8 COISAS QUE SÓ OS FILHOS DE OXALÁ VÃO ENTENDER
22 de dezembro de 2016
NATAL PARA O UMBANDISTA
24 de dezembro de 2016
Exibir tudo

OXALÁ É JESUS?

“É cristão por princípio e sentimento, espírita por intuição e que adora as coisas da magia”

Das Macumbas à Umbanda, José H. Motta Oliveira

Essa frase simples e sucinta possui uma representatividade singular para o contexto da formação da Umbanda e se você veio até esse texto em busca da explicação sobre a relação do Orixá Oxalá e Jesus é pelo sincretismo que envolve e marca a Umbanda como autêntica religião brasileira que nós iremos destrinchar o assunto.

Oxalá é outro nome para Jesus? 

À essa pergunta escutamos um belo e sonoro NÃO. Como assim blog? Vamos explicar..

Para Jesus irão se criar diversas leituras da sua presença, por exemplo, para o católico ele está como a segunda pessoa da trindade, que seriam as três presenças de Deus manifestados. Pai que corresponde ao Criador, Jesus (que também é Deus) o filho encarnado e o Espírito Santo que é a manifestação (como o nome mesmo já diz) do Espírito de Deus em seus filhos.

E assim Jesus pode ser o Messias para algumas crenças, o Mestre para outras e o Profeta em outras tantas. Na maioria das casas de Umbanda Jesus é entendido como Oxalá e isso acontece em razão das semelhanças entre as qualidades e simbolismos que acabam por aproximar essas duas presenças dentro dessas crenças.

Por exemplo Jesus é a expressão máxima da fé em Deus e Oxalá além de ser o Orixá que ativa a fé dos seres é considerado o primeiro dos Orixás, sendo que na maioria dos Congás ocupa a posição mais alta desse espaço.

No entanto, Oxalá é uma divindade de origem nagô-iorubá e nessa cultura é ele o Rei de Ifé e o responsável pela criação do mundo. Quando trazemos ele para o contexto das religiões nascidas em solo brasileiro ele irá ser entendido de outras formas (assim como falamos sobre Jesus) e até mesmo dentro da Umbanda ele pode ter compreensões diversas por entre as vertentes disseminadas.

Contudo, Oxalá é Orixá e na Umbanda Orixá é uma qualidade ou fragmento de Deus e como tal não pode ser Jesus, pode sim – como dito – ter particularidades em comum, mas o culto à Oxalá se percebe na Umbanda enquanto divindade de Deus.

Já à Jesus se estabelece na Umbanda a relação de mestre maior, aquele que encarnou para trazer a boa nova e para promover revoluções na concepção de mundo vivida naquele momento.

A fé que eu tenho no meu Orixá..

Quanto a outras crenças que cultuam Oxalá teremos a leitura do Candomblé, que também se difere da Umbanda e como bem explica Pai Alexandre Cumino no estudo em  Orixás na Umbanda, acontece porque Pai Oxalá não se limita as crenças estabelecidas e é maior que as religiões e suas doutrinas, sendo interpretado de maneiras diferentes por entre elas.

Jesus nessa perspectiva pode ser um filho de Oxalá, um chefe de falange, um mestre ascencionado, um avatar, um espírito em alto grau hierárquico que encarnou já com algum tipo de missão designada, mas ele não se configura como a divindade ou o sentido e o mistério de Deus que rege a fé das pessoas como um Orixá. É comum que as religiões humanizem suas divindades atribuindo aspectos vividos por nós nessa realidade à elas.

Jesus Cristo é a humanização histórica mais conhecida por entre as religiões do mistério de Deus, tido a nós como Oxalá e que emana de si a busca pelo encontro com o Sagrado.

As histórias sobre a passagem de Jesus em terra referem-se exatamente a isso, ao jovem Mestre que conduzia seus discípulos a se transcender em si, reavivando neles a fé em si, em Deus e na manifestação do Pai e cada um de nós.

Esse mistério é tão grande que não se conceitua apenas como a fé nas crenças ou nas religiões, mas a fé na sua verdade, na sua realidade e isso é exemplificado até na função de Oxalá na criação.

Nos mitos o Orixá é descrito como o primeiro dos Orixás, é ele quem cria a realidade do nosso planeta para que depois os outros Orixás possam gerar, ordenar, renovar…

Quem dá sustentação à sua verdade? Quem dá sustentação à sua fé? Quem é aquele que é o regente da verdade, da fé, da esperança, daquilo que acalenta os corações e traz paz pra você, para sua comunidade e para todos aqueles que buscam algo maior? É Oxalá.

Alexandre Cumino, em Orixás na Umbanda

[wpvideo DoGH0kit]


Epa Babá Oxalá!! Salve o Rei! 

 

Entenda sobre o universo dos Orixás e como eles são entendidos na sua religião no estudo Orixás na Umbanda com Pai Alexandre Cumino.

 

Texto:

Júlia Pereira

Imagens:

Oxalá: Jesus Miguel Quintana, retirada pinterest (acesso aqui)

Jesus Cristo: retirada da internet (acesso aqui)

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

10 Comments

  1. vero1957blog disse:

    Assim penso!!! Excelente e esclarecedor. Nunca tive dúvidas!

  2. dpositive disse:

    Entao deaencarnado Ele é oxalá e encarnado é Jesus????!!! ?

    • Gustavo disse:

      Não! Orixás são forças da natureza. Há sacerdotes que se referem a eles como espíritos muito evoluídos, e que assim como nós, já foram um dia encarnados. Da mesma forma há os sacerdotes que os referem apenas como forças, energias, da natureza, que são animados até certo ponto (a depender do que você julgue como animado). Assim, mãe Oxum não mora no Rio, ela é o rio. Oxossi não mora na mata, ele é a mata. Iemanjá nao mora no mar… Seguindo a lógica, Jesus não é Oxalá. Por ser um espírito muito evoluído, talvez ele vibre preponderantemente na energia de Oxalá, assim como tambem vibre mais ou menos na energia de todos os outros, como todos nós.

  3. Marcelo Pinheiro disse:

    Um dia disseram pra mim: “Jesus atingiu o estado de buda”. Então Jesus atingiu o estado de Oxalá, tornando-se assim, em sequência, um elemento que compõe a sua “família” (em palavras pobes).

  4. Bianca disse:

    Em que livro está religião se baseia, pois na Bíblia não pode ser. O significado de Oxalá na bíblia é tomara, assim seja… E nada é falado sobre orixás. Gostaria de saber!

    • Umbanda EAD disse:

      Em nenhum Bianca, tal como Jesus 😉

    • andrews disse:

      Minha cara, religiões de matrizes africanas, são muito mais antigas que as religiões abramicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). E sobrevivem até os dias atuais, por tradição oral, basicamente, passada de geração a geração – e isto, demonstra toda sua força e virtude. A compreensão acerca do Criador e de suas criações, também, possui uma narrativa similar ao que hoje se conhece como religião monoteísta (pq, as matrizes africanas transmitem-nos haver um só “Deus”, de acordo com o que os cristãos entendem. E, esse Criador, possui “tronos”, expressões ou energias, que regem a vida do homem e são responsáveis por seu equilíbrio natural… Enfim, nem todo conhecimento sobre moral, ética e verdade divina está na Bíblia. A Biblia conta a história de um povo, e, suas tradições. “Deus”, a origem da criação, não é Cristão. Ele apenas é! Deus e seu mundo espiritual, são muito mais complexos do que podemos compreender… E, sendo assim, seu entendimento, está muito além de nossa capacidade de discernimento. Portanto, querer confrontar Oxalá, uma das expressões divinas, afirmando, apenas, “não estar na Bíblia”, e pura ingenuidade, para dizer o mínimo.

  5. André disse:

    Boa tarde, acredito que este blog, após a leitura deste texto, seja o melhor lugar em que posso tirar minha dúvida, pois tratou o assunto de certa forma imparcial.
    Eu frequentei por alguns anos mesa branca e sou filho de ogum. Ogum por muitos anos e até hoje vem estando ao meu lado e me mostrando os melhores caminhos. Tenho orgulho de ser filho de ogum.
    Por outro lado (ou mesmo lado) acredito em jesus, acredito em deus, eu frequento igrejas. Me sinto por vezes dividido nesta crença e me sinto angustiado as vezes, por me sentir em cima do muro. Não sei como as divindades interpretam um ser humano como eu, confuso em relação a minha fé. Na verdade não sou dividido, apenas amo e tenho fé nos dois. Há algo de errado nisto?
    Algumas pessoas crentes em Jesus, dizem que ao acreditar em Jesus você não pode ter fé em outra divindade, algo assim… que somente através dele você chega ao pai (deus)
    Independente das opiniões destas pessoas me sinto conectado com ambos e me sinto privilegiado por isto.
    É isto, desde já agradeço a atenção e peço que alguém que realmente entenda do assunto me ajude nesta questão, de forma imparcial.
    Obrigado

    • JuantavaresRJ disse:

      Sim. o seu orixa esta sempre com você. Frequentando ou não um terreiro, ele esta ali.
      Não sei e até agora nunca ouvi alguém que frequente terreiro dizer que não pode ir a igrejas, cultos, missas, etc.
      O problema é bem ao contrário. Assim como existem pessoas que nasceram pra ser músicos, atletas etc. Alguns nasceram pra isso. Cuidar de sua parte espiritual, de repente vc é um dos escolhidos. Pensa nisso. Abç

  6. Carlos disse:

    André me sinto da mesma forma. Acho que precisamos buscar mais ajuda e conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.