O caso aconteceu nessa terça-feira (23/11) em uma escola particular de Anandideua – PA. Os alunos iriam apresentar um trabalho cujo objetivo era abordar lendas urbanas e culturais, e escolheram o tema Pombagiras para a exposição de uma música. Segundo informações do G1 o aluno Gabriel Ferreira ficou sabendo que a gestora não estava de acordo com a proposta do trabalho e que na escola circulava boatos de que eles iriam falar sobre “macumba” e então resolveu esclarecer o assunto com a diretora.
Neste momento trava-se o diálogo em que a gestora diz “Pombagira? Credo, sangue de Jesus!” e em seguida é questionada “professora você precisa entender as outras religiões” e então responde que não é obrigada a respeitar as outras religiões alegando que a escola tem um princípio cristão.
Em toda a conversa é notório o tom de ironia e deboche da representante da escola perante ao tema. O registro feito por colegas de sala está circulando na internet e já ganhou grande repercussão, principalmente pelo fato de que a professora exprimiu toda a sua falta de informação, respeito e ainda manifestou a intolerância religiosa e racismo religioso latente dentro dos ambientes escolares.
Ver também: MP 746/16 manteve a história e cultura africanas como diretriz educacional
Veja o vídeo >>
[wpvideo 8wVuqjuj]
Texto: Júlia Pereira
Imagem e vídeo: Divulgação