim q entrou saudou as forças da esquerda a Corimba e o altar está dentro de cada um ,somos o templo .
    Abaixou a ansiedade da plateia c/ uma conscientização através de uma rápida Meditacao .
    Sai do teatro revigorada ,,alegre,satisfeita com minha religião .
    Orgulhosa da Umbanda
    Axe ,Sarava Umbanda .

    Curtir

  2. Um dia incrível e que jamais esqueceremos! Rimos, cantamos, choramos e sobretudo aprendemos além da tela do computador. Meu agradecimento a todos que se dedicam muito, a cada dia, para que possamos viver essa jornada. Que venham os próximos encontros. Axé!

    Curtir

  3. Esse evento, literalmente traduziu a bandeira de Oxalá e a força que nos da vida… As lágrimas brotavam em uma emoção sem fim, gratidão a tudo e a todos que fizeram parte desse encontro, que venha o próximo…

    Curtir

  4. Impossível não sair de lá sem estar extasiado de emoção!! O encontro tocou nossa alma!! foi mais que emocionante, foi Divino!! Nos fizeram vir às lágrimas!! Dia que ficará marcado em nossas vidas!!
    Parabéns a todos pela excelente organização! Gratidão imensa por nos possibilitar esse aprendizado!!
    Saravá Umbanda que nos contagia!!
    Axé!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s