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Rainha das ondas, sereia do mar… ūüĆä

31 de Dezembro, 15 de agosto, 8 de Dezembro, 2 de Fevereiro.. em cada região e em cada terreiro Iemanjá é comemorada de uma forma.

Hoje algumas casas sa√ļdam o dia da Rainha do Mar, que por ser conhecida em seu aspecto¬†maternal¬†e gestativo, encontra formas de se fazer presente nas mais variadas culturas.

No 2 de Fevereiro a comemora√ß√£o mais expressiva √© a¬†Festa do Rio Vermelho. A col√īnia localizada em Salvador-BA come√ßa sua hist√≥ria com Iemanj√° em 1923, quando um grupo de pescadores que sofriam com a escassez de peixes decidiu presentear a Rainha do Mar.

Nesta √©poca¬†a festa era feita em conjunto com a igreja cat√≥lica, contando com a presen√ßa do p√°roco do bairro. Por√©m, 37 anos depois, um dos padres regentes se op√īs as homenagens, afirmando que elas simbolizavam um equ√≠voco da comunidade que beiravam a ignor√Ęncia ao creditar √† Deusa, seus ganhos.

Ap√≥s isso, houve o rompimento dos pescadores com a Igreja Cat√≥lica e a festa passou a ser exclusivamente voltada √† Rainha das √Āguas salgadas e tamb√©m √† quem eles agradeciam anualmente pela pesca e a tranquilidade do mar.

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Iemanj√° e Maria

Na Umbanda a assimilação da Orixá com Maria (santa católica) tem origem na fundação da religião. Quando Zélio Fernandino incorporou o Caboclo das Sete Encruzilhadas que anunciou o início de uma nova confissão de fé, ele também apresentou fortes características católicas, sendo que o mesmo Caboclo das Sete Encruzilhadas, foi em outra vida Frei Gabriel Malagrida.

Desde sua anuncia√ß√£o at√© o que se concebe hoje da religi√£o, ela sincretiza com o catolicismo e tamb√©m com outras manifesta√ß√Ķes de f√©. Isso √© evidenciado nos nomes¬†que os templos que sucederam a anuncia√ß√£o ganharam, √† exemplo: ‚ÄúTenda Nossa Senhora da Concei√ß√£o‚ÄĚ, ‚ÄúTenda Nossa Senhora da Guia‚ÄĚ, “Tenda de ¬†Nossa Senhora da Piedade” – dentre outras denomina√ß√Ķes – e no altar Umbandista que na maioria dos terreiros √© composto por imagens de Orix√°s e de santos cat√≥licos.

Ver tamb√©m:¬†10 COISAS QUE S√ď AS FILHAS DE IEMANJ√Ā IR√ÉO ENTENDER

O sacerdote Alexandre Cumino aborda essa quest√£o no estudo¬†Teologia de Umbanda – Jornada, inserindo a seguinte percep√ß√£o ‚ÄúA cultura do branco, do negro e do vermelho se encontraram de forma particularizada em diferentes regi√Ķes deste continente. E assim chegou Maria ao Brasil, onde foi acolhida tamb√©m pela religiosidade popular, associada e comparada com divindades e entidades do mundo m√≠tico afro-√≠ndigena. Neste contexto tamb√©m a Umbanda, nascida da miscigena√ß√£o t√£o brasileira no seu jeito de ser. Fruto de mitos, ritos e os mais variados¬†s√≠mbolos.‚ÄĚ

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Iemanj√° na Umbanda

Isso explica boa parte das v√°rias faces que Iemanj√° possui no Brasil, sendo comemorada de diversas formas, dias, nomes, preceitos e particularidades.

A import√Ęncia da Orix√° dentro da Umbanda √© algo eminente, tanto que ela √© a √ļnica divindade que possui uma¬†imagem pr√≥pria¬†dentro da religi√£o (os outros Orix√°s compartilham de imagens de outras vertentes).

Na Umbanda Iemanj√° veste um longo vestido em tons azuis¬†que se funde com as ondas do mar, de onde ela vem caminhando com as m√£os espalmadas distribuindo p√©rolas pelo caminho, seus cabelos s√£o¬†negros¬†e longos, sua pele √© clara e a Rainha das √Āguas √© uma mulher alta e de seios fartos.

Mas como dito, esse √© um dos semblantes em que ela √© reproduzida e independente das formas de se entender e sentir Iemanj√°,¬†hoje tamb√©m √© dia de saudar a Rainhas das √°guas.. O’doy√° minha M√£e!

 

 

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Texto:

J√ļlia Pereira

Imagem:

O que fazer na Bahia

 

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