UMA ERA IANSÃ, EPARREI!! ⚡️🌾

A Orixá

Dentro do estudo da Umbanda Sagrada Mãe Iansã pertence a 5º Linha de Umbanda ou Linha da Lei, onde rege esse mistério junto com Pai Ogum, sendo que à ela se atribui o fator direcionador e cósmico e à ele o fator ordenador e passivo

Sendo assim, a onda que irradia dessa divindade atinge os seres direcionando-os, quando o mesmo se encontra trilhando um caminho dissoluto, a fim de que encontrem a melhor forma de evoluir. Essa ação faz parte do seu princípio cósmico, que na prática se refere a atividade reparadora que a orixá desenvolve no ser. Se a pessoa estiver em equilíbrio em suas ações e positivado no sentido da vida que regem esses orixás, será amparada pelo fator universal que no caso da linha da lei corresponde a Ogum.

iansa

Mas se por algum motivo, nesse campo o desequilíbrio fizer parte da vida dessa pessoa, então é Iansã que comparece trazendo a reparação para aquela situação. Pai Alexandre Cumino elucida essa situação no curso Orixás na Umbanda, colocando em questão dois tipos de pessoas: a que tem um foco ou objetivo de vida e deseja abrir o caminho para que coisas se realizem nesse aspecto e as que ainda não sabem qual caminho pretendem trilhar e estão de certa forma desorientadas.

Para a primeira situação o fator que responde é o universal/amparador de Ogum e à segunda o cósmico/reparador de Iansã, ou seja, são dois lados de um mesmo mistério: ordenação.

Portanto, a irradiação divina de Iansã irá refletir em seus filhos o magnetismo em forma de curvas alternadas, de ordem positiva e ativa e de natureza eólica e sempre que os seres forem fatorados por ela eles serão estimulados à busca contínua e a mobilidade constante.

Fator Negativado

O fator oposto e negativo da divindade está na imobilidade que ela pode trazer. Pois, no campo dos elementos Iansã responde ao vento e as ventanias, sendo assim, entende-se que quando retirado o elemento eólico dos seres, eles acabam se tornando mais “apáticos”.

Como Iansã emana essa energia movimentadora é característico que suas filhas tragam na personalidade esse perfil aguerrido, forte, agitado e vivaz.

As filhas de Iansã são emotivas e se não se impõem, revoltam-se e abandonam quem não se submete a elas e logo estão estabelecendo novas ligações, em que imporão.
No negativo, são apassionadas, bravas, emotivas, de pavio curto, falantes, briguentas, intolerantes, não perdoam quem as magoa e são explosivas.
Já no positivo são envolventes, risonhas, alegres, amorosas, cativantes, ma sem pieguice, possessivas com os seus, amigas e companheiras leais, mulheres decididas que tomam iniciativas ousadas, expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas e lutadoras e são líderes natas.
Características das filhas de Iansã descritas no livro Orixás Ancestrais – A hereditariedade divina dos seresde Rubens Saraceni
Sincretismo

No Brasil ocorre o sincretismo entre a Orixá e a divindade católica Santa Bárbara ou em algumas regiões com Santa Catarina, sendo que a primeira arrebata uma maior expressão que é evidenciada no dia de comemoração da orixá ser em razão da data em que homenageia-se Santa Bárbara.

Tanto as santas como Iansã partilham também de elementos em comuns, como a personalidade forte de verdadeiras guerreiras, imponentes e no caso de Santa Bárbara também há a simbologia do raio que se faz presente em sua história.

Já na tradição africana Iansã pode ser chamada de Oiá, que na dentro da mitologia Iorubá é uma divindade das águas e  ventos. Alguns mitos dizem que o nome de Iansã teria sido dado a Oiá por Xangô e seu significado diz algo como “a mãe do céu rosado” ou “a mãe do entardecer”.

Há também o Itã {mito} que conta que Oiá desejava muito ter um filho e como não poderia concebe-lo resolveu recorrer a um babalaô que indicou a ela a feitura de um ebó. Feito o ebó Oiá deu à luz não a um filho, mas sim a nove! E após essa ocorrência quando Oiá passava por entre as pessoas era chamada de Iansã, pois conta o itã que no iorubá Iansã quer dizer ‘mãe nove vezes’.


Texto: Júlia Pereira

Imagem: Procuramos o autor para os créditos 🙂 

Fonte de Pesquisa:

Curso Orixás na Umbanda, plataforma Umbanda EAD

Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi

Orixás Ancestrais – A hereditariedade divina dos seres, de Rubens Saraceni

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