Ontem (05/02) a redação do Blog Umbanda EAD recebeu a notícia que neste sábado (04/02) dois sacerdotes de Candomblé foram vítimas de intolerância religiosa por parte de funcionários da companhia aérea Gol e seguranças e policiais federais do aeroporto de Congonhas, São Paulo.
Segundo informações do advogado e ex-secretário da Justiça do Estado de São Paulo Dr. Hédio Silva Jr. ao tentar embarcar e despachar malas em voo da segunda maior companhia aérea do país, Mãe Carmen de Oxum, Pai Karlito de Oxumarê e mais dois filhos de santo do Ilê Olá Omí Ase Opô Araká sofreram constrangimentos e ameaças que tinham como objeto de injúria a religião das vítimas.
Junto dos constrangimentos os sacerdotes também foram obrigados a se desfazer de símbolos de culto, tendo que jogar no lixo peças de Odum (objetos dos orixás e/ou jogo de búzios) que portavam com o finalidade de realizar atos litúrgicos.
Dr. Hédio Silva Jr. assumiu a defesa do caso e se pôs à disposição para tomar todas as medidas judiciais que o caso requer, a redação do Blog Umbanda EAD busca ainda pela apuração dos fatos.
Em resposta à nossa redação, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, afirma que não tolera discriminação ou manifestação preconceituosa e explica o que teria acontecido na ocasião. Veja abaixo:
No dia seguinte da veiculação do fato em nosso meio, a companhia também fez uma publicação em sua página oficial onde buscava com uma frase da atriz Juliana Alves discursar sobre o combate ao racismo. Veja abaixo:
“Nesse intervalo, uma das moças comentou com a outra dizendo que aquela pedra era usada para bater no pescoço da galinha para mata-la.”
Pai Karlito de Oxumarê
0 Comments
Bom mais uma contra nós e pessoas de muito respeito na nossa religião mande para os contatos da gol reclamar todos os AXÉ
Aonde esta a uniao do povo de axe? Temos a solucao na mao. Todas as pessoas ligadas de uma forma ou de outra com qualquer ramo das religioes afro brasileira, boicotar a companhia aerea. Ninguem de santo viaja nesta companhia. Dai em diante todos nos viajaremos em primeira classe com bom disconto. Paremos de reclamar e vamos atuar.
Isso é um absurdo também temos direto de ir e vir dependendo de qualquer religião que seja temos qe ter respeito com qualquer ser humano Não importa a classe social cor ou raça
Oxalá tenha misericordia destas pessoas tão desprezíveis!
Temos que se unir para acabar com esse preconceito e intolerância religiosa só qeremos respeito e liberdade e direitos pra ir e vir sem passar constragimento Juntos
seremos um só
Parece que estamos vivendo a era Vargas, quando tudo era proibido da religião afro até a capoeira.Que absurdo!
Qual seria a postura dos empregados da cia aérea se os passageiros fossem judeus ortodoxos paramentados com seus kipas ? O racismo explicito inscreve -se em um inaceitável ato de violência e intolerância religiosa o qual precisará responsabilizar judicialmente os seus agentes .
Essa intolerância religiosa ou qualquer outro tipo de preconceito precisa acabar. A constituição de 88 garante a liberdade religiosa, ela assegura o livre exercício dos cultos religiosos, portanto a companhia aérea agiu de forma criminosa. Isso tem que acabar.
A intolerância religiosa é anti constitucional!
Acredito que essa empresa deve receber uma queixa crime por parte dos prejudicados nos seus direitos de ter um culto e de transporte até porque não é de graça. Deveria ter um movimento nacional em nome de todos.
Eu já vi membros da TFP, em Congonhas, entrarem em aviões com as grandes correntes que usam como “cinto”.
É um absurdo eu como pessoa e religiosa do culto afro, não iria me desfazer de nada,iria até as últimas,para resolver tudo, não podemos deixar fazer parte dessa nossa sociedade.
Também tenho curiosidade em saber isso tudo que vc colocou.
Curiosidades, a fim de formar uma opinião a respeito: que tipo de objetos foram obrigados a descartar? Pergunto, porque existem normas de segurança de aviação, quanto ao porte de alguns tipos de objetos por parte de passageiros e tripulantes, por exemplo, alguns objetos perfuro-cortantes.
Que palavras ou frases utilizadas pelos funcionários da referida companhia aérea estão sendo consideradas como injuriosas?
Caso, através dessas questões verifique-se a injúria, serei o primeiro a protestar. Não o faço ainda, porque a matéria não fornece dados suficientes, para que eu me posicione.
Obrigado.
Glauco, nossa redação fez o contato com a Gol em busca de mais informações, estamos aguardando a apuração dos fatos. Quanto à Mãe Carmen e Pai Karlito, ambos estão em obrigação religiosa e assim que possível farão contato com a descrição do ocorrido. Axé!
não se pode comentar com tons de pré-julgamento sem antes saber dos envolvidos o que realmente aconteceu! eu já viajei muitas vezes de avião, e já me impediram de embarcar por causa de um chaveiro inofensivo. acredito que, para evitar algum tipo de violência visando a segurança dos envolvidos, foi tomada tal decisão. os africanos viajam vestidos a carater, mas nunca os vejo com tantos colares no pescoço…porque não despachar os colares nas malas e tudo fica acertado? é necessário agora ficar chamando a atenção pra tudo que acontece? sou iniciado e tenho mais de 40 anos de religião, mas podemos sim as vezes colaborar e facilitar as coisas.
TEM QUE SER DENUNCIADO,,,,E FAZER A JUSTIÇA
Olá!
Vocês vão continuar a acompanhar o caso?
Gostaria de mais informações do ocorrido.
Dimayma sim, estamos em busca da apuração dos fatos. Fizemos contato com a companhia aérea e aguardamos mais detalhes do ocorrido por parte das vítimas.
Muito obrigada!
Compartilhei o fato e meio que fui bombardeada de questionamentos, inclusive que tal fato não seria possível de ocorrer.
Não é a primeira vez que a Gol age dessa forma, então será mais um caso que farei questão de mostrar.
Essas situações não podem continuar a acontecer.
Absurdo
Mais um absurdo e constrangimento.
Que vergonha.
eu to preocupado com muita coisa que esta acontecendo no pais é muita injustiça e falta de educação e respeito com a religiao ad pessoas estão muito intolerantes umas com as outras
O que é isso gente! Porque somos tão humilhados pelo simples fato de uma pessoa escolher ser candomblecista, Existe direito e falta de direito.
Muitas leis e sagradas mas nem todos respeitadas.
Nascemos com uma predestinação a sabermos escolher um caminho a seguir.
Que Oxalá nos proteja e nos ajude
Isto é só mais um caso de vários onde somos desrespeitados por causa de nossa religião o Brasil é um pais LAICO ou seja. Temos liberdade religiosa o direito de ir e vir é de todos. Mais infelizmente não é isso q vemos, mais um dia triste para nós q somos de um culto tão lindo q trata se de nossa ancestralidade. Espero q isso não fique impune e gostaria de saber como esta o andamento do processo. Desde já parabenizo a vcs q fizeram a reportagem e nos colocaram por dentro das informações.
Quero fica informada
Se fossem padres com imagens dos ditos “santos” e “terços” eles iriam barrar?
Processo por Racismo, retratação pública e financeira, pois esta última é a que eles entendem. Um abraço negro.
Não sou contra nenhuma religião que pratique o bem, que leve a Deus. Mas, também não vejo necessidade de andarem ou viajarem vestidos do modo como trabalham.
Lamentável isto ainda acontecer em nosso país.
Realmente e dw arrepiar!!! Tal mal feito!!!!
É deficiu acreditar que ainda existem pessoas assim, trabalhando em locais públicos, pois pessoas sem educação e preconceituosas deveriam estar trancados se curando deste mau.
[…] via Mãe Carmen de Oxum e Pai Karlito de Oxumarê são impedidos de embarcar em voo da Gol — […]