Malandra é Malandra e Pombagira é Pombagira..
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11 COISAS QUE SÓ AS FILHAS DE IANSÃ VÃO ENTENDER
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UMA ERA IANSÃ, EPARREI!! ⚡?

A Orixá

Dentro do estudo da Umbanda Sagrada Mãe Iansã pertence a 5º Linha de Umbanda ou Linha da Lei, onde rege esse mistério junto com Pai Ogum, sendo que a ela se atribui o fator direcionador e cósmico e a ele o fator ordenador e passivo

A onda que irradia da Orixá atinge os seres direcionando-os, ou seja, o mistério de Mãe Iansã é o caminho para quem se encontra desordenado e sem saber por onde começar. Se Ogum abre os caminhos, Iansã aponta qual é o melhor caminho.

Essa ação faz parte do seu princípio cósmico, que na prática se refere a atividade reparadora que a Orixá desenvolve no ser.

Se a pessoa está em equilíbrio com suas ações e positivado no sentido da vida que regem esses Orixás, será amparada pelo fator universal que no caso da linha da Lei corresponde a Ogum.

iansa

Mas se por algum motivo, nesse campo, o desequilíbrio é o que acontece, então é Iansã que comparece trazendo a reparação para aquela situação.

Pai Alexandre Cumino elucida essa situação no estudo Orixás na Umbanda, colocando em questão dois tipos de pessoas: a que tem um foco ou objetivo de vida e deseja abrir o caminho para que coisas se realizem nesse aspecto e as que ainda não sabem qual caminho pretendem trilhar e estão de certa forma desorientadas.

Para a primeira situação o fator que responde é o universal/amparador de Ogum e a segunda o cósmico/reparador de Iansã, ou seja, são dois lados de um mesmo mistério: ordenação.

A irradiação divina de Iansã irá refletir em seus filhos o magnetismo em forma de curvas alternadas, de ordem positiva e ativa e de natureza eólica e sempre que os seres forem fatorados por ela eles serão estimulados à busca contínua e a mobilidade constante.

Fator Negativado

O fator oposto e negativo ao mistério dessas Divindade é a imobilidade. No campo dos elementos Iansã responde ao vento e as ventanias, quando falta a presença desse elemento eólico nos seres, eles se tornam mais “apáticos”.

Como Iansã emana essa energia movimentadora é característico que suas filhas tragam na personalidade esse perfil aguerrido, forte, agitado e vivaz.

As filhas de Iansã são emotivas e se não se impõem, revoltam-se e abandonam quem não se submete a elas e logo estão estabelecendo novas ligações, em que imporão.

No negativo, são apassionadas, bravas, emotivas, de pavio curto, falantes, briguentas, intolerantes, não perdoam quem as magoa e são explosivas.

Já no positivo são envolventes, risonhas, alegres, amorosas, cativantes, ma sem pieguice, possessivas com os seus, amigas e companheiras leais, mulheres decididas que tomam iniciativas ousadas, expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas e lutadoras e são líderes natas.

Características das filhas de Iansã descritas no livro Orixás Ancestrais – A hereditariedade divina dos seresde Rubens Saraceni

Sincretismo

No Brasil ocorre o sincretismo entre a Orixá e a Divindade católica Santa Bárbara. Em algumas regiões ela também sincretiza com Santa Catarina, entretanto o dia de comemoração da Orixá com maior expressão é no 4 de dezembro, dia dedicado à Santa Bárbara no calendário católico.

Tanto as santas, como Iansã partilham também de elementos e simbolismos em comum, como a personalidade forte, imponente e no caso de Santa Bárbara também a presença do simbolismo do raio, que compõe parte da sua lendária história.

Já na tradição africana Iansã pode ser chamada de Oyá, que dentro da mitologia Iorubá é uma divindade das águas e ventos. Alguns mitos contam que o nome de Iansã teria sido dado a Oyá por Xangô e seu significado diz algo como “a mãe do céu rosado” ou “a mãe do entardecer”.

Há também o Itã {mito} que conta que Oyá desejava muito ter um filho e como não poderia concebe-lo, resolveu recorrer a um babalaô que indicou a ela a feitura de um ebó.

Feito o ebó Oyá deu à luz não a um filho, mas sim a nove!

Após a gestação, quando Oyá passava por entre as pessoas era chamada de Iansã. O Itã diz que no yorubá Iansã significa ‘mãe nove vezes’.

 


 

Texto:

Júlia Pereira

Imagem:

Procuramos o autor para os créditos 🙂

Fonte de Pesquisa:

Estudo Orixás na Umbanda, plataforma Umbanda EAD

Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi

Orixás Ancestrais – A hereditariedade divina dos seres, de Rubens Saraceni

 

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9 Comments

  1. Iara disse:

    Gostei muito do texto,porém não tirou a minha dúvida:a cor da borboleta de Oya.
    Seria possível,me dizer?
    Gratidao??

  2. Adriana de Oliveira Lopes disse:

    Eu amei lê sobre Iansã aprendi mais um pouco sobre ela
    É bate direitinho comigo

  3. Adriana Oliveira disse:

    Olá, preciso esclarecer várias dúvidas, vc pode me ajudar?
    Obrigada ?

  4. Anna disse:

    Amei o conteúdo..dou muito grata pelos ensinamentos aqui contidos..parabéns equipe!

  5. Kátia disse:

    Sou filha de Iansã, descobri desde menina na minha cidade Natal, São Gonçalo -RJ. Realmente tenho todos os trejeitos de minha mãe e tbm sou filha de Oxum, tbm tenho muitas características dessa mãe e filha de Xango, não gosto de injustiça, seja ela qual for. Sou umbandista com muito orgulho e amor.

  6. Fabiana Cristina Constant Martins disse:

    Boa noite eu fui em um certo de umbanda e o preto velho disse que sou filha de Iansã e Oxossi e meu guia de cabeça é Ogum como posso saber se é verdade apesar de me indentificar muito com a mãe Iansã

  7. Fabiana Cristina Constant Martins disse:

    Gostaria de saber quem são os meus Exus e a minha pomba gira

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